A Trajetória De Um Artista

João Brito
Perfis
Published in
3 min readJun 8, 2018

Cultura

Afrânio Santos com uma de suas obras. Foto: Facebook.

H á mais de 10 anos de profissão, o artista visual Afrânio Chaves dos Santos nem sempre pensou que ter uma formação fosse importante. Hoje, formado em artes visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ele se destaca no mercado em suas diversas exposições.

Nascido em fevereiro de 1974, Afrânio sempre foi autodidata. Apenas quando estava passando uma temporada no município de Parintins que ele resolveu buscar se profissionalizar. “Eu passei por um momento muito difícil quando estava em Parintins, tive que ser operado às pressas por causa de uma crise de apendicite e, apesar de minha família ser da região, nós não éramos tão próximos. Foi então que parei para pensar em minha vida e decidir o que eu realmente queria ser e fazer” explica o artista.

Ao retornar a Manaus, ele iniciou a graduação e participou de vários projetos como Curador da Exposição Coletiva da UFAM em 2009, por exemplo. Outro grande projeto no qual ele participou foi a implantação do Projeto Jovem Aprendiz, em que trabalhou até o último período da faculdade.

Na reta final de formação, ele prestou concurso para professor no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, onde foi aprovado e passou a lecionar por quatro anos. O artista ainda deu aulas no Centro de Artes da UFAM por dois anos.

Já em 2017, Afrânio foi eleito a Conselheiro Municipal de Cultura de Artes Visuais e é o cargo que ocupa até os dias atuais.

O Artista

Exposição “To be” de Afrânio Santos. Foto: VivaManaus

Já em sua carreira artística, Afrânio conta que sempre teve o apoio da mãe desde a infância. “Eu sempre fui um cara cheio de ideias, sempre fiz muitas maluquices, como qualquer pessoa normal em busca do seu caminho e minha mãe sempre esteve ali para mim. Apesar de não estar mais viva hoje, eu sou muito grato a ela e pelo fato de ela estar presente na minha primeira exposição como artista” afirma ele.

O artista se divide em dois tipos: o conceitual e o pintor.

O conceitual se refere a produções baseadas mais em conceitos do que com o óbvio. “São trabalhos tecnicamente de vídeo arte, de instalação com luz, que se baseiam em pesquisas profundas, que possuem vários significados por trás daquela arte” diz.

Já na pintura, Afrânio busca fugir do estilo de seus professores e se baseia na estética da pintura de rua, com temas atuais, a utilização de sprays e grafite.

Atualmente, o profissional possui várias obras em exposições, como no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, Paço da Liberdade, entre outros e já doou algumas de suas produções para a pinacoteca do Estado. Além disso, seus quadros também estão presentes na entrada e no corredor da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas.

Por: Alzira Fabrinne Guimarães

--

--

João Brito
Perfis
Editor for

Perfil destinado para fins acadêmicos na área do jornalismo, mas mantendo sempre a possibilidade de dar continuidade aos trabalhos.