As Histórias Animadas de Carlos Saldanha

João Brito
Perfis
Published in
3 min readMay 25, 2018

Cultura

Imagens retiradas da internet

o ano que revolucionou a música e o cinema, e deu novos significados para o significado da palavra arte antes estabelecida de maneira centrada. Embora a Ditadura Militar no Brasil já estivesse concretizada, ela ainda estava em seu início. Com bem menos censura e caça a comunistas, que viria a se estender e agravar com o passar dos anos. Além desses acontecimentos, no dia 24 de janeiro daquele ano, estava nascendo no Rio de Janeiro um futuro renomado diretor de animações que se destacaria mundo afora como um dos grandes nomes das animações. E seu nome é Carlos Saldanha!

Com seu nome aplicado como diretor de uma das maiores animações, sucesso de bilheteria chamado A Era do Gelo. Carlos Saldanha tem protagonizado grandes animações em torno da computação gráfica e métodos em 3D. Além de A Era do Gelo, Saldanha deu vida a outros nomes da animação mundial, como Rio, o filme da arara azul que se aventura pela capital do Rio de Janeiro com muito bom humor. Além da obra mais recente, O Touro Ferdinando, em um contexto mais ousado, o que mostra o trabalho de pesquisa de Saldanha por interesse em culturas diversas.

Imagens retiradas da internet (Animação Rio e A Era do Gelo)

Criado por um pai militar, o menino antes Carlinhos, tinha uma rotina regrada e repleta de estudos. Vivendo na classe média no bairro da Barra da Tijuca, o garoto frequentou a vida toda colégio militar, por obrigação e interesse do pai, com o intuito de alinhar uma melhor qualidade de vida para a posteridade. Além dessa vida acadêmica, Carlos estudou em um cursinho de inglês bancado pelo pai, e com 14 anos, já podia falar fluentemente a língua americana.

Imagem retirada da internet (Carlos Saldanha)

Na universidade o já rapaz Carlos, decidiu formar-se em informática. Ao longo de sua juventude, trabalhou um período intenso como analista de sistemas em uma petrolífera. O interesse na computação gráfica na vida de Carlos surgiu de forma natural, no entanto muito pouco aproveitada pelas empresas brasileiras na qual passou. Por fim, decidiu se mudar para Nova York, onde de lá, a vida do antes formado em informática deu um gancho para abrir portas e trabalhar com animações.

Aos seus atuais 53 anos de vida, Carlos Saldanha se destaca como um dos maiores cineastas de nome para a animação. Esse destaque exibe um vislumbre do que pode ser analisa pela percepção para simples objetos que entretém e ao mesmo tempo passam mensagens por meio do roteiro produzido. Um exemplo disso, são as animações de Saldanha, como em A Era do Gelo, com vastos personagens com suas peculiaridades para tentar sobreviver e um período que de fato ocorreu.

A dosagem do desenho de Carlos Saldanha se torna sublime. Não é à toa que os filmes lançados e dirigidos por ele, são sinônimo de grande bilheteria. Parando para pensar, vemos um esforço inegável da capacidade desse cineasta para propagar o próprio ponto de vista dele da situação em que se insere. Em Rio, o trabalho de volta as raízes homenageando sem exageros aquilo que a cultura local exibe, demonstra um saudosismo que somente a animação é capaz de fazer.

Por: João Brito

--

--

João Brito
Perfis
Editor for

Perfil destinado para fins acadêmicos na área do jornalismo, mas mantendo sempre a possibilidade de dar continuidade aos trabalhos.