Hyperledger Sawtooth 1.0 lançado

Marison Souza
Trubr
Published in
2 min readJan 30, 2018

E finalmente temos a primeira versão para produção do Sawtooth, outro projeto de blockchain da Hyperledger para negócios de forma permissionada, 7 meses após o lançamento do Fabric.

Assim como o Hyperledger Fabric você pode usar o Sawtooth com Docker no Ubuntu ou mesmo executar na AWS, Azure, Google cloud entre outros. Também assim como o Fabric o desenvolvedor possui um SDK completo em Java e Node.JS para desenvolvimento dos smart contracts — mas um diferencial é a inclusão de um sdk em Phyton para a comunidade de desenvolvimento nessa linguagem.

Nesta demo você pode ver como funciona a rastreabilidade de um peixe (ou qualquer outro fruto do mar) desde o momento da pesca até a compra efetiva pelo consumidor final através de IOT e Blockchain.

Fluxo da rastreabilidade de peixes na Blockchain

Claro que a solução não foi feita para peixes. Você pode usar ela para qualquer projeto de blockchain mas especialmente para rastreabilidade e certificados de origem é uma plataforma modular.

Você pode encontrar a documentação da versão 1.0 aqui:
https://sawtooth.hyperledger.org/docs/core/releases/latest/

Um dos diferenciais do engine do Sawtooth é o paralelismo aliado ao mecanismo de consenso que garante uma velocidade maior no registro das transações de forma distribuída. O Fabric por exemplo trabalha com um ‘orderer’ responsável por manter os blocos e suas transações todas na mesma ordem a partir do timestamp antes de distribuir para os nós; Já o Sawtooth consegue registrar ao mesmo tempo em diferentes nós transações diferentes e aplicar o PoET (Proof of Elapsed Time) como consenso.

Arquitetura do Sawtooth

A arquitetura do Hyperledger Sawtooth é mais simples e dispensa, assim como outras plataformas permissionadas, o uso de Proof of Work para validar as transações. A API Rest é nativa e entrega todo conteúdo em JSON o que facilita bastante a integração entre os módulos.

Outro item a destacar desta versão é a compatibilidade com Ethereum, o que pode atrair muitos desenvolvedores Solidity uma vez que smart contracts desenvolvidos na EVM podem ser publicados no Sawtooth através do módulo Seth.

Por fim, o projeto Sawtooth agora em sua primeira release parece bastante promissor ao entregar uma blockchain permissionada completa e mais simples. A plataforma recebeu contribuição da Intel, Huawei e Cisco e é a segunda plataforma da Hyperledger com foco em blockchain para negócios.

Em breve vou publicar um tutorial de instalação e uso do Sawtooth no Ubuntu tal qual fiz com o Fabric.

--

--

Marison Souza
Trubr
Editor for

Digital Publishing | Data Protection | Blockchain