Programação e Egocentrismo

Henrique Fernandez
Dec 1, 2018 · 5 min read

No mundo da programação pode haver alguns profissionais que se acham a última bolacha do pacote. Isso é comum devido a alta competitividade e a quantidade enorme de conteúdo que devemos aprender, chegando a pontos onde temos um imenso conhecimento acumulado, além da complexidade das regras de negócio que muitas vezes temos que dominar.

Muitos desenvolvedores acabam tomando para si atitudes erradas em relação aos colegas de trabalho:

  • Dentro de um time, são aqueles caras que “estão sempre certos” por mais que se prove o contrário.
  • São arrogantes no modo de falar.
  • Se a equipe decide implementar uma solução que seja diferente dos seus ideais, trabalham de mal gosto.
  • Diminuem ou falam mal dos outros pelas costas como forma de enaltecer o seu próprio trabalho.
  • Detem de um grande conhecimento sobre as regras de negócio, mas não fazem questão nenhuma de passa-las para frente.
  • “Tampam os ouvidos” para o que outros dizem, tampouco se importam.
  • Quando vêem que podem ser superados em algum ponto, passam a “puxar o tapete” dos profissionais que são suas possíveis “ameaças”.

Adquirir alguma das posturas acima pode ser o caminho do fracasso.

O egocentrismo está presente em diversas áreas, mas no setor de desenvolvimento a situação se torna ainda mais crítica pela natureza do próprio trabalho, que é desenvolver e manter código de um software em conjunto com outras pessoas. O profissional egocêntrico pode estar sendo a fonte do desânimo da equipe ou até do desandar da empresa, no caso de um produto que é mantido por uma equipe de programadores desmotivados ou em conflito.

Basta uma única pessoa com alguma dessas posturas para contaminar o ambiente e prejudicar o andamento de um projeto.

“As pessoas se afastam do egocêntrico. E de certa foma, quando têm a oportunidade, elas se vingam. Ninguém avisa que ele pode quebrar a cara”

— David Carlessi

Como diz David Carlessi (consultor do IDORT-SP e especialista em clima organizacional), imagine uma equipe totalmente dividida desenvolvendo o código de um mesmo produto, terrível, não é? O estado emocional de uma equipe reflete na qualidade do produto final, sem dúvidas.

O programador egocêntrico potencializa várias situações de forma negativa apenas por estar presente. Principalmente se o conhecimento das regras de negócio está concentrado neste tipo de profissional. É um “veneno” que acaba com a equipe e com a empresa aos poucos se não for cortado.

Prestar atenção no que todos dizem, debater ideias e se comunicar deigual para igual é crucial para o funcionamento saudável de um time.

O segredo para um projeto de software dar certo de forma produtiva vai muito além da presença de pessoas com grande conhecimento. A integração e a capacidade de comunicação de uma equipe como um todo é essencial. E isso envolve a presença de pessoas que exerçam liderança e criem ambientes favoráveis à produtividade do time e ao desenvolvimento de todos.

Ter um grande conhecimento é imprescindível, mas também é necessário ter humildade e saber trabalhar em equipe.

“Várias experiências de sucesso de empresas demonstram a importância do trabalho em equipe, elas certamente contribuem para uma organização mais adequada dos grupos de desenvolvimento e da empresa.”

— Paulo Alcion de Oliveira — GPS

Pessoas que, diferente dos egocêntricos, tratam ao próximo com empatia e respeito, são muito mais eficientes em diversas situações comuns no dia a dia de uma equipe, onde é preciso:

  • Conceder feedback, elogiar ou criticar alguém, como em revisões de código.
  • Andar de mãos dadascom alguém para a realização de uma tarefa.
  • Lidar com stress diante da pressão do dia a dia.
  • Orientar ou treinar um novo membro da equipe.
  • Tomar decisões em grupo sobre os mais diversos tópicos como: uma nova feature, padrões de código ou até mesmo tecnologias a serem utilizadas.

“Não importa o que você faz na vida, a sua capacidade para ter sucesso será em grande parte dependente da sua capacidade de trabalhar com pessoas”

— Steve Case (Fundador da America Online-AOL)

Como lidar?

  • Não bata de frente. Cada um tem o seu jeito. Pessoas muito egocêntricas, provavelmente não estão nem aí para você, sobre o que acha ou pensa.
  • Seja diferente. Com certeza absoluta essa pessoa odiaria trabalhar “ao lado dela mesma”. Dê lições de humildade e dê o exemplo por meio de atitudes.
  • Procure absorver o que essa pessoa pode ter de melhor, por exemplo, conhecimento técnico.
  • As pessoas percebem o egocentrismo e naturalmente se afastam, da mesma maneira que percebem a humildade e naturalmente se aproximam.
  • Não se reprima! Se você é um desenvolvedor iniciante e alguém mais experiente costuma adotar esta postura com você, continue se esforçando. Se alguém está acima de você, é porque também já errou, estudou e sofreu bastante (mesmo que essa pessoa não admita). Todos os desenvolvedores já passaram ou estão passando por esse processo.

Você já passou por alguma experiência como essa na sua equipe? Ou, quem sabe, você mesmo(a) já se flagrou assumindo posturas negativas desse tipo? Não se esqueça de deixar sua opinião ou experiência nos comentários!

Lembrando que este artigo corresponde à minha visão sobre o assunto. Volta e meia me pego refletindo sobre algumas coisas e publico aqui:

Se você gostou, não deixe de me seguir para continuar acompanhando meus próximos artigos.

Caso tenha interesse, também costumo trazer conteúdo técnico sobre Ruby, Elixir e Desenvolvimento Web, você pode conferir alguns clicando aqui.

Queria deixar aqui um grande agradecimento à minha amor Melissa Moreira, por me ajudar com a revisão do texto.

Abraços! =)

@truehenrique

/truehenrique.com/ Artigos sobre software, meu dia a dia e uma “pitada” de filosofia.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store