O que é esse tal de RAID?

Acreditando estar sendo engambelado pela propaganda, um jovem jornalista prova que está errado ao jogar jogo de celular.

Marcelo Grisa
Tubo de Explosão
3 min readJan 6, 2020

--

Tentado a usar isso de papel de parede no PC

RAID: Shadow Legends é um jogo para Android e iOS lançado um ano antes deste post, em janeiro de 2019, pela produtora israelense Plarium Games.

Achei que seria plenamente enganado pela propaganda do jogo. Estava recebendo muito marketing do título, no mesmo nível de Saint Seiya Awakening, que é no mesmo estilo, mas tem umas propagandas que mostram como se o jogo fosse um Dynasty Warriors da vida — pura propaganda enganosa!

Ainda bem que eu estava errado, e o jogo entrega o que promete.

Este tem um forte elemento de coleção de heróis — como é popular em vários dos mais populares RPGs para celular, de Pokémon GO até Shin Megami Tensei Liberation D. Desta vez, entretanto, RAID oferece uma atmosfera bem diferente de seus pares: gráficos que saem do tradicional visual de anime e partem para algo mais sombrio, inspirado em Senhor dos Anéis e outras sagas ocidentais de fantasia.

Todo mundo se juntando na treta

A estrutura do jogo é simples: forme um time com os campeões coletados de fragmentos e batalhe contra os servos do deus maligno Siroth, que fora aprisionado pelos heróis originais. Entretanto, o inimigo não é apenas demoníaco: ele se coloca como um culto, manipulando reinos, monstros e grupos independentes por trás das cortinas.

Vários dos heróis são bastante chamativos, e dá vontade de jogar com eles não somente por suas estatísticas, mas pelos seus visuais. Uma comandante de armadura completa e sidecut? Quero! Um rei orc que tem uma verdadeira aura de realeza? Claro! Um ogro com uma runa onde deveriam estar suas expressões faciais? Sim, me dá dois!

É claro que, sendo um RPG de celular, RAID vai lhe incentivar muito à ceder às microtransações. Requer paciência gastar todos os recursos com tranquilidade, já que isso requer tempo. Pelo menos o recurso multibatalhas permite realizar a mesma missão dezenas de vezes sem encostar no telefone. Faça o que tiver que fazer e deixe seus campeões fazerem o trabalho sujo para você!

(aliás, enquanto escrevo, estou na Fortaleza Arcana obtendo essências para ascender meus personagens)

Bichinho bunitu…

RAID é uma experiência excepcionalmente bonita, mas cansa se você não se empolgar demais com a dark fantasy que o jogo entrega. Eu estou amarradão, mas sei que não é pra todo mundo. Aproveite habilidades maneiras (tipo uma chuva de espadas de energia) e personagens que te dão aquela vontade de jogar um D&D maneiro depois.

--

--

Marcelo Grisa
Tubo de Explosão

Jornalista, quadrinheiro e feiticeiro. Edita o Tubo de Explosão, está no site Terra Zero e integra o podcast Por Trás da Máscara (PTdM).