A educação financeira pode te libertar

Felipe Bittencourt
Pela Metade
Published in
2 min readSep 23, 2018

Hoje o texto vai ser curtinho e good vibes, afinal nós merecemos, não é mesmo?

Há pouco mais de 2 anos atrás eu não sabia absolutamente nada sobre finanças. Nada mesmo. Eu conhecia uma outra “regra de ouro” da educação financeira que peguei de passagem com meus pais, como não gaste tudo o que você ganha, ou guarde um pouco de dinheiro para o futuro.

Mas é muito fácil falar.

Na prática eu gastava tanto quanto ganhava (as vezes até mais), e constantemente pensava que precisava ganhar mais para suplantar minhas necessidades de gastos. Malabarismos para as contas fecharem no fim do mês? I’ve been there.

Por isso fiquei muito surpreso quando me dei conta do poder imenso que a educação financeira pode nos dar. Como sempre, não canso de dizer que a educação é um elemento transformador e emancipador na vida das pessoas.

O caminho não foi tão difícil assim quanto eu pensava, mas é claro que cada um tem sua própria história. No meu caso, consegui deixar para trás a sensação incômoda de que eu simplesmente não sabia o que fazer com o dinheiro que recebia, ou como iria lidar com dinheiro para o meu futuro.

Refletindo melhor sobre esse assunto em retrospectiva, eu costumava sentir um desconforto comigo mesmo por não ter procurado mais informação sobre finanças quando era mais novo. Se você também se sente assim, não se culpe tanto. Hoje em dia é bastante claro para mim que esse verniz de complexidade dos jargões do mundo das finanças que nos afasta desse assunto e cria desinteresse nas pessoas serve aos seus propósitos dos respectivos interessados. Afinal os bancos precisam fazer dinheiro, não é mesmo?

Mas voltando ao poder da educação financeira: ah, o poder. A sensação de saber o que está acontecendo com sua vida financeira, como manobrar com os valores que você recebe, como fazer o dinheiro trabalhar pra você… Tudo isso pode te deixar com uma sensação de paz e tranquilidade que é simplesmente incomparável. E recomendo fortemente.

A educação financeira é uma droga na qual, felizmente, vejo que muitos estão se viciando. Existem muitos materiais de qualidade sobre esse assunto sendo publicados todos os dias que ajudam milhares de pessoas (e eu me incluo nesse grupo) a entenderem mais sobre o próprio dinheiro. A barreira da linguagem está se rompendo, e torço para que esse assunto não seja mais um tabu nas famílias.

E desejo uma boa sorte para os bancos.

E você, como tem sido sua experiência com a educação financeira? Sua relação com o dinheiro está em dia? Conta pra gente e não esquece de deixar um joinha!

--

--

Felipe Bittencourt
Pela Metade

Trekker. Entusiasta do Direito e da tecnologia. Neverending work in progress.