Divergência política, como lidar?

Thais Mello
Pela Metade
Published in
2 min readOct 14, 2018

Eu fiquei sem saber exatamente sobre o que escrever depois de uma semana tão tão tão conturbada…

Não vou fazer aqui mais maiores digressões a respeito de questões centradas em política partidária, projeto de campanha, proposta.. (coisas que acredito que deveriam ser a essência dos debates na última semana, mas, não é o que vem acontecendo, infelizmente).

Sempre fui uma pessoa com uma disposição enorme para ouvir os dois lados de uma historia (mesmo tendo uma posição firmada), e tenho um espírito que considero pacificador, mas, diante dos últimos argumentos, algumas coisas simplesmente não tem entrado na minha cabeça.

Ouvi pessoas muito próximas e queridas tratando de questões humanitárias (sim, humanitárias!), com um descaso que me deixa um pouco estarrecida.

Ouvi justificativas do tipo: “já tá uma merda mesmo, então é melhor fazer alguma coisa mais radical pra ver como é que fica”. Gente, acontece que esse tipo de concessão aqui é grave, velho! Não é arriscar uma taxa de juros nova, uma política de abertura considerada mais moderna. É fazer concessões com a VIDA das pessoas. “Ah Thais, você tá sendo muito radical, na verdade não vai acontecer nada, ele não vai fazer nada diretamente.. vai continuar tudo na mesma…”

Eu realmente espero que vocês tenham razão. E que a onda de ódio e violência que já se estabeleceu pré-escolha do representante máximo do nosso país não se agrave, porque como a gente já percebeu, esse tipo de discurso LEGITIMA essas atrocidades. É um aval da maior autoridade executiva do país pra tudo isso que tá acontecendo.

Ouvi amigos com a mesma formação acadêmica que eu dizendo coisas que ardiam os ouvidos..

Eu primeiro impulso foi retrucar (com toda educação), apresentar argumentos que lhe fizessem refletir melhor. Ouvir. Ouvir. Uma faculdade que tem sido muito renegada. Escuta ativa, depois que você aprende é uma dádiva. Fiquei reflexiva com um nó na garganta. É difícil digerir. O pensar diferente provoca um onda interna confusa. Mas o pensar diferente no que diz respeito à valores é foda…

Amigos, assumam sua posição, mas, tenham compaixão.

Beijos de luz.

--

--