Hoje eu pedi um aumento

Igor Leite
Sep 6, 2018 · 3 min read

Pela primeira vez na minha vida.

Em um dos meus primeiros textos aqui do Pela Metade, eu já havia comentado sobre grana, sobre a mente do jovem de sempre achar que vale mais do que ele recebe e etc. Foi meio que um spoiler do que estava por vir e de como minha cabeça estava meio atribulada com a tal falta do verdinho (tô falando de dinheiro viu bê?).

O que acontece é que eu parei pra sentar, refletir e conversar com algumas pessoas e eu notei que no meu caso em específico, eu realmente merecia ter um aumento. Irei te explicar.

O meu último reajuste salarial já tem mais de um ano. De lá pra cá, muita coisa mudou, eu estudei muita coisa, me dediquei muito para o crescimento do meu time, sempre focado no crescimento da empresa em que eu trabalho, eu adquiri novas responsabilidades, algumas delas muito importantes pro andamento do time, novas obrigações e um monte de coisa foda que só me deixava parar no horário do almoço mesmo.

Com isso, eu parei e pensei: Velho, será que o Igor que recebia esse salário há 1 ano é o mesmo Igor? Ele não entrega mais valor pra empresa? Ele não se dedica mais? Ele não evoluiu mais? Ele não tem mais responsabilidades? Ele não é uma pessoa mais madura e mais próxima da visão, da missão da empresa? Uma pessoa mais bem integrada ao time? Ai eu matei a questão: Eu mereço um aumentinho, né papito?

Beleza. A conversa interna e reflexiva foi de boa, mas e a conversa com o chefe? HAHAHAHA. Essa é foda!!

Primeiro por que eu nunca precisei pedir aumento salarial, isso sempre aconteceu de forma natural: “Pô Igão, tá brocando, toma aquii um trocadinho a mais”. Isso não aconteceu dessa vez, então eu fiquei muuuuuito tempo ensaiando o meu discurso, pra mostrar o quanto eu cresci e o quanto eu merecia e blablabla.

Resultado? Cheguei na hora lá, não lembrei de porra nenhuma do que eu tinha ensaiado, falei com o coração e APARENTEMENTE deu certo. Eu gosto muito do meu “chefe”, ele tem uma empatia muito foda comigo, enquanto jovem em começo de carreira, que tem muita vontade de aprender e de crescer onde eu estou agora. Ele entendeu perfeitamente a minha necessidade ($$$$) e me disse que concordava comigo, que iria “trocar uma ideia” com a galerinha ai.

Enfim, o que eu quero dizer com esse texto é: É importante você se autoavaliar, saber o que é desejo e o que é necessidade, e tentar ao máximo possível deixar de ser ansioso. Eu fiquei umas 2 semanas ensaiando um discurso que na hora eu nem lembrava como começar. Você ai, que tá começando numa carreira, assim como eu, tenha em mente uma parada: Se esforce ao máximo para aprender, estude pra caralho mesmo e coloque em prática sempre que possível! META AS CARAS!

Esse mesmo big boss ai, que eu conversei sobre o aumento, me disse uma vez:

— Velho, prefira pedir desculpas do que pedir licença!

Peça sempre desculpas! Se você acredita, faça.

DA UNS CLAP AI EIN GALERA! BEIJO E AMO VOCÊS. ❤

Pela Metade

Uma obra coletiva e inacabada. Procrastinadores em busca da disciplina. Seres humanos atormentados em busca de espantar demônios. Escritores em busca de seus estilos.

Igor Leite

Written by

Community Manager at Jusbrasil, preciso escrever pra me libertar e ler boas histórias para me inspirar.

Pela Metade

Uma obra coletiva e inacabada. Procrastinadores em busca da disciplina. Seres humanos atormentados em busca de espantar demônios. Escritores em busca de seus estilos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade