Hoje eu pedi um aumento
Pela primeira vez na minha vida.
Em um dos meus primeiros textos aqui do Pela Metade, eu já havia comentado sobre grana, sobre a mente do jovem de sempre achar que vale mais do que ele recebe e etc. Foi meio que um spoiler do que estava por vir e de como minha cabeça estava meio atribulada com a tal falta do verdinho (tô falando de dinheiro viu bê?).
O que acontece é que eu parei pra sentar, refletir e conversar com algumas pessoas e eu notei que no meu caso em específico, eu realmente merecia ter um aumento. Irei te explicar.

O meu último reajuste salarial já tem mais de um ano. De lá pra cá, muita coisa mudou, eu estudei muita coisa, me dediquei muito para o crescimento do meu time, sempre focado no crescimento da empresa em que eu trabalho, eu adquiri novas responsabilidades, algumas delas muito importantes pro andamento do time, novas obrigações e um monte de coisa foda que só me deixava parar no horário do almoço mesmo.
Com isso, eu parei e pensei: Velho, será que o Igor que recebia esse salário há 1 ano é o mesmo Igor? Ele não entrega mais valor pra empresa? Ele não se dedica mais? Ele não evoluiu mais? Ele não tem mais responsabilidades? Ele não é uma pessoa mais madura e mais próxima da visão, da missão da empresa? Uma pessoa mais bem integrada ao time? Ai eu matei a questão: Eu mereço um aumentinho, né papito?
Beleza. A conversa interna e reflexiva foi de boa, mas e a conversa com o chefe? HAHAHAHA. Essa é foda!!
Primeiro por que eu nunca precisei pedir aumento salarial, isso sempre aconteceu de forma natural: “Pô Igão, tá brocando, toma aquii um trocadinho a mais”. Isso não aconteceu dessa vez, então eu fiquei muuuuuito tempo ensaiando o meu discurso, pra mostrar o quanto eu cresci e o quanto eu merecia e blablabla.
Resultado? Cheguei na hora lá, não lembrei de porra nenhuma do que eu tinha ensaiado, falei com o coração e APARENTEMENTE deu certo. Eu gosto muito do meu “chefe”, ele tem uma empatia muito foda comigo, enquanto jovem em começo de carreira, que tem muita vontade de aprender e de crescer onde eu estou agora. Ele entendeu perfeitamente a minha necessidade ($$$$) e me disse que concordava comigo, que iria “trocar uma ideia” com a galerinha ai.
Enfim, o que eu quero dizer com esse texto é: É importante você se autoavaliar, saber o que é desejo e o que é necessidade, e tentar ao máximo possível deixar de ser ansioso. Eu fiquei umas 2 semanas ensaiando um discurso que na hora eu nem lembrava como começar. Você ai, que tá começando numa carreira, assim como eu, tenha em mente uma parada: Se esforce ao máximo para aprender, estude pra caralho mesmo e coloque em prática sempre que possível! META AS CARAS!
Esse mesmo big boss ai, que eu conversei sobre o aumento, me disse uma vez:
— Velho, prefira pedir desculpas do que pedir licença!
Peça sempre desculpas! Se você acredita, faça.
DA UNS CLAP AI EIN GALERA! BEIJO E AMO VOCÊS. ❤

