Inspiração

Uma ode a todos os procrastinadores esforçados que existem por aí

Talita Sobral
Pela Metade
3 min readJul 26, 2018

--

Esse texto já começa com um intervalo. Ele é a representação máxima, pelo menos pra mim, do que o Pela Metade representa: vencer a procrastinação.

Ok, somos guerreirinhos orgulhosos e vencemos toda semana o ostracismo e a preguiça….? Não (pelo menos euzinha, não posso falar pelos outros). Desde o último texto, não fazia ideia do que viria a seguir; escrevi um esboço no domingo, tomada pela inspiração momentânea de sair para andar numa avenida fechada, mas o resultado final foi muito íntimo. Ainda não estou preparada.

instagram.com/agathesorlet

Depois de decidir que aquele texto não seria pra essa quinta (talvez ele não seja para quinta nenhuma), tentei explorar as opções que tinha pela frente. E é daí que vem a famigerada inspiração.

Ela não veio, amigos. Eu tentei de tudo. Pensei em escrever sobre o poder das palavras, depois de assistir um documentário sensacional sobre Maya Angelou. Até anotei no meu Keep, mas a ideia morreu ali. Meu Keep parece um cemitério de ideias que não avançam.

Depois, pensei em fazer um texto sobre a juventude: insira um bocejo aqui. Morreu também. Ainda pensei em falar sobre gatos, preguiça, contemplação da relação entre vida e morte, a lista segue….. e morre, lá no meu Keep também.

No fim das contas, cheguei a conclusão de que tudo gera inspiração. Descer as escadas me faz pensar no paradoxo que é odiar fazer exercícios físicos e adorar a sensação que eles me trazem; comer me faz pensar em quanto eu amo comer mas ao mesmo tempo, me sinto mal por gastar tanto dinheiro em algo que vira, inevitavelmente, cocô; acordar cedo me faz pensar em o quanto eu odeio acordar cedo mas ao mesmo tempo, acordar tarde acaba com a minha produtividade; até o fato de ter bebido ontem e ter acordado podre de ressaca hoje, me fez pensar em escrever sobre escolhas.

Vocês conseguem ver a linha tênue que separa os insights dos textos criados? Caso não veja, olha com mais atenção… vou te dar uma dica: ela começa com P, de procrastinação. Eu enrolei a semana inteira; enrolei o dia inteiro.

Fiz tudo que a minha rotina me permitiu fazer (com o fantasma da ressaca me rondando, obviamente) e pensei seriamente em jogar pra cima e pagar os benditos R$10 que nem tenho nesse momento.

Então, para a minha surpresa, estou aqui com esse esqueletinho chamado meu texto da quinta feira no Pela Metade. Venci mais uma semana, mandei a procrastinação a merda e pude concluir que a inspiração está por aí, nos corredores mais escuros e nos pontinhos mais escondidos do nosso dia a dia. Basta ter coragem de sentar e discorrer sobre ela.

Quem sabe qual vai ser a da próxima quinta, não é mesmo?!

--

--

Talita Sobral
Pela Metade

31. Gatos, leitura fragmentada e muitas horas de sono.