O sol é para todos

Da lista dos melhores livros que já li.

Agatha Catunda
Pela Metade
3 min readJul 24, 2018

--

Ilustração: Agatha Catunda

Quando ouvi isso pela primeira vez achei engraçado. Meu professor de História, grande Zé Carvalho, repetia essa frase sempre que houvesse um motivo. Naquela época eu não fazia ideia da quantidade de significados que ela tinha e que seria, mais tarde, o título em português de um dos livros mais lindos que eu viria a ler.

Preciso dizer que sou uma leitora apaixonada. Antes de desenhar eu já gostava de ler. A leitura sempre fez parte da minha vida. Meu avô e minha mãe têm em casa uma porção de livros, que nem sempre estão organizados em prateleiras: entre um cômodo e outro eles fazem pilhas, se alastram pelos móveis ou descansam em algum canto, escondidos. Acho que têm vida própria. Muito mais do que papel impresso, os livros sempre foram como pequenos grandes universos que eu podia visitar sempre que tivesse vontade. Ainda são.

O sol é para todos é um dos livros que pertecem à nossa coleção, mas que eu só fui descobrir agora (não me pergunte por que), mais precisamente no mês passado, quando devorei as 349 páginas em apenas alguns dias.

Um pouco da história

O livro, narrado pela pequena Jean Louise ou Scout, como é chamada, conta a história de duas crianças: Scout e Jem Finch, seu irmão mais velho, moradores de Maycomb, cidade fictícia localizada no sul dos Estados Unidos, durante a década de 1930, época da Grande Depressão.

Sob o olhar questionador, sensível e ingênuo de uma garotinha de 6 anos, somos apresentados a uma sociedade marcada pelo preconceito racial, pela crise econômica e por um agravado clima de tensão social.

Filhos de Atticus Finch, advogado responsável pela defesa de Tom Robinson, homem negro acusado de estuprar uma mulher branca, Scout, Jem e o amigo de férias, Dill, passam por diversas aventuras e profundas descobertas ao lado de personagens que nos ensinam sobre empatia, tolerância e respeito ao próximo.

Escrito por Harper Lee em 1960, ganhou o Prêmio Pulitzer em 1961, foi eleito o melhor romance do século XX, já foi traduzido para 40 idiomas e sempre é lembrado em listas como Os Cem Melhores Romances de Todos os tempos.

Por que ler O sol é para todos?

Caso ainda haja dúvidas de que esse é um daqueles livros para vi-da, preparei uma lista de motivos para te ajudar a decidir:

01. É fácil de ler. Apesar dos temas abordados, a leitura é muito fluída;

02. É um livro atemporal;

03. Você vai se apaixonar por Scout. E rir bastante com ela também;

04. Vai se deparar com frases como esta: “A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa”;

05. Virou filme (disponível na Netflix!) e ganhou diversos prêmios;

06. O título original é ainda mais interessante: To Kill a Mockingbird — uma alegoria perfeita para uma das principais mensagens do livro;

07. Você vai chorar, se revoltar, sorrir e perceber que quando um livro é bom, ele é capaz de mudar alguma coisa dentro da gente.

O sol é para todos é um daqueles livros que todo mundo deveria ler. E, pelo menos pra mim, é o que melhor representa a necessidade de estar sempre aberta a novas ideias e perspectivas.

"What good are wings without the courage to fly?" — Atticus Finch

--

--