Tudo Poesia — Sobre nós!

O começo e o porquê do projeto.

Cami Monteiro
Tudo Poesia
3 min readDec 29, 2017

--

Logomarca do projeto. Ilustração: Daniel Oliveira (DanInk Studios)

Tudo começou como todas as boas e verdadeiras ideias, com um grupo de amigos.

Tudo surgiu com o descontentamento e uma pulguinha atrás da orelha do Gabriel Vaz, poeta, ator e pedagogo, que nunca conseguir entender o porque das pessoas terem dificuldade de acesso e compreensão do gênero literário da poesia. De forma dormente e pequeno, como uma formiguinha, dentro dele nasceu e cresceu um sonho. Nesse sonho poderíamos ajudar a difundir, democratizar e tornar a poesia mais acessível a todos os tipos de público. Para ele a poesia nunca foi algo engessado e sim uma forma e ferramenta bem simples e direta de se expressar, pra ele o motivo das pessoas que não conseguiam consumir esse tipo de literatura, era justamente o distanciamento que as pessoas imaginavam que tinham em relação a poesia, e ele sabia que toda essa ideia pré concebida a respeito da poesia não era verdade na prática, e que assim que as pessoas conhecessem verdadeiramente, qualquer um, independente de classe social, econômica, nível acadêmico, ou qualquer outra barreira imposta, conseguiria se apaixonar à primeira vista pela poesia e pelo gênero.

Ao compartilhar seu sonho com os amigos Rafael Schneider, Daniel Oliveira e Cami Monteiro, logo o projeto tomou forma, a partir desse momento todos puderam começar a pensar em como transformar essa ideia inicial em algo construtivo e realmente efetivo, que pudesse realmente atingir as pessoas e dar a poesia a acessibilidade que agora todos sonhavam. Assim surgiu o canal do YouTube “Tudo Poesia”. Nele, os quatro puderam contribuir com alguma coisa, além de seus textos e poemas, cada um pôde contribuir de uma maneira peculiar. Daniel aproveitou de seu dom do desenho e dessa forma passou a assinar as ilustrações do projeto, Rafael como músico e produtor fonográfico passou a compor as trilhas sonoras dos vídeos e Cami passou a ajudar organizando as informações, nas plataformas e redes sociais, além de dar pitacos e uma mãozinha nas outras áreas também. :)

No canal é desenvolvido um trabalho completo em torno da poesia e das palavras, levando a poesia de forma lúdica e acessível a todos. O objetivo é transformar o poema, as palavras e a literatura em uma experiência multissensorial. Nos vídeos temos as poesias declamadas, juntamente com ilustrações ou animações e trilha sonora, contando histórias das mais diversas através das palavras, sons e estímulos visuais. Nos vídeos ainda teremos a poesia escrita na forma de legendas, de modo que todos possam conhecer o texto, seja ouvindo ou lendo o poema. O canal não se resume apenas a isso. Lá ainda teremos outros conteúdos que estão ainda sendo idealizados, como vlogs, entrevistas com os mais inusitados poetas, entre outros; para que consigamos mais braços e formas de atingir as pessoas com nossas palavras e nossa arte.

Como segundo braço e complementar ao trabalho já desenvolvido no canal e divulgado na página do Facebook, Cami Monteiro pensou em criar uma publicação aqui no medium. Aqui nós pretendemos estabelecer nossa base, e estar publicando inicialmente os nossos poemas (dos quatro), colocando junto sempre uma imagem ou ilustração, que melhor represente o texto, dialogando assim também com a proposta abordada no canal do projeto. Aqui também serão escolhidas as poesias que terão uma interpretação lúdica, através de vídeo no canal.

Inicialmente é isso, mas como todos estamos sempre em evolução, se você quiser colaborar de alguma forma nos dando sugestões ou fazendo críticas construtivas, não hesite em interagir conosco através dos comentários, e-mail ou através da fanpage. Sigamos em frente! :)

Gostou desse texto? Clique em quantos aplausos — eles vão de 1 a 50 — você acha que ele merece e deixe seu comentário!❤

Nossas redes sociais: Facebook|YouTube

Se você quiser saber mais informações, conversar sobre parcerias e falar conosco diretamente nos envie um e-mail em contatotudopoesia@gmail.com.

--

--

Cami Monteiro
Tudo Poesia

Ansiosa, estudante de web dev, prod. cultural, musicista, poetiza, escritora? Fanática por tecnologia e séries, manteiga derretida, ser humano em construção. ❤