img by Aga Putra

5 livros para ler até o fim do ano

Fabio Ismerim
Tudo sobre Nada
Published in
6 min readSep 5, 2016

--

Como assim ler cinco livros até o final do ano??? Você ta louco Balla? Eu mal tenho tempo pra ver meu feed do facebook, quanto mais ler livro.

Sei bem como é.

Clay Shirky mostra no seu livro A Cultura da Participação que embora hoje tenhamos mais tempo “livre” do que em qualquer outra época, (aliás, os leitores frequentes do blog vão notar que uso muita referência deste autor. Gosto muito do Shirky e de como ele traz temas atuais sobre comunicação para você pensar e refletir a respeito), o sintoma de falta de tempo é justamente uma má gestão do mesmo. Mas isso é assunto pra outro post.

Crie o hábito e gerencie melhor seu tempo

Nos últimos dias algumas pessoas, em um curto espaço de tempo, vieram me perguntar sobre indicação de livros, ou comentário em algum review dos livros que leio lá no Goodreads perguntando se valia à pena ler aquele livro. Também leio e ouço com frequência uma outra vertente que diz “cara, eu queria muito ler ou gostar de ler. Não tenho tempo e sou muito preguiçoso e etc” . Eu tenho uma opinião de que a maioria das pessoas gostam de ler, só não descobriram o livro certo ainda e nem o “método” ideal.

Portanto, eu queria sugerir algo à vocês. Como todo hábito, você deve começar aos poucos, e isso vale ainda mais aos que tem preguiça de ler.

Eu preparei uma lista com cinco livros legais e rápidos para você ler até o final do ano. O que me diz? Muito? Olhando assim sei que é, mas te garanto que não é nada de outro mundo, olha só:

Usando o excel e fórmulas simples temos alguns números:

  • daqui até o final do ano teremos 107 dias (data inicial 06/09/2016 e data final 23/12/2016).
  • se você ler 30 páginas por dia você terá lido um total de 3.210 páginas

Mas Balla, por que 30 páginas?”

Este número não foi escolhido ao acaso. A colaboradora deste blog, Laís Vargas, fez um excelente texto sobre isso e como essa meta foi importante para criar o hábito e consequentemente ler mais. Recomendo a leitura

Considerando minha biblioteca pessoal, um bom livro tem em média aproximadamente 300 páginas. (obviamente que é um chute, mas não deve passar muito longe disso),portanto, de acordo com esses cálculos, você consegue ler aproximadamente 10 livros até o final do ano! Mais que o dobro da média nacional!

O que me diz deste número? Bom né :)

Mas por onde eu começo Balla? Alguma recomendação?

SEMPRE!

Se tem algo que eu curto muito é indicar livros e receber indicações também.

Lembrando que os livros que escolhi tem como objetivo serem curtos, interessantes e que vão te fazer pensar um pouco. Os cinco livros a seguir contabilizam 1323 páginas no total. Bem menos que qualquer rascunho do Tolkien não é mesmo?

Toma aí:

1- O Rebelde, de Jack Whyte

Desconheço da existência de alguém que tenha assistido o filme Coração Valente, estrelado por Mel Gibson, e não tenha gostado. William Wallace é um baita personagem e nesse livro não é diferente. Ao menos em sua grandeza e relevância, pois o William Wallace daqui difere um pouco do personagem do filme. O autor trouxe um aspecto mais “humano” e menos “romântico” do guerreiro escocês. Aqui ele é um exímio arqueiro e não um espadachim como no filme, e bem mais rude e intimidador. A narrativa começa contando um pouco da infância dele passando pela adolescência até decidir entrar na guerra, conflito que tanto evitou.

2- A Nova era Digital, de Eric Schmidt e Jared Cohen

Eu dei duas estrelas para este livro, muito por conta das repetições das informações (talvez tenha ido com uma expectativa muito alta neste livro). No entanto, ele traz muitas informações interessantes sobre como a Google encara o mundo atual no que tange informações e dados de usuário, bem como visões e planos para o futuro: como a tecnologia pode ajudar no combate ao terrorismo; como o modelo de busca atual (digitar algo na barra de endereços) esta com seus dias contados, são algumas das questões levantadas no livro.

3- Um passarinho me contou, de Biz Stone

Li este em 10 dias. Se não me engano já indiquei este livro em algum post passado, mas vale a (re)recomendação. Biz foi co-fundador do twitter e conta sua trajetória neste livro, começando com relatos de sua complicada juventude. De forma bem humorada, ele traz os problemas que teve de enfrentar com uma plataforma que quase nunca ficava online, mas que tinha apoio total dos usuários, mostrando que autenticidade e honestidade são atributos primordiais que uma empresa deve ter com seus consumidores.

4- Conecte-se ao que importa, de Pedro Burgos

Este eu li recentemente e fiquei impressionado com o que li. Esperava encontrar algo como um manual de regras sobre como eu devo utilizar as redes sociais, mas não é nada disso. Pedro traz inúmeras fontes de pesquisa e ótimas referências sobre como utilizamos mau as redes sociais e gerenciamos nosso tempo livre. Em tempos de binarismo de opiniões em que vivemos, este livro traz um pouco de luz a este ambiente de apedrejamento gratuito que vivemos digitalmente.

5- De zero a um, de Peter Thiel

Não há um empreendedor que não tenha lido. Se você é um e não leu, precisa corrigir isso logo. Peter Thiel foi um dos primeiros investidores do facebook e é uma das pessoas mais influentes do Vale do Silício. Aqui ele conta sua experiência como mentor, investidor e conselheiro de diversas startups no Vale. No final ele mostra um pouco do que espera do futuro e da tecnologia.

Essa é apenas uma sugestão, o que importa é que você comece a ler. A ideia dessa lista é que você leia, termine e siga para o próximo, inciando o ciclo sem fim. Terminar um livro é importante pois nos dá a sensação de um objetivo conquistado. Uma meta atingida.

Se quiser saber o que estou lendo, me adiciona lá no goodreads. Também criei um método de anotações no Evernote (explico neste post aqui) e abri o caderno para compartilhar com a galera. Se quiser ter acesso as minhas anotações, só deixar no comentário aí ou me chamar no twitter ou facebook.

Boa leitura :)

Se você gostou clica no ❤ logo abaixo e compartilhe o texto nas suas redes sociais :)

NÃO DEIXE DE SEGUIR O TSN AQUI NO MEDIUM clicando no botão “FOLLOW” logo mais abaixo!

--

--