A internet é a nova TV?

Fabio Ismerim
Tudo sobre Nada
Published in
3 min readJun 4, 2015

Você ainda assiste TV(quando eu digo isso me refiro a TV aberta e/ou tv à cabo)?Tenho certeza que sim. Mesmo que seja somente pra ver jogo de futebol, ou canal de filmes ou somente a telejornais. A maioria da população do nosso país assiste à televisão, embora muitos ainda nem possuam este eletrodoméstico.

Certa vez ouvi da minha vó que muitos na época acreditavam que a chegada da televisão iria acabar com rádio. Ninguém mais iria querer saber de ficar segurando o radinho de pilha pra ouvir noticiário, jogo de futebol ou novelas, afinal, todos teriam tudo isso dentro de um tubo meio quadrado e MUITO PESADO, e com imagens! Mas o rádio continua aí firme e forte (não tããããããão firme ou nem tãããããão forte), talvez graças aos engarrafamentos rotineiros das grandes metrópoles , mas ainda assim longe de morrer.

Eu não assisto mais televisão e já tem algum tempo. Cancelei minha tv à cabo recentemente. Na verdade, não cancelei o plano integralmente pois a peppa pig ainda não chegou no Netflix. Confesso que os motivos do cancelamento foram financeiros, mas a ideia de tirar a tv à cabo por completo da minha casa já me ocorria muito antes disso, e o que me detinha de realizar tal feito era um possível incomodo para as visitas. Perdi o tesão e o fanatismo pelo futebol que tivera na minha adolescência, e novelas eu duvido muito que façam outra que seja melhor que avenida brasil.

Diminuímos o pacote escolhendo o mais barato (isso aí, nada de HD) que tivesse discovery kids na grade, e em contrapartida assinamos o Netflix. E foi a melhor decisão que tomamos em 2014. E não demorará muito para que cortemos de vez a televisão daqui de casa, pois o netflix possui um bom conteúdo voltado para o público infantil. Ou estou subestimando demais os poderes da porquinha bidimensional ? Fato é que o serviço de streaming (consumir conteúdo via internet, como o netflix) está cada vez mais presente, e custo benefício é extremamente positivo e tentador.

Receita dos serviços via assinantes . Fonte: http://statista.com

Os canais de televisão convencionais, e até mesmo os de TV fechada vide a briga da HBO x Netflix que culminou na criação de serviço de streaming da gigante dos filmes/séries, terão de se moldar e se adaptar ao que está acontecendo. Canais do Youtube, como Porta dos Fundos ou Manual do Mundo, estão ganhando espaço nas grades de programação de televisão.

Veja o mapa abaixo de tráfego de serviços de internet nos EUA em horário de pico:

Mapa do tráfego dos serviços streaming. Fonte: http://statista.com

Eu quero chamar atenção de vocês para o youtube, que vem ganhando um bom espaço. Segundo uma pesquisa da GlobalIndex, o Youtube é a plataforma que mais obtém visitantes, embora ocupe a segunda posição no quesito usuários cadastrados. Isso mesmo, na frente do facebook e twitter.

Se a internet ocupará o lugar da televisão, não tem como saber, mas claramente podemos ver que paradigmas estão sendo quebrados mais uma vez, e um novo (não tão novo mais) mercado vem conquistando seu espaço. Bom pro consumidor, e melhor ainda pra quem produz conteúdo no youtube.

E vocês, utilizam a internet pra quê? Utilizam a televisão pra quê? Será a televisão de hoje, o rádio de amanhã?

--

--