Livro físico ou digital?

Depois de passar um ano inteiro lendo somente no kindle, aí vai meu parecer.

Published in
4 min readJan 26, 2016

--

Me considero um leitor dedicado. Isso não quer dizer que eu leia 50 livros por ano, mas sim que leio TODOS os dias em média de 30 a 50 páginas, embora este hábito tenha sido adquirido somente no início do ano passado.

Porém, tenho uma paranóia quando o assunto é aquisição de livros. Eu acabo de ir à livraria e comprar dois livros.

O que tem demais???

Essa pergunta realmente é muito propícia, afinal, entrar em uma livraria e comprar dois livros é algo corriqueiro para alguém que goste de ler. Ainda mais se sua situação atual é aquela angustiante de ter acabado um livro e não ter nenhum para começar em seguida. Pois bem, esse não é o meu caso. Estou com uns 10 livros na fila sem contar os dois que estou lendo simultaneamente — costumo ler pela manhã um livro de não ficção e meu livro de cabeceira é um de romance ou ficção.

Acredito que a maioria das pessoas gostam de ler, só não descobriu o livro certo ainda.

A exemplo de muitos que conheço, eu odiava ler quando pequeno, mesmo tendo uma forte referência dentro de casa. Minha mãe devorava livros. Não era incomum vê-la lendo quando chegava do trabalho, à noite, e nos fins de semana.

Mas como ela consegue ler tanto, se livros são tão chatos?!?! me perguntava quando via aquela cena.

Tudo é uma questão de referência.

Os livros que eu lia naquela época, eram livros da escola. Guimarães Rosa, Camões, e por aí vai. Não estou desmerecendo nenhum deles, mas ler isso — quase só isso — quando se tem 12 anos é um sofrimento. Mas tinham alguns livros que gostava. Quando, raramente, a professora mandava um da série vaga-lume pra ler, era uma alegria. Por dois motivos: a certeza de uma história legal (não li todos da série mas a maioria, adorei os que li), mesmo sem ter lido; fazer uma prova com questões sobre a história deste livro e que valia nota!

Relançaram os livros da série ano passado :)

Demorei alguns anos para começar a apreciar e sentir gosto pela leitura, mas não entrarei nos detalhes neste post. Apenas vale comentar que qualquer livro é uma porta de entrada. Que comecem a ler livros de youtubers, ex-bbb, ou do padre marcelo — livro de colorir não é leitura. Desde que leiam.

Todas as entradas para a literatura são válidas. O que importa é entrar. — Italo Marconi (apresentação do livro Para Ler como um Escritor de Francine Prose)

Encarei com muito ceticismo a chegada dos e-readers no mercado. Ler em uma tela nunca foi uma experiência agradável pra mim. Computador, celular, tablet, notebook, nenhum deles eram (muitos agora possuem a película que evitam cansaço) agradáveis para se ler um livro e acreditava que os leitores digitais seguiriam o mesmo padrão

No entanto, resolvi ceder ao kindle em 2013 em uma promoção nas lojas americanas. Comprei.

E gostei.

Eu trabalhava em São Paulo na época, na avenida Paulista, e morava no litoral. Por isso eu gastava de quatro a seis horas por dia para me deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Ler me ajudou muito nessas horas. Devido a praticidade do kindle, eu lia em qualquer lugar que tivesse parado esperando algo ou alguém. Ele é leve, cabe no bolso e a bateria dura semanas!!!

Contrariando meu pré-conceito, a leitura no kindle é realmente agradável. Não cansa a vista, e o layout lembra muito páginas de um livro físico.

Outro fator importante, e para mim o principal, é o sistema de anotações e dicionário. Eu gosto de destacar e fazer anotações nos livros, e no kindle esse sistema é muito simples e rápido. E o mais importante é a facilidade com que você pode consultar suas anotações. Eu elaborei um processo de anotações e fiz um post sobre isso.

Devido à facilidade da compra — um clique e o livro está no meu Kindle em menos de um minuto — e o diferencial dos preços, o meu rendimento na leitura aumentou consideravelmente. Também vale salientar que o e-reader é focado na leitura, sem distrações, mesmo tendo conexão com a internet. Você faz tudo ali (anotações, consultas, dicionário) sem ter de ir pra aplicativos ou outras telas. Nada de pausar pra ver o twitter rapidinho ou notificações.

Ano passado foi o ano que mais li e obtive um aprendizado significativo.

Não parei de comprar livros físicos, no entanto, para estes, restringi a leitura somente aos livros de ficção/romance. Gosto da arte das capas desses livros e daquela sensação do cheirinho de livro novo e de ver aquele box, trilogias, na estante.

Enfim, espero que o post tenha ajudado de alguma forma. Na dúvida, faça como eu fiz e espere alguma promoção para comprar um e-reader.

Abraços.

Para saber o que estou lendo, ler meus reviews dos livros, me adicione lá no goodreads.

GOSTOU? COMPARTILHE CLICANDO NO “GOSTEI” LOGO ABAIXO E COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

NÃO DEIXE DE SEGUIR O TSN AQUI NO MEDIUM clicando no botão FOLLOW!

--

--