Não tenha pena de abandonar livros

Laís Vargas
Tudo sobre Nada
Published in
3 min readSep 13, 2016

Na semana passada resolvi atualizar minha estante virtual no Skoob e percebi que não tenho pena de abandonar livros que não estou gostando.

Conheço muitas pessoas — inclusive amigos bem próximos — que não conseguem iniciar uma nova leitura sem terminar o maldito livro, no qual 10 páginas levam uma eternidade. Confesso que já fui assim, mas em determinado momento (que não lembro exatamente qual) percebi que queria ler MUITOS livros e a minha lista não parava de crescer. Foi aí que parei para refletir:

Por que investir meu tempo lendo algo que não está me interessando mais?

Você pode não gostar de um livro por “n” motivos, entre eles: você esperava algo diferente quando leu a sinopse; não gostou da forma como o autor escreve; não conseguiu se conectar a nenhum personagem; o enredo não te convenceu… E por aí vai.

Há poucos meses comecei a criar uma TBR (sigla para “to be read”) com, no máximo, cinco livros. Essa é uma forma de estimular minha leitura que tem me ajudado bastante: como sempre tenho cinco livros à vista, começo a ler mais porque a ansiedade em começar o próximo é grande. Entretanto, acabo abandonando alguns pelo caminho…

E NÃO HÁ NADA DE ERRADO NISSO!

Por que não aproveitar esse momento em que podemos ler somente o que nos interessa? Diferente dos tempos de escola, quando éramos obrigado a ler Paulo Coelho e José de Alencar, fora dela temos a liberdade de ler o que nós escolhermos ler. Simples assim.

Nada contra Paulo Coelho e José de Alencar, acredito que todo tipo de leitura é válida (até mesmo Cinquenta Tons de Cinza — com ressalvas, claro!), mas se não me interesso ou se não estou gostando da obra de Paulo Coelho, que venha o próximo!

Muito livro para pouca vida

Estamos na era do conteúdo, somos massacrados com notícias, filmes, séries, livros, aplicativos novo a cada segundo.

Com tanta novidade, queremos consumir tudo isso e mais um pouco e bate um verdadeiro DESESPERO quando nos damos conta que nosso dia tem apenas 24 horas, só temos 7 dias por semana e um ano de 525.600 segundos não é tempo o suficiente para ler e assistir tudo que gostamos.

Meu objetivo com esse texto é mostrar que abandonar um livro não é o fim do mundo e você não precisa se torturar (ok, tortura é um exagero) lendo 300 páginas só para terminar um livro que não gostou tanto assim.

Foque nas coisas importantes da sua vida (e isso inclui ler apenas o que você gosta).

[Adendo] No momento que escrevo esse texto estou lendo “Harry Potter and The Cursed Child – parts one and two” e “Pipocando – o maior canal de cinema da América Latina”.

Se você gostou clica no ❤ logo abaixo e compartilhe o texto nas suas redes sociais :)

NÃO DEIXE DE SEGUIR O TSN AQUI NO MEDIUM clicando no botão “FOLLOW” logo mais abaixo!

--

--

Laís Vargas
Tudo sobre Nada

Literatura, marketing, esportes e tudo que há de bom.