O tripé do sucesso

Laís Vargas
Tudo sobre Nada
Published in
2 min readApr 15, 2016

Ao longo da vida, nos questionamos inúmeras vezes sobre as conquistas de outras pessoas e como também gostaríamos de ter sucesso. É aquela velha história de “a grama do vizinho é mais verde que a minha”, certo?

Diante de tantos questionamentos que já ouvi (fiz alguns também, confesso) notei um padrão bem simples que, mais tarde, o pai de uma amiga ratificou minha análise em uma viagem de carro que fizemos. Resolvi chamar esse padrão de “o tripé do sucesso”.

O que é o tripé do sucesso?

Para ter sucesso, precisamos de três elementos (na verdade, precisamos da interseção desses três elementos). Juntos são tão poderosos que podem mudar a direção da sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional, depende do seu objetivo.

Quais são os três elementos?

1. Competência

O primeiro deles parece muito óbvio: competência. Ninguém consegue chegar em lugar nenhum sem ser bom o suficiente para exercer determinada função.

Não importa quem você conheça ou quem seja seu pai ou seu coach, se você não for competente, dificilmente chegará em um lugar de destaque.

2. Networking

Ao longo do tempo, é importante fazer e manter alguns “networkings-chave”, pessoas que conhecem seu lado profissional, sabem da sua trajetória e gostam do seu estilo de trabalhar e, até mesmo, seu estilo de vida.

O networking é fundamental para indicações, oportunidades e vida social. A grande questão é que, a maioria das pessoas, pensa que o networking sozinho é responsável pelo sucesso, mas não é verdade.

3. Sorte

Sim, dependemos da sorte e ela faz parte desse tripé. Sabe aquela história de “estar no lugar certo, na hora certa”? Então, aqui está ela e essa frase resume muito bem esse elemento. Nesse caso, as pessoas desdenham quem tem sorte e é promovido, por exemplo.

O erro está em esquecer dos outros elementos que, juntos com a ‘sorte’, resultaram em uma promoção no trabalho.

Tenho certeza que, a partir de agora, você vai parar para analisar algumas situações e irá se certificar de que esses três elementos estiveram juntos muito mais vezes do que você imagina. Parece óbvio quando pensamos em competência, networking e sorte separados, mas juntos eles são imbatíveis.

Em seu próximo desafio — pessoal ou profissional — pense no tripé do sucesso e o que você pode fazer para potencializar suas chances. Infelizmente não há como interferir na sorte, mas ainda bem que competência e networking dependem só de você.

Boa sorte!

Se você gostou clica no ❤ logo abaixo e compartilhe o texto nas suas redes sociais :)

NÃO DEIXE DE SEGUIR O TSN AQUI NO MEDIUM clicando no botão “FOLLOW” logo mais abaixo!

--

--

Laís Vargas
Tudo sobre Nada

Literatura, marketing, esportes e tudo que há de bom.