Campanha da Domino’s depois de uma pesquisa nacional que revelou que sua pizza tinha o pior sabor da América. Img: https://br.pinterest.com/pin/574842339915790331/

Uma dose de autenticidade

Ou sobre a importância de você ser o que você é, e não o que você gostaria de ser

Fabio Ismerim
Tudo sobre Nada
Published in
4 min readSep 15, 2016

--

No post em que falei sobre o conceito do Doppelgänger Brand Image (DBI) eu termino com uma frase sobre a importância de ser autêntico. A autenticidade é um fator importante para a sua marca e é através deste conceito que sua empresa ou produto serão vistos pelo seu público. Ser autêntico é mostrar para todos os players do mercado como você se comunica e trata o seu público. Ser autêntico é agir da maneira com os valores e princípios que você acredita. É mostrar como você realmente é. Parece óbvio, e na verdade é, mas como vimos no exemplo que utilizei para explicar o DBI o óbvio muitas vezes precisa ser dito.

Um breve contexto histórico

Antigamente, antes da chegada da internet, os veículos de mídia, rádios, TV e jornais, eram centralizados e controlados apenas por profissionais. Para fazer a publicidade do seu produto/empresa era extremamente caro e o retorno não muito bom, afinal, você não possuía dados suficientes para direcionar sua propaganda para seu público alvo com tanta eficiência e inteligência.

A busca pelo lucro acaba fortalecendo um editorial cuja intenção é “vender” a notícia, deixando o compromisso com a verdade em segundo plano. — Eli Pariser

Como os meios eram centralizados, consequentemente era muito difícil checar a veracidade das informações que você recebia. Teoria da conspiração, mentiras ou qualquer tipo de besteira eram facilmente propagadas.

Propaganda de cigarro mostrando os benefícios para asma, bronquite, febre, laringite e demais problemas na garganta. Via Wikimedia Commons

Aí chegou a internet e colocou todo esse cenário de ponta cabeça. Em 1994 tivemos o primeiro anúncio via banner na internet. Um marco histórico que mudaria o rumo da publicidade — e o destino do montante para esse fim — para sempre.

A chegada das redes sociais ajudaram a incrementar essa quebra de paradigma e mudaram ainda mais esse cenário.

receita em anúncios nos jornais

Você é o veículo

A internet e principalmente as mídias sociais democratizaram a forma como produzimos e consumimos informação. Hoje qualquer um pode divulgar uma notícia através de tweet antes de qualquer jornal. O poder da informação saiu das mãos de poucos para mãos de muitos. O consumidor passou a ser um agente ativo e passivo nesse meio e, consequentemente, não só ficou mais fácil de checar a veracidade das informações como também aumentou a diversidade na maneira de fazê-la.

Difícil imaginar uma propaganda como aquela do cigarro acima circulando hoje (mesmo se deixarmos de considerar um órgão regulatório nesse processo). Por conta desses e outros fatores é que ser autêntico é fundamental para o seu negócio e sua imagem.

Uma pesquisa de 2014 mostra que consumidores tendem a pagar mais por produtos autênticos. E a autenticidade depende da forma como a empresa promove e representa os seus produtos.

Uma outra pesquisa de 2015 que saiu no volume 12 do Review of Marketing Research, mostra que a imitação e incompatibilidade (mostrar algo que não condiz com sua empresa) são os dois principais motivos pelos quais os consumidores julgam uma marca inautêntica.

Escolha um propósito e envie uma mensagem verdadeira

Um exemplo que gosto muito é o da famosa lanchonete Heart Atack Grill, de Las Vegas. O cardápio é altamente calórico e eles alertam para os riscos que os pratos podem causar a sua saúde. “Nosso cardápio é feito com o propósito de ser ofensivo. Faz tão mal para a saúde quanto o possível” diz Jon Basso, dono do restaurante (?).

vai um sanduba ponte de safena quádruplo aí?

Não quer, não vá. Mais verdadeiro e honesto, impossível!

Como eu disse em outros textos, estes conceitos não se restringem mais a grandes empresas. Hoje temos mais e mais pessoas produzindo conteúdo e se transformando em “marca”. É importante tomar cuidado com as informações que você transmite e principalmente, com a diferença entre o que você diz ser e capaz de fazer com o que realmente você é capaz de fazer.

Se você gostou clica no ❤ logo abaixo e compartilhe o texto nas suas redes sociais :)

NÃO DEIXE DE SEGUIR O TSN AQUI NO MEDIUM clicando no botão “FOLLOW” logo mais abaixo!

--

--