8 dicas para otimizar sua rede Wifi

Atualmente, é difícil imaginar uma casa sem acesso à internet WiFi. A facilidade de conexão com os smartphones, notebooks e smart TVs é uma das facilidades deste uso. Todavia, o seu modem pode apresentar problemas. Veja 8 dicas de como solucionar os problemas e otimizar sua rede Wifi.

1. Atualizar é sinônimo de renovação

O modem Wifi, assim como todos os equipamentos eletrônicos, está sempre em constante evolução, logo, sempre que puder, você deve atualizar os seus aparelhos garantindo maior velocidade e segurança na transmissão de dados. Se o seu modem for um modelo antigo, troque-o e otimize a sua conexão.

2. Sem obstáculos

É crucial que seu roteador Wifi fique posicionado em um local alto e livre de obstáculos para que o sinal possa fluir. Outro conselho importante é manter o aparelho em um lugar elevado, como em cima de alguma prateleira. Um erro que muitas pessoas cometem quando o sinal está fraco é posicionar as antenas do modem em direção na qual a pessoa está. O roteador funciona de maneira diferente as antenas de televisão, então, para garantir o melhor sinal, mantenha as antenas sempre apontadas para cima.

3. Interferências invisíveis

Existem diversos equipamentos que possam causar interferência em sua rede, os principais deles são os telefones sem fio e o micro-ondas. Para evitar esse problema, você pode adquirir telefones ou roteadores com frequências diferentes. Caso não seja possível, posicione estes aparelhos longe um do outro.

4. Prenda os ladrões de sinal

Mesmo que seu roteador tenha uma senha cadastrada, pode ser que ela seja muito simples, facilitando que outras pessoas conectem nela. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é escolher um padrão de segurança mais avançado, como o WPA. Além disso a senha deve ser difícil, contendo letras e números. E também, para evitar que outras pessoas identifiquem a sua rede e possam “decifrar” a senha, evite usar nomes que indiquem de onde é o sinal, como “WiFi do fulano”.

5. Sequestro? Só se for ficcional

Programas de download, como jogos online, streaming de vídeo ou Torrent podem sequestram muito o sinal de sua rede WiFi. É possível que um download esteja consumindo a maior parte de sua internet e limitando o uso para os outros computadores. Atuando contra este problema, você pode utilizar uma ferramenta presente em quase todos os roteadores WiFi: QoS (Quality of Service ou Qualidade de Serviço). Esta ferramenta prioriza a transferência dos dados por protocolos, ou seja, você organiza quais aplicativos ou processos têm prioridade. Como colocar uma chamada de vídeo a frente de um download. Você também pode bloquear totalmente um programa.

6. Aumente a intensidade do sinal

Reinstalar um novo firmware no roteador e aumente a intensidade do seu sinal. O firmware é um sistema do aparelho que controla todas as suas funções. Existem firmwares modificados que podem potencializar seu equipamento antigo, entre eles a possibilidade de amplificar o poder das antenas. Os mais conhecidos são o DD-WRT e o Open-WRT.

7. Reciclando o antigo

Sempre tem aquele cômodo da casa que não recebe o sinal adequadamente, mas se você ainda possui aquele roteador antigo, você pode resolver esta inconveniência: coloque o antigo aparelho no meio do caminho e o seu sinal será amplificado. Infelizmente, nem todos os roteadores trazem essa função. Se seu aparelho for um deste, basta instalar o DD-WRT, depois configurá-lo para que ele retransmita o sinal do primeiro roteador.

8. Tudo precisa de um recomeço

Muitas vezes o roteador trava por causa do aquecimento, perdendo toda qualidade do sinal. Para restaurar a “saúde” de seu aparelho, você pode reiniciá-lo de tempos em tempos manualmente. Você pode reiniciar seu modem Wifi todas as noites, por exemplo, otimizando sempre seu aparelho e sua internet.

-

- Brasília: (61) 3011–7551
- Goiânia: (62) 3095–6990
- Anápolis: (62) 3943–6906
- Rio Verde: (64) 2104–7441
www.primetek.com.br

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.