5 passos para iniciar 2021 com seu orçamento em dia

Tudo se Transforma
tudosetransforma
Published in
5 min readJan 26, 2021

--

Começar o ano com pé direito inclui também organizar nosso dinheiro

Você pode até falar que “a conta não bate” quando pensa em seus ganhos em relação ao valor de possíveis compras ou prestações das dívidas, né? Afinal, quem nunca se enrolou com uma fatura de cartão de crédito com juros rotativos que saiu do controle, a lista de materiais das crianças, com as parcelas de um empréstimo, com o cartão do mercado ou daquela loja de departamento favorita?

Acredite, você não está sozinho e conta pode bater de agora em diante, seguindo 5 passos superimportantes para que você consiga FOCAR no seu orçamento e sair do vermelho.

É fundamental que você equilibre sua dívida de acordo com o valor disponível que você tem para quitá-la (um montante) ou como pagá-la mensalmente com um parcelamento.

Depois desse bate-papo breve, bora começar?

  1. Some todas as suas dívidas
Reprodução/Internet

Essa é a primeira etapa que vai te ajudar em absolutamente TU-DO!

Reúna todas as suas contas atrasadas, dívidas e faça uma somatória para organizar sua vida financeira. É assim que você vai conseguir visualizar o montante total, o quanto elas comprometem sua renda mensal para separar cada uma por prioridade de acordo com a grana que você tem disponível para quitá-las.

A dica aqui é organizá-las de acordo com o tempo de atraso e pela urgência de cada pagamento. Você pode priorizar também as que possuem maior taxa de juros, como as dívidas de cheque especial, parcelas de empréstimos em atraso e cartão de crédito com juros rotativos.

Se você não sabe por onde começar ou prefere usar tecnologia, existem dois sites que podem te ajudar nesse levantamento e mostrar o caminho das pedras para que você consiga concluir o próximo passo da nossa lista: Consumidor Positivo e Serasa. Essas são opções de plataformas em que você pode inserir os dados de suas finanças manualmente ou, se preferir, usá-las para buscar e consolidar as informações de várias instituições financeiras em um só lugar.

2. Renegocie o que estiver devendo

Reprodução/Internet

Agora que você já sabe o total de sua dívida e entendeu quais são as prioridades, é hora de correr atrás do tempo perdido. Você pode começar entrando em contato com os credores das dívidas mais antigas, de maior valor e com mais juros. Muitas empresas de cobrança são abertas para negociações e acordos com os clientes — oferecendo, inclusive, vantagens bem interessantes.

Veja o quanto você pode e quer pagar para cada dívida, estruture sua proposta e mande ver na negociação!

Você deve estar se perguntando: “Mas eu nunca renegociei uma dívida. Como faço isso?”. Alguns pontos importantes vão te ajudar nessa etapa, que são:

Respira e inspira: é, literalmente isso. Mantenha a calma e organize seu raciocínio lógico, agilidade e clareza durante a conversa;

Seja estratégico: entre em contato ao menos uma vez com o credor para entender qual proposta ele tem para oferecer. Levante juros, encargos e tudo o que foi somado junto com o valor que já existia em aberto. Assim, você entenderá o valor da dívida e conseguirá propor quanto você pode pagar, à vista ou por mês, e que não irá interferir ou prejudicar suas outras contas fixas;

O controle é seu: estar seguro do que você pode ofertar para quitar o valor em aberto com o credor em questão é importante para que você direcione a negociação, apresente seus argumentos e deixe claros seus objetivos. Fale de maneira direta e sincera qual é sua condição para que consigam chegar a um bom acordo para ambos os lados 😉

3. Anote seus gastos

Reprodução/Internet

Liste todos os gastos do seu dia a dia, inclusive os mais “inocentes” (eles podem ser os mais perigosos): um brinco baratinho que estava na promoção, uma capinha nova para o seu celular — mesmo com outras cinco novinhas guardadas em casa -, aquele chocolatinho ou bolo de pote que você compra todo dia após o almoço.

Anote um por um, literalmente. Depois disso, você poderá partir para a próxima etapa!

4. Faça o controle de seus gastos e contas

Reprodução/Internet

Faça um levantamento por categoria (alimentação, transporte, lazer) para saber onde estão seus maiores gastos e escolha por onde começar a redução desses valores. É fundamental ter controle financeiro.

Uma dica de ouro é não começar cortando suas atividades de lazer. É um erro bem comum achar que diversão é o principal motivo de gastos supérfluos, mas nem sempre isso é verdade. Ter um tempo e parte do orçamento dedicado a um tempo de lazer de qualidade pode, inclusive, te influenciar a tomar decisões mais conscientes na sua rotina. Afinal, quem consegue viver sem se divertir?

Com todos os custos juntos, é importante que você subtraia o valor do seu salário pelos seus gastos mensais totais, ou seja, saber quanto sobra ou falta.

Para fazer esse controle, você pode usar uma planilha no seu computador ou celular ou aplicativos como Guia Bolso ou Organizze para categorizar tudo.

5. Conhecimento sobre educação financeira

Reprodução/Internet

Pode parecer bobagem, mas educação financeira é tão importante quando aprender a ler e escrever.

Quando falamos sobre educação financeira, é importante muito mais do que “economizar o dinheiro”. Conhecimento financeiro nos traz hábitos saudáveis que ajudam a cuidar de nosso orçamento (diário, mensal, anual) pensando no hoje e no futuro a longo prazo. Dessa forma, conseguimos criar um planejamento financeiro que se adapte ao nosso estilo de vida e controlando nosso dinheiro.

Antes de fazer uma compra, faça perguntas como “Eu preciso realmente disso?”, “Qual é minha maior necessidade neste momento?”. Se a grana está muito curta e precisamos optar entre pagar uma conta ou outra, questionar-se é importante e deve ser feitas sem medo. Afinal, nosso dinheiro é muito valioso para ir embora sem planejamento.

Agora que você já aprendeu os 5 passos para começar o ano com foco total em um orçamento azulzinho, aproveita para seguir e favoritar o blog Tudo Se Transforma e acompanhar todas as dicas para que 2021 seja o início de uma relação saudável com seu rico dinheirinho 😊

___

Leia também:

Dicionário de economês: vamos esclarecer esse mistério?

Dicas para se livrar das cobranças assustadoras

--

--