aumento de limite: entenda o processo

Natalia Oliveira
tudosetransforma
Published in
4 min readJul 30, 2019

--

Muitas vezes o limite é visto como um problema nos cartões de crédito. Mas você já pensou que pode ter muito mais por trás de um aumento de limite negado?

Para poder falar melhor sobre esse assunto, falei com o Marcelo Scarpa, diretor do Banco CBSS e responsável pela área de crédito e cobrança do digio. Segundo ele, o aumento de limite para quem tem o cartão pode ser feito de dois jeitos: solicitando pelo app ou pelas campanhas mensais de aumento de limite que o digio realiza.

Todo mês, a equipe de crédito do digio olha toda a base de clientes e seleciona algumas pessoas para aumentar o limite. Quem são essas pessoas? São aquelas que tem o digio há mais de três meses, já usaram pelo menos alguma vez o cartão e que estão com os pagamentos em dia, tanto das faturas do cartão como também outras contas que o cliente tem (ou seja, o score também é avaliado nesse caso).

Além desses critérios, outro ponto que foi citado pelo Scarpa é que o limite do cliente sempre tem que caminhar junto com a renda (sendo declarada ou presumida). Então, caso um cliente tenha um limite muito superior que o valor da renda, aumenta a possibilidade de a pessoa ficar inadimplente, que é considerado um risco para o digio, além de também complicar a vida financeira do cliente — já que uma dívida sempre contribui negativamente para o histórico de uma pessoa.

Por isso, é muito importante que você sempre esteja atento ao seu limite e mantenha a utilização do seu cartão de acordo com a sua capacidade de pagamento. O planejamento é fundamental para atingir o equilíbrio financeiro.

Viu que isso é um problema? Fique tranquilo! No app do digio você encontra o ajuste de limite, que você pode aumentar ou diminuir o valor dele.

Todo mês, pelo menos 10% da base inteira dos clientes digio tem aumento de limite — e nem sempre são para as mesmas pessoas, já que, as campanhas costumam atingir pelo menos 30% de usuários com limite aumentado pela primeira vez.

Um ponto de atenção é que, se você recebeu aumento de limite, mas não fez compras usando o valor que recebeu, você provavelmente não receberá um aumento nos próximos meses. Essa é uma regra da equipe de crédito que entende que quando a pessoa não usa o limite que recebeu, é porque ainda não precisou.

Como eu disse lá em cima, 10% da base recebe aumento de limite por mês. E aí você pode pensar “só isso?”.

Pois bem, quando falamos em aumento de limite, estamos falando também de regras do Banco Central, ou seja, é mais complicado do que a gente pensa: “o aumento de limite necessita de alocação de capital por parte do Banco para manter o seu índice de Basiléia dentro das normas. Portanto, realizamos aumento de limite para clientes que necessitam e utilizam seu cartão de forma recorrente”, explica Scarpa. Isso quer dizer que existem regras para que haja o aumento de limite e, por esse motivo, são priorizados aqueles clientes que usam e pagam a fatura do cartão.

O que fazer para ter mais chances de aumento de limite?

Um dos conselhos que o Scarpa me contou foi: “esteja sempre em dia com seus compromissos financeiros — seja com o digio ou com outros cartões. Assim, você não vai ser negativado no Serasa e SPC, e poderá ter um score melhor”.

Novidade que vai impactar o limite dos clientes

Conversando mais com o Scarpa, podemos falar que uma novidade bem legal vem por aí: o chamado behavior score. Ele vai funcionar como um score comportamental que o próprio sistema do digio vai criar e que vai ser medido de quatro jeitos: pelos estabelecimentos em que o cliente compra, o quanto ele utiliza o cartão, parcelamentos e pagamentos em dia, isso sendo avaliado só pelo uso do cartão digio.

O objetivo dessa novidade é de fazer com que o cliente seja sempre fiel a pagar suas faturas e ter um limite justo conforme o que é avaliado dentro do cartão. Assim que for lançado, iremos fazer uma publicação aqui no blog explicando tudinho :)

___

___

Leia também:

Vale a pena parcelar a fatura?

digioStore: sabia que pode facilitar a sua vida?

--

--