a Black Friday vem aí!

Tanise Mondejar Pacheco
tudosetransforma
Published in
3 min readOct 18, 2019

E você? Já sabe como aproveitar ao máximo a data?

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday foi importada para o Brasil e ganhou a atenção no calendário do varejo nacional e principalmente a do consumidor. Segundo pesquisa da Provokers, encomendada pelo Google, o brasileiro vai comprar, seja na loja física ou digital. Se você faz parte dessa estatística, rola aqui pra baixo e confira as dicas que o digio preparou para você arrasar nas comprinhas e aproveitar os melhores descontos e benefícios!

Cuidado com "Black Fraude"

Segundo uma matéria publicada no Reclame Aqui Notícias, uma reportagem da Folha de S.Paulo monitorou o preço de cerca de 6 mil produtos que receberam o selo Black Friday e identificou que estes sofreram aumentos significativos antes da data, prática conhecida como "Black Fraude".

Alguns sites de comparação de produtos e ofertas possibilitam ver o histórico de até seis meses do preço de um produto. Assim, utilize a ferramenta para entender as variações de valor do seu desejo de compra até a Black Friday e decida pela loja e preço que mais se adequarem à sua expectativa.

Entrega e frete: confira antes de clicar em Comprar

Desconto bom é aquele que quando você soma tudo, o valor final é bem abaixo do que você pagaria regularmente. Por isso, antes de finalizar sua compra, veja quanto você vai pagar pelo frete e quantos dias sua compra vai demorar para chegar. Além de tomar uma decisão de compra mais confiante, você evita a dor de cabeça de ter suas comprinhas chegando só no Natal, né…

Vai comprar pela internet? Verifique se a loja é confiável

Parece clichê, mas na hora que o produto desejado entra naquela promoção arrasadora, a gente esquece de checar se a loja é confiável. Verifique sempre no site da Receita Federal se as informações da empresa — como razão social e CNPJ — batem com o que consta no site, além de checar se está regular.

Além disso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico certifica as lojas online que aderem ao Código de Ética da Black Friday por meio do selo "Black Friday Legal". Assim, cheque se sua loja preferida conta com a certificação.

Ficou insatisfeito? Bota a boca no trombone!

É comum que, durante a Black Friday, alguns problemas sejam intensificados por causa do aumento do volume de compras que as lojas recebem. Imprevistos como atraso na entrega, indisponibilidade do produto, divergência de preços e até cancelamentos ocorram. Por isso, se algo não funcionar, entre em contato pelos canais de atendimento da loja e procure resolver o problema.

Se ainda assim você não conseguir uma solução, não desista. Você pode entrar em contato com o PROCON — Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor e abrir uma reclamação para que o órgão auxilie em uma solução do caso.

E o digio? Vai participar da Black Friday?

Sim! Mil vezes sim! O digio está preparando uma série de vantagens para os clientes aproveitarem ao máximo esse dia. Você vai poder conferir todas as parcerias que vão garantir diversos benefícios para você economizar enquanto compra. Fique ligado aqui no blog e em nossas redes sociais porque em breve vamos contar tudinho!

___

Ainda não tem o seu digio? Peça o seu aqui!
___

--

--

Tanise Mondejar Pacheco
tudosetransforma

Team Lead de Conteúdo e PR do digio, mãe de um bebê lindo, esposa de um cara incrível. Fã de música, pessoas, histórias e Homescapes.