conheça: área de UX

Tanise Mondejar Pacheco
tudosetransforma
Published in
3 min readNov 11, 2019

--

O que fazem? Do que se alimentam? Como surgem no digio?

~Não sei se você já reparou, mas toda segunda-feira a gente conta um pouquinho sobre a vida no digio e um pouco mais da nossa cultura. Se essa é a primeira vez que você entra no nosso blog, clique aqui e confira os outros posts que a gente já fez!~

Donos das melhores figurinhas no grupo de trabalho, que também tem os nomes mais nonsense — tipo “seja você sua própria pizza” — a área de UX no digio é relativamente nova e vem reunindo um time multidisciplinar com muita experiência que está revolucionando nosso app.

Parte do time de UX

Bem, para começar, UX é basicamente a sigla para User Experience (Experiência do Usuário, em português). A nomenclatura surgiu na década de 90 e definia a importância de pensar na melhoria da integração humana com a tecnologia e o trabalho de criar interfaces intuitivas e fáceis de usabilidade para facilitar a vida das pessoas e atrair mais clientes.

"Aqui no digio todos os projetos da área de UX começam e terminam com o foco no usuário", conta Soraya Hauache, estagiária de UX do digio. Ela conta que é a partir dele que o time pensa em como deixar o app do digio mais fácil e agradável de usar.

Para isso, o time frequentemente realiza pesquisas com os clientes para avaliar o relacionamento deles com os produtos oferecidos pelo digio, testes de protótipos para medirem a aceitação e suas percepções. Feito isso, eles partem para a criação de ícones, botões e telas do app para melhorar a experiência do usuário e deixar o digio cada vez mais intuitivo e fácil — uma vez que o nosso propósito é descomplicar a relação financeira que as pessoas têm com as instituições e, assim, empodera-las ainda mais sobre seu dinheiro e vida financeira.

Telas criadas, botões com as funcionalidades em seus lugares, é hora de aplicar. O time de UX cola no de desenvolvimento e, juntos, transformam o que era layout em realidade no app. Você baixa a atualização e voilà: tem em mãos um app que foi desenhado a partir das suas perspectivas!

Equipe tranquila admirando o Palamedi no Halloween

E o que um profissional de UX precisa fazer para ser parte do time do digio? "O mais importante é ser um profissional inquieto, resiliente e apaixonado por tecnologia — porque ela nos move, abre novas oportunidades e nos desafia a repensar experiências — e por pessoas — porque entender as pessoas é a base do que fazemos. Querer saber o que as pessoas pensam, sentem e o que elas esperam dos nossos produtos, requer ter uma paixão genuína por pessoas — ", explica Fabio Palamedi, Gerente de UX do digio. "A equipe conta com Designers, Publicitários, Engenheiro de Processos… todos focados em criar um app cada vez mais legal para os clientes digio", complementa.

___

Leia também:

por que o digio tem um perfil no Spotify?

grafite no digio: conheça Ronah Carraro

--

--

Tanise Mondejar Pacheco
tudosetransforma

Team Lead de Conteúdo e PR do digio, mãe de um bebê lindo, esposa de um cara incrível. Fã de música, pessoas, histórias e Homescapes.