5 dicas para se manter no azul

Tanise Mondejar Pacheco
tudosetransforma
Published in
4 min readDec 16, 2019

Que tal iniciar 2020 com as contas em dia?

A gente nem piscou e 2019 já está quase no fim, né? E, se neste ano você deu uma tropeçada na vida financeira, não há motivos para se preocupar. O post de hoje contém dicas para você começar a colocar a casa em ordem e se manter sempre — ou o máximo possível — no azul!

Pague suas dívidas

Aproveite que a segunda parcela do décimo terceiro já deve estar pingando aí na sua conta e regularize seus débitos. Se você estiver com dívidas, ainda dá tempo de negociar com até 90% no Feirão Limpa Nome do Serasa, que acontece até dia 15 de dezembro. Super simples e dá para fazer online, o que é mais prático ainda. Assim, você fica em dia com as contas, limpa seu nome e fica tranquilo.

Thiago Alvarez, CEO do Guiabolso, comenta que há outras possibilidades além da negociação das dívidas, como o crédito online. "Hoje em dia há muitas opções desta modalidade. É interessante fazer simulações e verificar se é possível conseguir uma taxa de juros menor do que a atual”.

“Uma dica bônus é colocar uma meta de investimento todo mês, podendo ser um valor financeiro a partir de R$ 30, ou uma porcentagem da renda. Ao colocar essa meta e já separar o dinheiro assim que receber o salário, você diminui o risco de gastar a quantia e acabar não poupando nada”

Saiba para onde vai seu dinheiro

Conversei com o GuiaBolso, aplicativo de gestão de finanças pessoais que conecta em um só lugar suas contas correntes, investimentos, cartões, empréstimos, seguros e organiza seus gastos tudo para você visualizar de maneira fácil para onde está indo seu dinheiro e quais são as melhores oportunidades para você.

“O aplicativo permite que você sincronize suas contas correntes e cartões e tenha uma planilha automática na palma da mão, ou seja, não precisa mais guardar as notinhas e anotar os gastos. Na plataforma ainda é possível contratar produtos como empréstimos pessoais, tudo online”, explica Alvarez.

Ainda, é possível agendar lembretes de vencimento das contas, categorizar seus gastos por contas de consumo, supermercado, farmácia, doações, dentre outras opções. Desta forma, você poderá visualizar onde você mais gasta e se reorganizar.

Corte gastos desnecessários

Aquele pingado com pão na chapa e requeijão na saída é realmente muito gostoso e não há problema em se jogar nele de vez em quando. Mas que tal tomar café da manhã em casa mais dias na semana e reduzir a ida à padaria para uma vez por semana? Parece bobo, mas some o que você investe nesse café dos deuses e no final do mês você vai perceber que pode economizar bastante.

Thiago Alvarez também recomenda que outros gastos sejam revistos, como os financeiros que contém taxas e tarifas que não fazem sentido no orçamento. “É importante rever inclusive serviços financeiros, como pacotes de conta corrente e cartões de crédito. Avalie se não vale a pena migrar para um cartão sem anuidade ou conta digital gratuita”, explica.

Nem preciso dizer que a dica do Alvarez tem tudo a ver com o digio, né? O cartão de crédito da marca é sem mensalidade e anuidade, ajuda no controle de gastos, já que você pode acompanhar tudo pelo aplicativo, além de configurar lembrete de vencimento na sua agenda do celular e diversos serviços.

Não gaste mais do que você ganha

Tá bem, tá bem. Essa nem devia valer como dica, mas eu te garanto que tem gente que se empolga com as parcelinhas no cartão e quando a fatura fecha tem vontade de chorar e até revisa o extrato para checar se não foi clonado.

Antes de apertar o botão comprar, verifique no seu controle de gastos quais são as contas que você tem que pagar, o quanto já gastou no seu cartão de crédito e quantas parcelas você já fez em outras compras.

Tenha uma reserva para emergências

São coisas que quebram e precisam de conserto, o animal de estimação precisa de uma consulta veterinária e remédios, ou até mesmo um boleto se perdeu e você recebeu aquela ligação te lembrando de pagar e não estava no seu planejamento. Não tem jeito, imprevistos acontecem.

Para não ser pego de surpresa, tenha sempre um pézinho de meia na poupança. Pode parecer difícil, mas com um pouquinho de disciplina dá para fazer. Lembra do dinheirinho que você economizou na padaria? Coloque-o na poupança todo mês e viva a vida sem lembrar que ele existe. Assim, quando você tiver uma emergência, poderá lançar mão dele e não ficar apertado com as contas.

Dica bônus do Guiabolso!

“Coloque uma meta de investimento todo mês, podendo ser um valor financeiro a partir de R$ 30, ou uma porcentagem da renda. Ao fazer isso e já separar o dinheiro assim que receber o salário, você diminui o risco de gastar a quantia e acabar não poupando nada”.

___

Ainda não tem o seu digio? Peça o seu aqui!

___

Leia também:

conheça o poup: aquele te dá parte do seu dinheiro de volta

tudo o que você precisa saber sobre pagamento parcial

--

--

Tanise Mondejar Pacheco
tudosetransforma

Team Lead de Conteúdo e PR do digio, mãe de um bebê lindo, esposa de um cara incrível. Fã de música, pessoas, histórias e Homescapes.