o poder da música para o bem-estar e relaxamento na quarentena

Jaqueline Santana
tudosetransforma
Published in
4 min readApr 20, 2020

Certas melodias podem te ajudar a atravessar o período de isolamento social com saúde e bom humor

Além da memória afetiva que uma música pode carregar, em situações de dificuldade ou de grande pressão ela também pode ser uma ótima aliada para deixar o dia a dia mais tranquilo e cheio de positividade.

Tanto faz qual é seu estilo favorito, uma pesquisa realizada na Universidade da Flórida mostrou como a música age no cérebro: cada componente de uma peça musical mexe com uma região cerebral específica, trabalhando, geralmente, em zonas responsáveis pelo conhecimento e interpretação de sentimentos.

Ou seja, não é por acaso que, ao ouvir nosso som favorito — ou até mesmo uma melodia desconhecida — sensações de alegria, tristeza, irritabilidade ou relaxamento nos invadem. Pensando nisso, por que não ouvir uma playlist que te faz bem para encarar com mais tranquilidade esse período de isolamento social em decorrência do COVID-19 (o novo coronavírus)?

Reprodução/Internet

Como aqui no digio nós adoramos música — mas isso você já sabe, afinal, apoiamos festivais muito bacanas em 2019 — fizemos uma lista com os principais efeitos causados pela música em nosso bem-estar. Vem comigo!

1. Melhora o humor

Após um dia cheio de trabalho em casa, dar o play em uma seleção de músicas tranquilas pode transformar seu astral. Ao serem questionados sobre “o que de melhor a música os fez sentir”, participantes de diversas pesquisas citaram o “bom humor” em primeiro lugar. E os ranzinzas que me desculpem, mas tentar se manter bem humorado é fundamental! ;)

Reprodução/Internet

2. Diminui a ansiedade

Ficar sozinho, sem ver os amigos e familiares pode ser meio desesperador, né? Mas você sabia é possível até controlar sua ansiedade ouvindo música? Uma simples canção pode, inclusive, causar o mesmo efeito no corpo que uma sessão de massagem. Escolha uma música relaxante, concentre-se e foque em sua respiração. Fará bem para seu corpo e mente.

Reprodução/Internet

3. Auxilia no tratamento da depressão

Olha que notícia boa: músicas de meditação e relaxamento agem nos sintomas da depressão. Em pesquisa realizada nos Estados Unidos, pacientes em tratamento e adeptos de sessões diárias de musicoterapia (prática com música no contexto clínico de tratamento, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar) apresentaram quadro de melhora 25% maior em relação aos demais participantes do estudo.

Ah, e sobre a depressão, não se esqueça: se estiver passando por um momento difícil, você não está sozinho. Procure ajuda, chame alguém para conversar e dividir o que sente. Ainda que o bate-papo não possa ser presencial neste momento, uma chamada de vídeo ou um telefonema podem te conectar com um grande amigo e até mesmo com um especialista.

Reprodução/Internet

4. Crie uma playlist que te desconecte do mundo exterior

Passamos 200% de nosso tempo online, certo? Que tal tirar um tempo para se desconectar da rotina, dos problemas e simplesmente pensar em coisas boas? Existem diversos aplicativos que permitem montar sua própria playlist, sozinho ou com a ajuda e sugestões de amigos.

Com serviço digital, que possibilita ouvir suas músicas a qualquer hora e em qualquer lugar, basta baixar o app de sua preferência e cadastrar seu digioCartão como método de pagamento que o débito será feito automaticamente em sua fatura. Rápido e fácil.

Reprodução/Internet

Companheira inseparável de viagens de carro, no transporte público e até para maior concentração durante o trabalho, agora você já sabe que ouvir música pode ser muito mais que um passatempo. Divirta-se e cuide do seu bem-estar com sua trilha sonora favorita.

Sua saúde física e mental agradecem!

___

Ainda não tem o digioCartão? Peça o seu cartão de crédito sem anuidade aqui!

___

Leia também:

juros rotativos nunca mais! conheça as vantagens do parcelamento de fatura

quarentena: dicas para um home office mais eficiente

--

--

Jaqueline Santana
tudosetransforma

Jornalista e feliz da vida por trabalhar com o que mais gosto: contar histórias. Entre um texto e outro, assisto shows pelo Brasil e faço stories aleatórios.