Segunda sem carne & Vegetarianismo & Veganismo

digio
tudosetransforma
Published in
3 min readMay 15, 2018

--

Lançada em 2009 no Brasil, a iniciativa da segunda sem carne trabalhou para que a introdução do cardápio vegetariano crescesse gradualmente em 2011 nas escolas municipais de São Paulo, que possui cerca de 1 milhão de alunos beneficiados, poupando 436 mil Kg de carne ao longo de um ano. O melhor de tudo é que os alunos aprovaram o cardápio, mas as alegrias não param por aí. Em 2014 os restaurantes populares do programa Bom de Prato e em 2016 a rede estadual de ensino também aderiram ao movimento substituindo a proteína animal pela proteína vegetal às segunda-feiras, o que levou a campanha brasileira a ser reconhecida como a maior do mundo, resultado da presença em mais de 100 municípios beneficiando mais de 3 milhões de pessoas.

Porém mesmo com a popularização, muitas pessoas ainda se confundem entre os significados de vegetarianismo e veganismo, por isso vamos explicar tim-tim por tim-tim a diferença e a abrangência de cada um dos termos.

Vegetarianismo

O vegetarianismo é um regime alimentar que exclui todos os tipos de carne da alimentação e que também possui subdivisões tipo:

Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.

Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.

Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.

Vegetarianismo semiestrito: exclui quase todos os alimentos de origem animal com exceção do mel.
Vegetarianismo estrito: não se alimenta de nenhum produto de origem animal.

A adoção desse estilo de vida pode derivar de diversos motivos como: ética, saúde, meio ambiente, sociedade, economia e religião.

Veganismo

Algo comum entre os termos é confundir o veganismo como uma dieta alimentar, porém é um estilo de vida que busca tirar todos produtos de exploração animal, desde alimentação até vestuário, incluindo produtos que façam testes em animais. O principal motivo de quem adere o veganismo é o respeito pelos animais. No site da Sociedade Vegana você encontra artigos que explicam detalhadamente sobre os assuntos fundamentais para quem quer conhecer mais afundo o tema.

Que o consumo excessivo de carne faz mal todo mundo já sabe, mas se você quer diminuir o consumo aderindo ao movimento da ‘Segunda sem Carne’ vamos te deixar a dica de seis pratos vegetarianos e veganos que não deixam nada a desejar:

Granola

Quibe vegetariano

Homus

Torradas

Lazanha de berinjela

Bolo de chocolate vegano

Alguns documentários também são muito indicados quando falamos no assunto, listamos abaixo alguns disponíveis no Netflix (mas vale avisar que alguns tem cenas muito pesadas) :

Cowspiracy O Segredo da Sustentabilidade, é um documentário onde é revelada a verdade sobre a indústria que mais tem destruído o planeta: a agropecuária.

Rotten: Com um mergulho na cadeia de produção dos alimentos, esta série documental revela verdades amargas e expõe forças ocultas que definem o que comemos.

Food Choices: trata basicamente sobre questões de saúde, mas passa por ambientalismo e compaixão às outras espécies de animais

E por fim um filme que também fala sobre o assunto, porém de uma forma um pouco mais lúdica:

Okja: O filme Okja, da Netflix, faz uma crítica social enorme a respeito do consumo de carne de animais e o como eles são tratados.

--

--

digio
tudosetransforma

Ninguém acorda com desejo de ter um cartão de crédito. Mas todo mundo quer experimentar algo, seja festival, viagem, serviço... O digio é esse parceiro!