chega de dúvidas sobre transações internacionais!
--
Dessa vez eu vim falar com vocês sobre um assunto que pessoalmente é uma grande paixão: VIAGEM. Particularmente sou louca por conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas (experimente fazer isto sozinho então, é libertador!). Não posso ver uma promoção de passagem aérea que já faço mil planos e pesquisas sobre o destino. Alguém aí se identifica?
A real é que há algum tempo descobri que isso tem nome e não é todo mundo que se sente assim. Você já deve ter ouvido falar em “wanderlust”, esse termo todo charmoso é utilizado por muita gente que transborda aquela vontade incansável de sair viajando por aí. Fora esse, também existe o “fernweh”, que é um pouco mais novo e não tão comum, mas significa praticamente a mesma coisa, porém com beeeem mais intensidade, ou seja, para aqueles que se pudessem morariam num avião (sou dessas!).
Pensando em todas essas viagens e como as pessoas utilizando o cartão de crédito internacional (e o digio é um deles), eu sempre tive muuuuitas dúvidas e pavor de usar cartão de crédito no exterior. Era um tal de IOF pra lá, conversão de dólar pra cá… eu nunca entendia nada o que ia virar tudo isso na prática. Pra resolver esse problema, fui conversar com nosso time especializado, que me contou tudo sobre as transações internacionais e eu vi que nem é todo esse bicho de sete cabeças:
Vamos supor que você fez uma compra no valor de 100 dólares.
1- Este valor será convertido para real a partir do valor da taxa PTAX, (que é uma média das taxas daquele dia, calculada pelo Banco do Brasil) + 4% (spread).
2- Depois disso, vem o cálculo da variação cambial, que nada mais é do que a diferença entre o valor da taxa do dólar no dia que a compra processou com a do dia do fechamento da sua fatura.
Obs. Se essa variação for positiva, você será cobrado pela diferença. Se for negativa, você terá o desconto do valor na sua fatura.
3- Por fim, será aplicado o IOF, o imposto sobre operações financeiras. No caso de compras no exterior com cartão de crédito, pela internet ou em viagem, a taxa de IOF cobrada é de 6,38% e ela já é calculada sobre o valor final da compra com a variação cambial.
Ah, e se a compra for feita em euro, por exemplo, ele será convertido para dólar e seguirá o processo anterior. O mesmo vale para compras feitas no Brasil, em sites internacionais.
É fácil, né? Consegui esclarecer suas dúvidas sobre transações internacionais? Agora você sempre conseguirá fazer o cálculo e saber antes o valor exato de quanto vai te custar todos aqueles souvenirs que você quer trazer para a família toda ;)
___
Ainda não tem o seu digio? Peça o seu aqui!
___
Leia também: