Um futuro feito à mão

digio
tudosetransforma
Published in
2 min readApr 30, 2018

--

Semana passada, no dia 24, foi o #FashionRevolutionDay, um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria de moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em 2013. A campanha, visa estimular o questionamento da produção das marcas que consumimos, aumentar a conscientização sobre os ritmos da produção e os impactos sociais/ambientais, além é claro, da mudança nos hábitos de compra.

Mas essa campanha é apenas mais um indicativo do crescimento da conscientização de consumo, da popularização do conceito de slow fashion e a valorização do trabalho artesanal. Vemos todos os dias a criação/crescimento de marcas locais, pequenas e conscientes, que vão desde roupas à cosméticos naturais.

Feirica
João Pessoa-PB

O evento busca valorizar empresas locais e conscientes. O ponto positivo de feiras e coletivos, é que você conhece vários produtores em um só lugar.

Casa Viva Decor
Recife-PE

Uma loja itinerante que faz a curadoria de marcas e criadores autorais pernambucanos.

Junta Local
Rio de Janeiro-RJ

A junta local promove a comida local e justa, fazendo a ponte entre os produtores e o público. Através do site deles, também é possível encomendar virtualmente e agendar a busca para o dia do evento.

São Paulo

Além das habituais bancas que populam as calçadas da Av.Paulista nos domingos e feriados, também vamos indicar duas feiras que buscam apoiar o produtor local e promover o empreendedorismo de novas marcas.

Feira Jardim Secreto

A feira Jardim Secreto é uma iniciativa da casa Jardim Secreto (ambas no bairro do Bela Vista), onde também é possível encontrar alguns produtos e até cursos focados no consumo consciente.

Feira Jabuticaba

A feira Jabuticaba acontece na Vila Madalena, sempre em datas divulgadas em suas redes sociais.

É através de eventos assim, que pequenas marcas ganham popularidade e a graça do público. Porém a conscientização não envolve apenas novos hábitos de compra, mas também a difusão do chamado DIY e de atividades que não víamos há muito tempo como o bordado e crochê.

Clube do Bordado

Ficou curios@ sobre o bordado?
Dá uma olhada nesse canal, o Clube do Bordado é um coletivo que busca fomentar a cultura do bordado e do feito à mão, lá você encontra aulas para todos os níveis.

Paulo Biacchi

Quer se aventurar no mundo do DIY e fazer algo para sua casa?
Paulo é designer e em seu lado B, no Youtube, ensina peças de decoração feitas à mão, fáceis, e que em sua maioria ressignificam objetos.

Um ano sem lixo

Já pensou sobre a quantidade de lixo que produzimos mas não sabe como diminuir?
Cristal decidiu viver uma vida sem lixo, mais natural, mais saudável e divide no blog sua experiência e suas receitas para esse estilo de vida.

--

--

digio
tudosetransforma

Ninguém acorda com desejo de ter um cartão de crédito. Mas todo mundo quer experimentar algo, seja festival, viagem, serviço... O digio é esse parceiro!