Meu Daily UI Challenge — Desafio de UI

Se você não tem a miníma ideia do que é, vem comigo que eu te explico, quem sabe você participa também.

Bianca Silva
Turn On

--

Na jornada de tentar me tornar uma UX e uma UI designer melhor, eu procurei diversas ferramentas, sites, blogs que pudessem me auxiliar a treinar e obter mais conhecimento. Em uma dessas pesquisas assíduas eu me deparei com o simpático site do Daily UI Challenge.

E o que é o Daily UI?

Durante 100 dias, todos os dias, você receberá emails na sua caixa de entrada com desafios que vão colocar sua mente para funcionar, esses desafios em totalidade são compostos por algum tipo de interface que você terá que criar. Muitas vezes esse desafio não especifica para que plataforma sua interface deve ser criada, o que gera maior liberdade criativa para o designer.

Os desafios

Por um momento eu fiquei com receio do tipo de desafios que poderiam chegar no email, devido ao meu tempo ser escaço.

Mas os desafios são em geral uma ou no máximo duas telas, que sempre vão mexer com a sua imaginação. Dentre os desafios que recebi alguns deles foram:

  • Uma tela de login.
  • Uma calculadora
  • Um player de música
  • Uma tela de erro 404
  • Um produto em um e-commerce
  • Uma tela de erro e sucesso

Inclusive, todas as interfaces que vocês estão vendo imagens aqui foram desenvolvidas durante os desafios do #DailyUI. O que mostra que, em geral, são telas que você faz de forma simples, e em pouco tempo, e o que vai diferenciar você das outras milhares de alternativas presentes na internet, é a sua criatividade e atenção na usabilidade do seu user.

Por que você deveria participar deste challenge?

Muitas vezes nós ficamos presos a tipos específicos de telas, e esquecemos a infinidade de possibilidades que projetar uma aplicação pode trazer. O Daily UI Challenge te auxilia a sair da caixinha das screens óbvias, trazendo uma dose de desafio para o seu dia a dia.

Além disso, se você como eu, é um estudante buscando migrar para este universo, nada melhor do que ter incentivo para praticar todos os dias. Já dizia o ditado "A prática leva a perfeição", e desafios assim são excelentes para colocar habilidades de design a prova. Lembra os princípios de design que eu disse serem velhos, mas muito uteis em qualquer composição no outro artigo? Pois é! Hora de mostrar que você conseguiu dominar eles o melhor possível.

Eu ainda estou um pouquinho arrastada com o meu challenge, ao todo eu fiz 14 desafios e estou fazendo 3 por semana devido a minha rotina que é pesada, mas eu já pude observar uma boa melhoria na minha forma de fazer as telas, e também eu aprendi muito com os users do Insta que entram em contato para conversar sobre.

Inclusive, para quem quiser acompanhar minha saga no UI Design, eu estou postando sempre que posso no meu instagram @biauiux e sempre tento trazer algum tipo de reflexão sobre a interface de plataformas já conhecidas, e porque eles tomam determinadas decisões.

Se vocês gostaram dessa matéria, não esqueçam de aplaudir e seguir o Turn On, é muito importante e especial para mim ver vocês engajando com o meu conteúdo. Ah, e se bater aquela curiosidade a mais sobre a carreira e estudos em UI e UX, não esquece de conferir meu outro artigo: 5 coisas que não te contaram sobre começar em UX/UI.

--

--

Bianca Silva
Turn On
Editor for

I'm a UI/UX designer student, working as designer and communications intern at IBM. I'm 25, and I really love design world, and I am always studying about it.