A crise e o recomeço

Daniel Neves
Tutoria Criativa
Published in
4 min readJul 16, 2018

Sou formado em Design pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Entrei na faculdade no início de 1998. Desde muito cedo comecei a trabalhar e passei por alguns dos grandes escritórios de Design do Rio de Janeiro.

Tive a oportunidade de conviver de perto com designers, que hoje ocupam altos cargos de grandes empresas. Alguns se tornaram grandes amigos. Cada um deles escolheu um caminho. Mas eu teria uma longa jornada até finalmente encontrar o meu.

Em 2004, decidi trabalhar de maneira independente. Nos 10 anos seguintes, foram inúmeros projetos realizados. Nesse período, construi marcas, produtos e serviços para grandes empresas.

Ao trabalhar por conta própria, tinha todas as crenças de um empreendedor em série e um lema: 'Obsessive Only'. Significa que quanto mais você trabalhar, quanto melhor você for, tudo vai acontecer como você imagina. Afinal, ouvimos a vida inteira “Aprenda, cresça, e se torne alguém.”

Em 2011, resolvi montar meu próprio escritório de Design. Era um espaço que sempre quis ter. Tudo projetado nos mínimos detalhes. Um cenário próspero se desenhava.

Meu trabalho finalmente tinha atingido a maturidade, tinha as conexões certas, as receitas a cada dia aumentavam. Porque daria errado? Era o momento de dar um salto maior, consolidar o crescimento de tudo que vinha plantando ao longo de anos de prática. Eis que a vida, sem muita cerimônia, foi me mostrando que não era bem assim.

Apesar do escritório dos sonhos totalmente disponível, me vi sozinho quando as coisas não deram certo.

A mensagem que mudaria tudo

Passaram-se dias e meses em uma profunda crise, até que todas as coisas ruins acabariam. Finalmente recebi a mensagem que mudaria minha vida.

“Desperte sua Kundalini e todas as respostas virão. Você vai encontrar uma meditação para praticar e tudo vai ficar claro. Não se preocupe, você vai tentar diversas práticas, mas vai saber quando encontrar.”

O que significa Kundalini? O que preciso fazer exatamente?

Imagine estar cego mesmo com os olhos abertos. Não havia clareza sobre qual seria o ponto de transformação e como isso se daria.

Olafur Eliasson: Your Blind Movement

Não tinha a menor ideia do que isso significava e o impacto que teria. Foi como uma porta se abrindo sem saber aonde ia dar. Mesmo com tudo disponível a minha volta, a cada movimento, por mais que tentasse, me sentia totalmente desorientado. É possível viver a vida inteira nesse cenário assustador e não saber como sair nem para onde ir.

Sentimos isso através do vazio interior, medo, depressão, ansiedade, insônia, dificuldade de concentração e principalmente capacidade de tomar decisões. É aqui onde a mensagem começa a ser compreendida.

O encontro com Kundalini Yoga

“Não precisamos de novas escolhas. Estamos inundados de escolhas. Precisamos de uma capacidade elevada para fazer escolhas. Não precisamos de mais informações. Precisamos de sabedoria para usar toda a informação. Não precisamos de outra religião. Precisamos da experiência de um caminho que cria bem estar espiritual para agir com fé no que acreditamos.”

Yogi Bhajan

Kundalini significa Consciência. Quando a mensagem diz “Desperte sua Kundalini e todas as sua respostas virão” quer dizer: “Acesse sua Consciência e todas as suas respostas virão”. Como acessar essa Consciência? O Yoga é uma tecnologia para despertar a consciência e Kundalini Yoga, o yoga da consciência.

Ela inicia com o atributo humano universal que, independente do seu nível individual de experiência e consciência, a realidade, por debaixo de cada mente humana, é que ela é, ao mesmo tempo, infinita e criativa em potencial. Para crescer e brilhar, é preciso antes aprender a servir e ser. ‘Eu Sou, ‘Eu Sou’. Tinha finalmente encontrado a prática e a meditação que a mensagem dizia.

Foi em Kundalini Yoga que as coisas começaram a fazer sentido.

A origem da crise

A Tutoria Criativa tem sua origem em 2014 quando me formei Professor de Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan.

A origem da minha crise na verdade, era essencialmente uma crise de percepção. Estava completamente separado do fluxo criativo da minha mente, da natureza, da visão de mundo que gostaria de manifestar e da realidade que gostaria de construir.

No fundo, eu queria ser capaz de usar minha criatividade para me transformar e mudar o que estava a minha volta de uma maneira profunda e verdadeira.

Para isso acontecer, foi necessário desenvolver:

  • um contato com a intuição;
  • um relacionamento comprometido;
  • e uma ação centrada na minha verdadeira identidade.

Quando você vê e age em cada momento com clareza, você pode ganhar uma compreensão mais profunda de si mesmo e o que está a sua volta. Essa é a natureza e origem da criatividade.

Seu propósito é refletido em tudo que você faz, parte de um mesmo fluxo. Não há mais separação.

É quando não há mais dualidade ou dúvida.

O recomeço

Meus projetos anteriores, em sua maioria tinham promessas que não podiam ser cumpridas. Não se encaixavam dentro dessa nova proposta porque faltava autenticidade.

Tive que deixar tudo para trás e recomeçar novamente.

Já em 2015 até 2018, com a proposta da Tutoria Criativa, atuando como consultor e designer, pude criar diversos projetos e oficinas. Algumas em parceria com o Rio Criativo, incubadora de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e também com o Oi Labora/Yunus Negócios Sociais.

Continuo minha trajetória como Professor de Kundalini Yoga ao realizar o Nível 2 de Comunicação Consciente (2015), Mente & Meditação (2016), Vitalidade & Estresse e Relacionamentos Autênticos (2018).

Agora, um novo capítulo se inicia. Afinal, esse foi o caminho que escolhi para mim.

O melhor de tudo, é que essa história está apenas começando.

--

--