5 sinais de que você está acomodado

Madsen Vale
Twenty Weeks
Published in
3 min readNov 3, 2015

Quando a inércia da vida torna-se um incômodo, tente perceber a frequência dessas frases no seu cotidiano

Existe uma diferença substancial entre estar satisfeito e estar acomodado. Estar satisfeito é abrir mão de coisas que você gosta de fazer, não ter vontade de desbravar novos caminhos, acreditar que chegou ao seu limite e, mesmo assim, sentir-se feliz.

Estar acomodado, do grego Στεγάζονται, do esperanto akomodita, é estar preso a zona de conforto contra sua vontade. Geralmente os sintomas disso são evidenciados a longo prazo, em um daqueles momentos de epifania que você olha ao seu redor e se percebe que vários anos já passaram sem que você notasse.

Quando a inércia da vida torna-se um incômodo, tente perceber a frequência dessas frases no seu cotidiano:

“Minha vida é muito triste”
Várias sociedades já tentaram encontrar uma explicação razoável para o principal agente causador da infelicidade. Eu e Freud gostamos de acreditar que isso acontece quando sua mente e seu coração não chegam a um consenso. Essa discordância faz com que você fique preso em um universo apático.

“Hoje eu mereço descansar”
Mentir para si mesmo é uma das coisas mais irracionais que o ser humano é capaz de fazer. Alguns autores dizem que o mais importante é dar o primeiro passo, no entanto essa recomendação é muito fácil de burlar. Muitas pessoas dão o primeiro, segundo e terceiro passos, mas o quarto passo preferem deixar para segunda-feira, pois já começaram a emular uma sensação parcial de dever cumprido que gera algum tipo de satisfação a curto prazo. Óbvio que segunda-feira nunca chega e o novo projeto é apenas mais um entre muitos outros incompletos da sua vida. Até as edificações mais colossais foram construídas tijolo após tijolo. Ou com a ajuda de Alienígenas. Vai saber.

“A vida é muito Injusta”
Esse é um dos sintomas que as pessoas tem mais dificuldade em aceitar. Não adianta culpar o chefe que não percebe seu talento, o mercado que está prostituído, sua família que não te dá suporte, seus subordinados que não são profissionais ou o cara da TI que não instalou o Office 2014. Se as coisas da sua vida não estão andando da forma que você gostaria, o único culpado é você. Percalços cotidianos são grandes aliados para quem vive uma vida de desculpas. Procure por soluções ao invés de procurar por desculpas.

“As coisas são assim mesmo”
Se você pronunciou essa frase nos últimos meses, pare de ler esse post agora e:

  1. Escreva em um post it algo que você sempre quis fazer;
  2. Cole em um lugar bem visível;
  3. Encontre uma forma de realizar isso;

A letargia é extremamente contagiosa e em um ambiente corporativo vai se alastrando por cada setor, até que todos sejam consumidos por sentimentos de impotência e acomodação.

“Eu já fiz o possível”
As coisas que mais queremos são as mais difíceis de alcançar, é natural chegarmos a um ponto onde pensamos que já fizemos o possível para fazer algo dar certo e que é hora de desistir. Para pessoas acomodadas, geralmente esse momento chega muito rápido. Uma lição muito importante que aprendi no exército durante as infinitas corridas:

– Quando você acha que está no limite, sempre tem mais 10% sobrando

E sempre tinha mesmo.

Cada pessoa precisa encontrar sua própria forma de lidar com a acomodação, afinal temos motivações diferentes. Elimine essas frases do seu repertório e kick the can.

Originally published at twentyweeks.com.

--

--