As coisas precisam ser fáceis, simples e usáveis

Vamos falar de facilidade, simplicidade e usabilidade e o que isso pode te ensinar com produtos digitais

Esses três conceitos são pilares para qualquer objeto e/ou produto, principalmente para os produtos digitais. Para ficar mais claro cada um deles vamos primeiro ao conceito de cada:

Facilidade

  • Qualidade de fácil
  • Disposição para fazer alguma coisa sem grande trabalho, sem esforço
  • Aptidão

Simplicidade

  • Qualidade do que é simples
  • Ingenuidade
  • Singeleza

Usabilidade

  • Qualidade do que é usável
  • Característica do que é simples e fácil de usar
  • Capacidade de um objeto, programa de computador, página na internet, etc. satisfazer as necessidades do usuário de forma simples e eficiente.

Pronto. Temos cada conceito esclarecido e podemos trabalhar com todos juntos nas coisas da vida. Se tratando de coisas tudo aquilo que faça sentido para você, que torne o seu dia mais simples, fácil e usual, mas em específico vamos falar do copo americano de vidro e o que ele pode te ensinar sobre usabilidade de produtos digitais.

O copo americano é um modelo de copo desenvolvido e produzido pela empresa Nadir Figueiredo, muito utilizado em padarias (carinhosamente chamado de copo de pingado), bares e botecos do Brasil. O Copo Americano foi criado quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Ele se inspirou em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos e por isso o chamou de copo americano. Contudo, o modelo de Nadir Dias de Figueiredo foi completamente desenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros. Pode se dizer que é um ícone do Brasil e que faz parte da história do País.

Um ícone do design brasileiro, que já participou do MoMa, museu de arte moderna de Nova York em 2009, ao lado de Degas, Picasso, Modigliani e Monet. É referência para o órgão de saúde pública, quando se fala em soro caseiro. É medida para receita dos mais variados gourmets. É orgulho para a história da indústria nacional. É o copo de todos os brasileiros.


Um copo de vidro vai me ensinar sobre facilidade, simplicidade, e usabilidade nos produtos digitais? Como assim?

Facilidade

Com seus 93 milímetros de altura e sua largura de 67 mm é ideal para o posicionamento das mãos de pessoas de diversas idades. Sua volumetria de 190ml é a quantidade ideal para degustar um pingado, um suco e uma cerveja, antes que ela esquente no copo 🍺. E sua medidas também proporcionam armazenamento sem esforço.

Simplicidade

O copo Americano produzido pela Nadir Figueiredo é capaz de te mostrar tudo isso e mais um pouco. Convido você a começar a olhar para as coisas simples. Tendência essa para o design de 2017 mas que algumas gigantes (poucas na verdade) de tecnologia já conhecem a bastante tempo.

Ele é eficaz, funcional, acessível, simples, resistente, econômico, único, popular, aceito por todos, faz parte da história e cultura do Brasil, é adorado pelos jovens, é sinônimo do poder de nossa indústria, não tem status, é anônimo e é de todos.

Usabilidade

O copo é inteiramente composto por 2 chanfros, vertical e horizontal.

O chanfro na parte de cima na horizontal possibilita posicionamento dos dedos para apoio do copo, caso ele deslize, e é arredondado para melhor adaptação dos lábios. Os verticais, formados por riscos levemente abaulados internamente são uma ótima adesão para os formatos dos nossos dedos, tornando o manuseio bem fácil.

Eu não quero vender o copo, até porque, com todas essas características, ele se vende. Aí está a relação que quero te apresentar. O seu sistema precisa vender-se, ser simples, fácil e usual.

Conclusão

Pense claro e direto. Entregue uma aplicação simples, muito fácil de usar, igual ao copo americano.

Quando iniciar um projeto digital tenha foco o usuário, qual a informação você irá entregar a ele e como. Apresente informação direta, bem estruturada e sem bla bla bla, como diz o Marques nesse artigo… corte metade da metade”. Tenha preferência pelo design com as mesmas características.

Esse é meu primeiro artigo de usabilidade e espero contribuir com outros. Se você gostou me dê um ❤️ e envie para os seus amigos 😀.

Se tiver outros insights vamos conversar nos comentários.

Like what you read? Give Eduardo Sully 👥 a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.