UBNT-BR
Aug 16, 2018 · 3 min read

AP Load Balancing: Como Limitar a Quantidade de Clientes Conectados por AP na Rede Wi-Fi

Uma boa prática de projeto em redes Wi-Fi é dimensionar a quantidade de APs para atender a estimativa daquilo que seria o pico de clientes conectados em determinado ambiente, ou seja, o pior caso. Ao fazê-lo, é comum que haja vários momentos em que o ambiente possui mais APs do que realmente seria necessário para atender os clientes, afinal um mesmo cliente receberá sinal de boa qualidade de múltiplos APs. Nesses casos, é comum acontecer de um AP ter muito mais clientes conectados do que outro também disponível no mesmo espaço físico.

O recurso Load Balancing per Radio do UniFi Controller permite determinar via software a quantidade máxima de clientes conectados por AP, viabilizando o balanceamento dos clientes naqueles ambientes em que existem múltiplos APs disponíveis na mesma área de cobertura.

Ao habilitar o recurso Load Balance per Radio, o UniFi define um limite máximo de clientes que podem ser associados ao AP, de forma que aqueles clientes com sinais mais fracos serão desconectados através de solicitação do AP, até que o número de clientes associados retorne ao limite permitido.

Fazer isso melhora bastante o desempenho da rede Wi-Fi porque o resultado não é apenas uma melhor distribuição em relação à carga de processamento dos APs, mas também porque há melhor utilização do tempo aéreo (airtime) das células wireless operando em canais diferentes. Assim, balancear os clientes entre os APs disponíveis é uma ótima prática para otimizar o uso dos canais de rádiofrequência no ambiente.

É muito importante ter clareza de que para tirar proveito deste recurso é necessário que haja múltiplos APs na mesma área de cobertura, do contrário você pode ter mais problemas do que benefícios. Por exemplo, se em um determinado espaço existem 60 clientes e 2 APs com áreas de cobertura comuns, então esse recurso é bastante útil para balancear 30 clientes em cada AP. Fazer essa configuração evita, por exemplo, que 50 clientes sejam conectados em um AP e apenas 10 clientes conectados em outro AP. Por outro lado, se no mesmo espaço existem 60 clientes e apenas 1 AP, então com a mesma configuração o AP aceitararia somente 30 conexões e deixararia de atender os demais clientes.

Observação: Uma vez que o recurso “Load Balancing per Radio” utiliza uma técnica leve (via software) para desconectar os clientes excedentes, a decisão final acerca de permanecer conectado no AP ou aceitar o pedido de desconexão depende inteiramente do próprio cliente.


Para ativar o Load Balancing no UniFi Controller, o primeiro passo necessário é entrar nas configurações do site para habilitar a opção “Recursos Avançados”.

Depois que os recursos avançados estiverem habilitados nas configurações gerais do site, ao editar as configurações de WLAN Group será possível habilitar a opção Load Balance (per radio) com o número máximo de clientes por AP, podendo variar de 1 a 200.

Por fim, depois de selecionar sua nova configuração, basta aplicá-la através do que a controladora UniFi fará o provisionamento do(s) AP(s).

Reparem que aplicar novas configurações é muito rápido e fácil através da interface gráfica do UniFi, apresentada neste vídeo, inclusive aqueles recursos avançados, por isso é fundamental entender os detalhes técnicos de cada recurso antes de fazê-lo.




Samuel Henrique Bucke Brito samuel.brito@ubnt.com Ubiquiti Networks

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ubnt.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.