APs UniFi de Alta Densidade: Definitivamente a Melhor Relação Preço-Performance do Mercado

A demanda por Wi-Fi não para de crescer e atualmente os ambientes estão mais densos, ou seja, possuem mais dispositivos conectados em espaços com maior concentração de pessoas, como acontece em auditórios e arenas esportivas. O atual padrão 802.11ac de WLAN foi originalmente lançado em 2013 com novas tecnologias que aumentaram sua capacidade em relação ao legado padrão 802.11n.

Recentemente esse novo padrão foi melhorado através da publicação de um adendo tecnológico denominado 802.11ac Wave 2. Os equipamentos Wi-Fi aderentes ao padrão 802.11ac Wave 2 contemplam uma série de melhorias, principalmente no que diz respeito à transmissão simultânea para múltiplos usuários através da tecnologia MU-MIMO, suporte a quatro fluxos espaciais (spatial streams), maiores larguras de canais, etc.

Com essas melhorias os equipamentos AC Wave 2 têm ainda mais capacidade para atender uma quantidade muito maior de usuários do que os primeiros equipamentos AC lançados no mercado. É comum os novos equipamentos 802.11c Wave 2 serem comercialmente denominados HD (High Density), já que sua maior capacidade é especialmente útil para atender aqueles ambientes em que existe grande densidade de clientes.

Comparação dos Principais APs HD do Mercado

Em outro artigo sobre o portfólio de Access Points UniFi, destacamos que o UAP-AC-HD possui a melhor relação preço/performance do mercado em comparação a todos os demais concorrentes, conforme pode ser observado no infográfico abaixo. Trata-se do AP ideal para ambientes com alta densidade de clientes, por exemplo em eventos com grande fluxo de pessoas em pequenos espaços, tendo capacidade nominal para conectar até 500 clientes e recomendação real para atender até 250 clientes.

Observação: O número nominal de 500 clientes no UAP-AC-HD depende das capacidades suportadas pelos clientes. Algo totalmente limitante na prática é que vários clientes ainda hoje só suportam o padrão legado 802.11n. Por isso é importante seguir a recomendação de instalar mais APs com menos clientes.

Em testes recém realizados por uma consultoria independente, o UAP-AC-HD apresentou o melhor desempenho dentre os concorrentes no que diz respeito à transmissão de streaming de vídeo, tendo recebido o melhor índice de satisfação dos usuários (qualidade da experiência).

https://alethea.in/wifi-performance-benchmark-testing-class-room-environment

Os APs baseados na tecnologia 802.11ac Wave 1 suportam MIMO, ou seja, utilizam múltiplas antenas para transmissão de vários fluxos em paralelo para o mesmo cliente, o que aumenta bastante o desempenho da comunicação. Os APs baseados na tecnologia 802.11ac Wave 2, como é o caso do UAP-AC-HD, suportam MU-MIMO, recurso que utiliza múltiplas antenas para transmissão de vários fluxos em paralelo para diferentes clientes, aumentando ainda mais o desempenho da comunicação. Na figura abaixo é possível comparar o modo de operação MIMO (à esquerda) e MU-MIMO (à direita).

Se o lançamento recente do AP (UAP-AC-HD) com o melhor custo-benefício e desempenho do mercado já não fosse inovação suficiente, eis que a Ubiquiti surpreendeu todo o mercado novamente com o novo UAP-nanoHD. Observem no infográfico abaixo que o UAP-nanoHD desbancou a posição de melhor relação preço/performance que até então era do seu irmão mais poderoso: o UAP-AC-HD.

O UAP-nanoHD combina o desempenho de alta densidade do UAP-AC-HD com as melhores características do UAP-AC-LITE, ou seja, custo imbatível e tamanho menor! Além disso, o UAP-nanoHD pode ser “vestido” com capas personalizadas para camuflá-lo no ambiente, atendendo até mesmo aqueles clientes mais rigorosos no que diz respeito à estética.

Na tabela abaixo é possível comparar os recursos suportados pelos principais dispositivos HD das quatro empresas líderes na fabricação de Access Points Wi-Fi para WLAN. Fica evidente a diferença enorme que existe na relação preço/performance do UAP-AC-HD e UAP-nanoHD frente aos concorrentes.

Reparem que aqueles APs concorrentes que possuem tecnologias equivalentes ao UAP-AC-HD e UAP-nanoHD chegam a custar até quatro vezes mais. É essa diferença que reforça o título do artigo e definitivamente faz dos APs UniFi de Alta Densidade (HD) a melhor relação preço-performance do mercado.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks