UBNT-BR
Aug 13, 2018 · 5 min read

Band Steering: Como Otimizar a Banda 5G em Redes Wi-Fi?

É cada vez mais comum encontrar dispositivos Wi-Fi dual-band nas redes sem fio, capazes de operar em ambas as faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, já que praticamente todos os novos dispositivos têm essa característica. No entanto, principalmente no Brasil, ainda é muito comum encontrar dispositivos antigos que operam apenas na faixa de 2,4 GHz, muitas vezes com suporte apenas àqueles padrões muito antigos (legados), por exemplo: 802.11b (11 Mbps) ou 802.11g (54 Mbps).

Quando esse é o caso, esses dispositivos legados obviamente serão associados com o rádio 2,4 GHz do AP, de forma que essas tecnologias legadas impactam negativamente no desempenho de toda a célula porque transmitem com taxas mais baixas, ocupando maior tempo aéreo (airtime) da célula.

Além disso, a banda 2G do espectro eletromagnético está bastante poluída em decorrência da disseminação de dispositivos que operam nessa frequência, como por exemplo: telefones sem fio, fornos de microondas, redes sem fio residenciais, headsets Bluetooth, etc. Essa frequência possui apenas 13 canais (no Brasil), dos quais apenas 3 (1, 6 e 11) não geram interferência entre si se reutilizados adequadamente, conforme explicado neste artigo.

Ainda assim, muitas vezes a faixa de 2,4 GHz é mais popular do que a faixa de 5 GHz porque as ondas nessa banda percorrem maiores distâncias (alcance) e têm maior capacidade de penetrabilidade a objetos (paredes). Em contraste, a banda de 5 GHz realmente tem menor alcance, no entanto possui muito mais canais disponíveis e sofre menos interferência. Por isso, apesar desse pensamento popular, a recomendação técnica é exatamente o contrário, ou seja, sempre que possível dê preferência à utilização da faixa de 5 GHz em suas redes sem fio.

Ocorre que atualmente os ambientes estão mais densos e possuem mais clientes, diferente de anos atrás em que se projetava redes wireless indoor com as maiores áreas de cobertura por AP - uma péssima prática hoje. Atualmente as boas práticas recomendam a implantação de células cada vez menores para atingir melhor desempenho, de forma a “pendurar” em média 50 clientes em APs de uso geral, independente de sua capacidade nominal, exceto se utilizados equipamentos de alta densidade que comportam muito mais clientes, como é o caso do nosso UAP-HD que possui capacidade recomendada para até 300 clientes.

O Band Steering é uma técnica utilizada em ambientes Wi-Fi dual-band que estimula os dispositivos clientes a se conectarem na banda de 5 GHz para que haja máximo desempenho decorrente da maior capacidade dessa banda.

Embora um número cada vez maior de dispositivos atualmente ofereça suporte à banda 5G e até prefira utilizá-la, nem sempre isso acontece, por isso um ajuste fino que ajuda muito é ativar o recurso Band Steering para tentar forçar clientes dual-band a ficarem conectados em 5G, evitando assim o congestionamento inerente à banda 2G.


Para ativar o Band Steering no UniFi Controller, o primeiro passo necessário é entrar nas configurações do site para habilitar a opção “Recursos Avançados”.

Depois que os recursos avançados estiverem habilitados nas configurações gerais do site, ao abrir as configurações de um AP (em Devices) aparecerá um novo menu denominado “Band Steering”, onde existem as opções:

Prefer 5G →Balanced →Off

A opção “Prefer 5G” é recomendada para forçar o cliente a ser conectado nessa banda, o que faz o AP responder preferencialmente as requisições (probes) dos clientes em 5G, ignorando as requisições em 2G.

A opção “Balanced” instrui o AP a tentar fazer o balanceamento de todos os clientes em ambos os rádios 2G e 5G, o que pode ser útil em ambientes com muitos clientes novos, já que nesse caso é provável que todos eles tenham preferência pela conexão em 5G, deixando a banda 2G ociosa.

Obviamente o seu ambiente deve ser avaliado para tomar a decisão da melhor opção a ser configurada. Por exemplo, de nada adianta balancear as conexões nos rádios 2G e 5G se seu ambiente é extremamente poluído em 2G, algo muito comum de ocorrer na prática, daí a recomendação de setar “Prefer 5G”.

Por fim, depois de selecionar sua nova configuração, basta aplicá-la através do botão “Queue Changes” que a controladora UniFi fará o provisionamento da nova configuração no(s) AP(s).

Reparem que aplicar novas configurações é muito rápido e fácil através da interface gráfica do UniFi, apresentada neste vídeo, inclusive aqueles recursos avançados, por isso é fundamental entender os detalhes técnicos de cada recurso antes de fazê-lo.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.brFórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.comGrupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito samuel.brito@ubnt.com Ubiquiti Networks

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ubnt.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.