UBNT-BR
UBNT-BR
Mar 17, 2020 · 6 min read

Case de Sucesso: APs e Switches UniFi em Indústria Metalúrgica

Com experiência de 64 anos de atividade fabril, a ALPINO é reconhecida pela produção e comercialização de conjuntos tubulares e tubos curvados para as indústrias automotiva, linha branca (fogões), construção civil e agrícola e para a indústria em geral. Em 1994 a indústria transferiu-se para a cidade de Jundiaí/SP para melhor atender seus clientes e expandiu suas atividades.

Figura. Fachada da Alpino

A L3TI é uma revenda de informática com sede em São Paulo que foi fundada em 2012. Eles mantêm parcerias com os maiores distribuidores de produtos e soluções de TI e são integradores especializados na solução UniFi da Ubiquiti. A L3TI foi responsável pelo projeto de toda a infraestrutura da rede cabeada e Wi-Fi apresentada adiante neste case.

Escopo do Projeto

Para prover boa cobertura Wi-Fi em todos os ambientes da indústria, foram instalados 13 APs UniFi, sendo 9 do modelo UAP-AC-LITE e 4 UAP-AC-M, conforme ilustrado nas figuras abaixo.

Figura. Relação de APs no Software UniFi
Figura. Topologia de APs UniFi

O UAP-AC-LITE é o modelo de entrada com menor custo no portfólio UniFi, sendo ideal para ambientes corporativos que possuem em média 60 clientes conectados por AP. Outra característica muito atrativa deste AP, além da estética que é comum a todos os APs UniFi, é seu tamanho menor em comparação aos demais modelos.

O UAP-AC-M possui o mesmo hardware do UAP-AC-LITE em um gabinete protegido para instalação em ambientes externos (outdoor) com características de resistência ao tempo/chuva. Ele também é uma excelente opção para aqueles ambientes de galpões industriais em que há bastante poeira e suspensão de partículas/sujeira, exatamente o ambiente deste case.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Figura. Galpão da Alpino

Os APs e demais dispositivos terminais foram conectados através de 5 switches UniFi PoE de 48 portas (US-48–500W), dessa forma os APs e telefones IP foram alimentados através do próprio cabo de rede via PoE 802.3af (Power over Ethernet), ou seja, sem que houvesse a necessidade de utilização de injetores/fontes externas. A infraestrutura de switches e interligação entre eles foi feita da maneira ilustrada na topologia abaixo.

Figura. Topologia de Switches UniFi
Figura. Organização dos Switches nos Racks
Figura. Switches no Software UniFi
Figura. Switches UniFi nos Racks do CPD

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas recomendamos a leitura dos seguintes artigos sobre os switches de primeira geração e também os novos switches de segunda geração.

Foram criadas diferentes VLANs na infraestrutura cabeada de switches para separar logicamente as redes corporativa, de telefonia e de visitantes. Essa configuração de VLANs nos switches UniFi é bastante fácil de ser feita através da interface gráfica da controladora, conforme explicado no vídeo abaixo. Nos APs Wi-Fi foram configurados dois SSIDs para separar logicamente as redes corporativa e de visitantes, cada um associado com sua respectiva VLAN, conforme documento nas topologias anteriores.

A vantagem em utilizar equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Controller. Dessa forma é possível gerenciar também a infraestrutura cabeada a partir da mesma interface em que já é feita a gerência dos APs na infraestrutura Wi-Fi.

Figura. Dashboard do Software UniFi
Figura. APs e Switches Gerenciados no UniFi
Figura. Estatísticas de Wi-Fi no UniFi

O software UniFi é gratuito e pode ser instalado em servidores físicos, em servidores virtuais hospedados na nuvem, etc. Para simplificar ainda mais a configuração da rede na empresa foi utilizado um Cloud-Key (CK), um mini computador pré-instalado da controladora UniFi e que é alimentado via PoE. A vantagem de utilizar o CK é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no CK é pago rapidamente decorrente da economia no consumo de energia em comparação a uma máquina tradicional com o software instalado.

Figura. UniFi Cloud-Key

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Depois de executado o projeto foi constatada plena satisfação da indústria metalúrgica e também da integradora L3TI que é parceira da Ubiquiti e já utiliza a solução UniFi em seus projetos, conforme depoimento abaixo.

“Os produtos da família UniFi atenderam perfeitamente a demanda da Alpino. A principal vantagem da solução é o gerenciamento unificado da rede, além da confiabilidade dos equipamentos que aumentou muito a qualidade do sinal Wi-Fi e a cobertura de toda a área fabril e administrativa.

Outro ponto importante que vale a pena destacar é a robustez dos switches PoE da Ubiquiti que foram fundamentais para viabilizar os uplinks do switch core no CPD aos demais switches dos departamentos de Engenharia e Expedição através de interfaces SFP+ de 10 Gbps.

Renato Albuquerque
Gerente de Operações da L3TI

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.

Loja Oficial Ubiquiti BR
br.store.ui.com
Grupo UniFi Facebook
fb.com/groups/ubnt.unifi.br
Grupo UniFi LinkedIN
linkedin.com/groups/12135007
Fórum Oficial Ubiquiti
forum-pt.ui.com

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução…

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store