Case de Sucesso: APs e Switches UniFi na Cobertura Wi-Fi de Stand da Volkswagen no Salão do Automóvel

Nos dias 8 a 18 de novembro ocorreu a trigésima edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o quarto maior evento do mundo e um dos mais importantes do automobilismo mundial, oportunidade que reuniu todas as marcas de automóveis comercializados no Brasil.

A integradora DyJay Tecnologia em Eventos é parceira da Ubiquiti e foi responsável pelo projeto de cobertura Wi-Fi no stand da Volkswagen, o maior do Salão do Automóvel. A DyJay tem sede em Porto Alegre (RS) e o projeto foi supervisionado pelo Henrique Giese Souza.

Figura. Time da DyJay Tecnologia em Eventos

Escopo do Projeto

O evento foi sediado no São Paulo Expo, na capital paulista. O stand da Volkswagem foi o maior do evento com medida de 90m x 50m, ou seja, metragem equivalente a um pavilhão inteiro. Além do stand no salão, também havia um mezanino menor no andar superior, conforme ilustrado nos mapas abaixo que também trazem a simulação da cobertura Wi-Fi.

Figura. Mapa da Cobertura Wi-Fi em 5 GHz no Stand
Figura. Mapa da Cobertura Wi-Fi em 5 GHz no Mezanino

A integradora DyJay optou por utilizar um Cloud-Key (UC-CK) para hospedar o software da controladora UniFi em vez de um computador tradicional ou algum serviço de nuvem. O UC-CK é um mini computador alimentado via PoE que executa uma instância segura (pré-instalada) da controladora UniFi. A vantagem de utilizar a appliance UC-CK é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no UC-CK é pago rapidamente decorrente da economia no consumo de energia em comparação a uma máquina tradicional.

Figura. UniFi Controller Cloud-Key

Para cobertura Wi-Fi foram utilizados APs UniFi dos modelos UAP-HD (03), UAP-nanoHD (2), UAP-AC-M (4) e UAP-PRO (3). Os APs foram conectados através de quatro Switches UniFi (US-8–150W) distribuídos no ambiente, todos com suporte a tecnologia PoE (Power over Ethernet). Essa tecnologia permite alimentar os APs UniFi via cabo de rede, diminuindo a complexidade da infraestrutura de cabeamento porque dispensa um injetor PoE e um lance adicional de cabo por AP.

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Exemplo de AP UniFi no Stand da Volkswagen

Todos os APs e Switches utilizados neste projeto são da família UniFi, conforme relacionado na figura abaixo. A vantagem em utilizar apenas equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Controller.

Figura. Relação de Equipamentos Utilizados no Stand da Volkswagen

No topo do portfólio de APs UniFi, o UAP-HD possui a melhor relação preço-performance do mercado em comparação a todos os demais concorrentes, conforme pode ser observado no infográfico abaixo. Trata-se do AP ideal para ambientes com alta densidade de clientes, por exemplo em eventos com grande fluxo de pessoas em pequenos espaços, tendo capacidade nominal para 500 clientes e recomendação real de 300 clientes.

Figura. Relação Preço-Performance do UAP-HD

Em testes recém realizados por uma consultoria independente, o UAP-HD apresentou o melhor desempenho dentre os concorrentes no que diz respeito à transmissão de streaming de vídeo, tendo recebido o melhor índice de satisfação dos usuários (qualidade da experiência).

Figura. Desempenho do UAP-HD vs Concorrência

Recentemente a Ubiquiti surpreendeu o mercado com o lançamento do novo UAP-nanoHD, equipamento que combina o desempenho de alta densidade do UAP-HD com as melhores características do UAP-AC-LITE, ou seja, custo imbatível e tamanho menor! Observem no infográfico abaixo que o UAP-nanoHD desbancou a posição de melhor relação preço/performance que até então era do seu irmão mais poderoso: o UAP-HD.

Figura. Relação Preço-Performance do UAP-nanoHD
Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Uma característica que merece destaque no case foi a inviabilidade prática de operação do Wi-Fi em 2,4 GHz. Embora todos os APs tenham sido configurados para operar em ambas as bandas, o espectro em 2,4 GHz estava extremamente poluído. Para contornar esse problema foi fundamental a configuração do recurso Band Steering para privilegiar a conexão dos clientes em 5 GHz, conforme observado na figura abaixo, já que na banda de 5 GHz há menos concorrência/interferência e maior desempenho.

Figura. Conexão de Clientes em 2G vs 5G
Observação: Para saber mais sobre o recurso Band Steering e como configurá-lo para conectar os clientes em 5 GHz, recomendamos a leitura deste artigo.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Como já foi explicado anteriormente, a grande vantagem da rede unificada composta apenas por equipamentos UniFi está na gerência centralizada. O software UniFi Controller é totalmente gratuito, independente da quantidade de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti.

Figura. Sala de Monitoramento (NOC)
Figura. Dashboard do UniFi Controller

O objetivo do projeto era prover acesso wireless para todas as máquinas fixas e dispositivos móveis do pessoal da equipe nas diversas áreas do stand da Volkswagen no Salão do Automóvel. Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação do cliente em relação à qualidade e estabilidade do Wi-Fi no stand da VW. A integradora DyJay é parceira da Ubiquiti há anos e não abre mão de utilizar os equipamentos da família UniFi em seus projetos, como pode ser constatado no depoimento abaixo:

“A robustez, confiabilidade, escalabilidade e design aliados a um baixo custo, fazem da linha UniFi a nossa escolha em projetos e eventos há mais de 6 anos. Utilizamos essa linha para atender desde estandes em feiras agrícolas, com pouco mais de 20 usuários, até a cobertura total de mega eventos, como o Salão do Automóvel. Não importa o tamanho do desafio, sempre encontramos a solução com os produtos da Ubiquiti.”
Henrique Giese Souza
DyJay Tecnologia em Eventos

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks