UBNT-BR
UBNT-BR
Aug 7, 2019 · 5 min read

Case de Sucesso: APs UniFi na Cobertura Wi-Fi de Colégio com 1500 Alunos em Bacabal (MA)

O Colégio Reis Magos foi fundado em 2003 e é tradicional no município de Bacabal no MA, sendo um dos mais estruturados do interior do Estado. O colégio oferece cursos de nível infantil, fundamental e médio com destaques em competições esportivas e eventos pedagógicos.

Image for post
Image for post
Figura. Fachada do Colégio Reis Magos

O próprio departamento de TI do colégio foi responsável pela execução do projeto de reestruturação, sob supervisão do Luiz Ribeiro Neto, sendo que optaram por utilizar apenas equipamentos UniFi em toda a infraestrutura de rede para ter a simplicidade da gerência centralizada via software. Luiz explica que a solução UniFi é tão simples de configurar que todo o expertise necessário para sua operacionalização foi rapidamente aprendido através do curso gratuito de UniFi que a Ubiquiti disponibiliza neste link.

Image for post
Image for post
Figura. Quadra Esportiva do Colégio

Escopo do Projeto

A quantidade média de conexões no colégio é de 450 no período matutino, 350 no período vespertino e 600 no período noturno. Os eventos abertos ao público como a feira de ciências e a festa junina têm 1200 conexões. Para atender essa demanda, o departamento de TI optou pela instalação de 17 APs UniFi de diversos modelos relacionados abaixo. Os APs foram distribuídos no colégio para garantir que houvesse cobertura Wi-Fi para professores e alunos em todo o prédio, conforme marcado em vermelho na foto abaixo.

Image for post
Image for post
Figura. Relação de Dispositivos UniFi no Colégio
Image for post
Image for post
Figura. Local dos APs UniFi no Colégio

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Reparem que o portfólio de APs UniFi é bastante amplo e não há nenhum problema em mixar todos eles no seu ambiente porque todos eles serão gerenciados de maneira centralizada pela controladora UniFi. O software UniFi Controller é totalmente gratuito, independente da quantidade e modelos de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre como utilizar o software UniFi Controller na nuvem para gerenciar múltiplos sites remotos.

O AP mais utilizado neste case foi o UAP-AC-LR (Long Range) que possui um sistema inovador de antenas internas fractais (tri-polar), superior às convencionais antenas tradicionalmente embutidas em APs. Este AP é ideal para aqueles ambiente que requerem células com maior área de cobertura.

Image for post
Image for post

Ao contrário do que muitos pensam, de nada adianta instalar um AP com rádio de maior potência para cobrir uma área de cobertura maior. Ocorre que aumentar a potência de transmissão apenas melhora o sinal transmitido pelo AP que é recebido pelo cliente, mas não melhora em nada o sinal transmitido pelo cliente que é recebido pelo AP. Ou seja, quando se aumenta a potência de transmissão do AP é comum observar que os clientes passam a enxergar a rede wireless com sinal de maior intensidade, mas não conseguem estabelecer a conexão e/ou o link fica muito instável.

Observação: Fiquem atentos com aquela “equivocada” (às vezes proposital) estratégia comercial de vendas que enfatiza a potência de transmissão dos produtos, visto que uma boa prática em WLAN é diminuir a potência de transmissão dos APs porque os clientes possuem metade ou menos da potência média de transmissão de um AP, conforme discutido neste artigo.

Foi utilizado um roteador UniFi Security Gateway Pro (USG-PRO-4) na borda para compartilhamento da conexão da Internet e monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego das conexões. Existem dois links entrando nas portas WAN1 e WAN2 do USG, sendo que foi configurado o balanceamento de carga dessas duas conexões através da interface gráfica do UniFi Controller. Dessa forma as duas conexões são utilizadas em paralelo (balanceamento), sendo que em caso de queda de um dos links, então o outro link assume automaticamente.

Image for post
Image for post
Figura. Estatísticas de Tráfego WAN do USG

A facilidade de configuração de dois links de Internet em modo load-balance (balanceamento) ou failover (disponibilidade) é um dos grandes destaques do USG, afinal esse procedimento é rapidamente realizado através da interface gráfica do software UniFi Controller.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway(USG) e recursos suportados.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação da administração do colégio em relação à qualidade e estabilidade da nova rede cabeada e Wi-Fi no escritório. O pessoal de TI do colégio ficou surpreso com a simplicidade da solução UniFi porque foi rápido aprender sua operação através de um curso gratuito disponibilizado pela Ubiquiti no YouTube.

“Já havíamos tentado outras soluções de Wi-Fi antes dos APs UniFi, mas o desempenho não foi satisfatório. Conseguimos resolver nossos problemas utilizando os APs UniFi, sendo que aprender a configurá-los foi rápido apenas assistindo os vídeos no canal oficial da Ubiquiti BR no YouTube. Agora que temos uma rede Wi-Fi estável e segura, posso garantir que não perdemos mais tempo com configurações complexas.”

Luiz Ribeiro Neto
Colégio Reis Magos

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.

Image for post
Image for post

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução…

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store