Case de Sucesso: EdgeRouter e APs UniFi na Cobertura Wi-Fi de Pousada na Praia da Pipa (RN)

A pousada Toca da Coruja é referência para aqueles viajantes que procuram hotéis de charme e luxo pelo mundo, localizada em uma das mais belas praias brasileiras, a Praia da Pipa, em Tibau do Sul no Rio Grande do Norte. O local já foi uma antiga vila de pescadores e se tornou um destino bastante concorrido para quem gosta de alternar descanso com agitação.

Figura. Pousada Toca da Coruja

O projeto de cobertura Wi-Fi na pousada foi executado pelo integrador Godoi Networks (www.godoinetworks.com.br), parceiro da Ubiquiti Networks. Ele executa projetos na região da cidade de Tibau do Sul (RN).

Escopo do Projeto

A pousada Toca da Coruja foi construída em uma área cercada por 25 mil metros quadrados de jardins muito bem cuidados, com árvores e plantas naturais da região, sendo que o complexo conta com 28 quartos, 2 piscinas e um restaurante. Para prover boa cobertura Wi-Fi no ambiente, foram instalados 16 APs UniFi distribuídos da forma observada no mapa abaixo.

Figura. Distribuição de APs na Pousada Toca da Coruja

Dos 16 APs UniFi, foram instalados:

  • 12 UAP-AC-LITE
  • 03 UAP-AC-LR
  • 01 UAP-AC-PRO
Figura. Relação de Dispositivos no UniFi Controller

O AP UniFi de destaque nesse case foi o UAP-AC-LITE, o AP de entrada com menor custo do portfólio UniFi que tem tamanho menor em comparação aos demais modelos, sendo ideal para residências e hotéis. Em alguns locais com quartos mais próximos optou-se pela instalação de um UAP-AC-LR “compartilhado” que possui antenas de maior ganho. Na área da piscina que costuma ter concentração de +/- 80 pessoas optou-se pela instalação de um UAP-AC-PRO. Esse AP na área da piscina provê cobertura Wi-Fi inclusive no spa que antes era uma área de sombra.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Área da Piscina na Pousada
Figura. AP UniFi na Área da Piscina

Além da pousada na praia da Pipa, também existe um bar de frente para o mar que fica na praia das Minas, observado na foto abaixo. Além dos 16 APs já mencionados, nesse bar foi instalado um UAP-AC-LITE adicional para os hóspedes terem acesso através de um link de satélite. Esse AP é gerenciado junto dos demais na mesma instância da controladora UniFi.

Figura. Bar na Praia das Minas

Nas configurações da rede Wi-Fi da pousada foram criados 2 SSIDs para separar logicamente as redes, sendo um exclusivo para o pessoal administrativo e outro para os hóspedes. No SSID dos hóspedes foi aplicado um controle de banda limitando cada cliente a 4Mbps de download para evitar a saturação do link de 200M disponível no local.

Observação: Para saber mais sobre como configurar restrição de banda no software UniFi Controller, recomendamos a leitura deste artigo.

Na rede de visitantes também foi habilitado o Guest Portal embutido na solução UniFi, recurso que permite criar uma landing page institucional totalmente personalizada para fins de autenticação dos clientes, conforme observado na figura abaixo.

Figura. Personalização do Guest Portal no UniFi
Observação: Leia este artigo para saber mais sobre a configuração de políticas de visitantes nas redes Wi-Fi da solução UniFi. Para saber mais sobre o sistema gratuito de Hotspot do UniFi, recomendamos a leitura deste artigo.

Foi instalado um roteador EdgeRouter X (ER-X) na borda para fazer o compartilhamento da conexão da Internet e o roteamento inter-VLAN das sub-redes administrativa e de visitantes, além do monitoramento em tempo real do tráfego nas interfaces LAN e WAN. O ER-X é um equipamento perfeito para pequenas instalações porque possui excelente desempenho aliado a um custo muito barato levando em consideração as características do hardware e recursos do software. Todas as interfaces são 1 Gbps e os equipamentos possuem bom poder de processamento e memória.

Observação: Há vários modelos de roteadores EdgeRouter (ER) disponíveis no portfólio EdgeMAX. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Dashboard do EdgeRouter (Standalone)
Figura. EdgeRouter X (ER-X)

O ER-X é ideal para ser instalado em pequenas empresas e até mesmo em residências porque permite que suas portas sejam arranjadas de diferentes maneiras, seja para conexão de links externos (WAN), para ligação de redes locais (LAN) ou mesmo para criação de bridge entre portas (switch). O equipamento também pode ser alimentado via injetor PoE na porta eth0 e suporta a tecnologia PoE Passthrough que faz a passagem da energia de entrada na interface eth0 como energia de saída na interface eth4, por exemplo para alimentar um AP UniFi ou rádio airMAX.

Observação: Veja neste case como o ER-X também é ideal para instalação em residências por causa do seu baixo custo e grande flexibilidade, já que suas cinco interfaces podem ser configuradas de qualquer forma.

Os roteadores da família EdgeRouter também podem ser gerenciados pelo software UNMS, um sistema de gerência que permite ao integrador visualizar de maneira integrada todos roteadores EdgeRouter instalados nos clientes. Neste case o EdgeRouter foi integrado ao UNMS para viabilizar o monitoramento das conexões, conforme observado na figura abaixo.

Figura. Tela de Monitoramento do EdgeRouter via Software UNMS
Observação: Os roteadores da família EdgeRouter também podem ser gerenciados pelo software UNMS, um sistema de gerência que permite visualizar de maneira integrada todos os equipamentos da UBNT voltados para o mercado de provedores, ou seja, os switches/roteadores EdgeMAX, os rádios airMAX/airFiber e também os produtos GPON da família UFiber. Para saber mais sobre o UNMS, assista essa playlist no nosso canal do YouTube.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação da administração da pousada Toca da Coruja em relação à qualidade e estabilidade da Rede Wi-Fi no local.

A pousada Toca da Coruja tem como sua principal filosofia proporcionar momentos únicos aos nossos hospedes oferecendo atendimento personalizado que satisfaça o perfil exigente dos nossos clientes. Entendemos que atualmente, estar bem conectado tornou-se fundamental para acompanhar o que acontece no mundo, ou até mesmo dar aquela passada rápida pelas redes sociais.
Resolvemos investir em tecnologia arquitetando uma rede eficiente para o funcionamento administrativo do hotel, como também, a navegação dos usuários na rede que atende a hospedagem. Nesse cenário, foi proposto pelo parceiro da Godoi Networks a instalação dos equipamentos da Ubiquiti que trouxe resolutividade para nossa rede, deixando-a mais eficaz e estável, com gerenciamento remoto e os nossos hospedes, agora possuem uma navegação segura, podendo compartilhar seus momentos inesquecíveis vividos por aqui.”
Isis Faria Ribeiro e Heloísa Faria
Diretoras da Pousada Toca da Coruja

O integrador Lucas Godói (Godoi Networks) é parceiro da Ubiquiti e não abre mão de utilizar os equipamentos da família UniFi e EdgeMAX em seus projetos, conforme depoimento abaixo:

Antes a pousada contava com uma estrutura desorganizada com muitos roteadores domésticos interligados de qualquer maneira e na borda da conexão externa havia um roteador baseado no software pfSense. Frequentemente era necessário um funcionário reinicializar os roteadores que travavam, deixando a rede Wi-Fi indisponível para os hóspedes, por isso havia muitas reclamações. O projeto de reestruturação consistiu na substituição dos roteadores doméstimos pelos APs UniFi que são equipamentos de nível enterprise, além da substituição do pfSense por um EdgeRouter como roteador na borda.
Foi um projeto simples e funcional que resultou no fim das reclamações dos hóspedes em relação ao uso da rede Wi-Fi. Agora não há mais necessidade de intervenção física porque os equipamentos são muito mais confiáveis e gerenciados remotamente pelos softwares UniFi Controller e UNMS em um serviço de nuvem. Desta maneira temos gráficos com muitos detalhes para fazer o monitoramento e a gestão dos equipamentos.”
Lucas Godoi
Godoi Networks

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks