UBNT-BR
May 6 · 6 min read

Case de Sucesso: Rede 100% UniFi em Empresa de Monitoramento de Operações de Transporte

A Argus Solutions é uma empresa especializada em sistemas inteligentes para detecção e gestão de fadiga e distração nas operações de transporte. A empresa é sediada em Piracicaba, no interior de São Paulo, sendo que recentemente mudou seu escritório para um novo prédio comercial para acompanhar seu crescimento nos últimos anos.

A mudança da empresa para um novo escritório comercial foi a oportunidade ideal para reestruturar toda a infraestrutura da sua rede cabeada e Wi-Fi. Como o negócio da empresa está alinhado com tecnologia, é crucial ter uma infraestrutura de qualidade para garantir que a operação esteja sempre online. A empresa optou por instalar uma infraestrutura de rede totalmente baseada nos produtos da família UniFi justamente para garantir essa qualidade e para ter os benefícios da gerência centralizada.

Escopo do Projeto

A instalação da rede no local foi acompanhada pelo time da Ubiquiti no Brasil. O escritório em si é um espaço aberto de 150m², por isso um único UAP-AC-LR foi suficiente para prover excelente cobertura Wi-Fi, observado abaixo.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

O UAP-AC-LR (Long Range) possui um sistema inovador de antenas internas fractais (tri-polar), muito superior às convencionais antenas tradicionalmente embutidas em APs. Este AP é ideal para aqueles ambiente grandes que requerem células com maior área de cobertura.

Ao contrário do que muitos pensam, de nada adianta instalar um AP com rádio de maior potência para cobrir uma área de cobertura maior. Ocorre que aumentar a potência de transmissão apenas melhora o sinal transmitido pelo AP que é recebido pelo cliente, mas não melhora em nada o sinal transmitido pelo cliente que é recebido pelo AP. Ou seja, quando se aumenta a potência de transmissão do AP é comum observar que os clientes passam a enxergar a rede wireless com sinal de maior intensidade, mas não conseguem estabelecer a conexão e/ou o link fica muito instável.

Observação: Fiquem atentos com aquela “equivocada” (às vezes proposital) estratégia comercial de vendas que enfatiza a potência de transmissão dos produtos, visto que uma boa prática em WLAN é diminuir a potência de transmissão dos APs porque os clientes possuem metade ou menos da potência média de transmissão de um AP, conforme discutido neste artigo.

Todos os equipamentos utilizados neste projeto são da família UniFi, conforme relacionado na figura abaixo, incluindo o roteador/firewall e o switch para distribuição da infraestrutura cabeada no prédio. A vantagem em utilizar apenas equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Controller.

Foi usado um roteador/firewall UniFi Security Gateway (USG) na borda para receber dois links de Internet e fazer o failover em caso de falha do link principal, além do monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego das conexões. O USG e todos os demais dispositivos cabeados, incluindo o UAP-AC-LR, foram conectados por um Switch UniFi (US-24).

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway (USG) e recursos suportados. Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Também foi habilitado o Guest Portal embutido na solução UniFi, recurso que permite criar uma landing page totalmente personalizada para fins de autenticação dos visitantes. Nas configurações da rede Wi-Fi foram criados 2 SSIDs para separar logicamente as redes, sendo um exclusivo para o pessoal administrativo e outro para os visitantes. No SSID dos visitantes foi aplicado um controle de banda limitando cada cliente a 5Mbps de download para evitar a saturação do link disponível no local.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre a configuração de políticas de visitantes nas redes Wi-Fi da solução UniFi. Para saber mais sobre como configurar restrição de banda no software UniFi Controller, recomendamos a leitura deste artigo.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

O software UniFi Controller é totalmente gratuito, independente da quantidade de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti. Nesse primeiro momento a empresa optou pela instalação do software no serviço de nuvem Microsoft Azure, mas já está com planos de adquirir um Cloud-Key dedicado para hospedar a controladora.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre como utilizar o software UniFi Controller na nuvem para gerenciar múltiplos sites remotos.

O Cloud-Key (CK) é um mini computador pré-instalado da controladora UniFi e que é alimentado via PoE. A vantagem de utilizar o Cloud-Key é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no CK é pago rapidamente decorrente da economia no consumo de energia em comparação a uma máquina tradicional.

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação da administração da Argus em relação à qualidade e estabilidade da nova rede cabeada e Wi-Fi no escritório, conforme registrado no depoimento abaixo.

“Com a aquisição dos produtos da família UniFi da Ubiquiti implantamos uma rede de acesso confiável e estável. O Wi-Fi nos traz grande mobilidade e não temos mais problemas relacionados à falta de desempenho. Um outro grande atrativo foi a função de análise de tráfego (DPI), que nos trouxe uma visão geral da utilização da Internet, que até então, era desconhecida.

Luís Torin e Mário Cerqueira Proprietários da Argus Solutions

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.




Samuel Henrique Bucke Brito samuel.brito@ubnt.com Ubiquiti Networks

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ubnt.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.