Case de Sucesso: Rede 100% UniFi em Grande Centro de Distribuição

A Wega Motors faz parte do Grupo Argentino R. Neto S/A e atende todo território brasileiro com uma ampla gama de produtos de autopeças. Com sede própria em Itajaí (SC), a empresa conta com uma área de 45.000m² em modernas instalações que agregam a diretoria, as áreas administrativas e de TI, os laboratórios de testes e o Centro de Distribuição e Logística (CD).

Figura. Sede da Wega Motors em Itajaí (SC)

A integradora ETH Soluções em TI (https://www.ethti.com.br) é parceira da Ubiquiti Networks há anos e já conduziu diversos projetos em empresas dos mais variados ramos de atividade utilizando a solução UniFi. A ETH foi responsável pelo projeto de toda a infraestrutura de rede na sede da Wega Motors, inclusive pela cobertura Wi-Fi nos galpões do CD.

Figura. Sede da ETH em Florianópolis (SC)

Escopo do Projeto

O objetivo do projeto foi prover cobertura Wi-Fi em todos os ambientes da sede da Wega Motors em Itajaí (SC), no caso o escritório administrativo onde fica o departamento de TI e o Centro de Distribuição (CD) onde ficam armazenadas as autopeças para distribuição. O CD é composto por um galpão de 12.000m² (120m x 100m).

Figura. Galpão Industrial da Wega Motors

Antes da integradora ETH ser contratada para executar este projeto de reestruturação da rede Wi-Fi no galpão da Wega Motors, existia uma infraestrutura mista com APs UniFi, mas também com vários outros APs de diferentes fabricantes, o que dificultava muito a gerência do ambiente porque cada equipamento tinha que ser configurado de maneira diferente. Havia muita reclamação decorrente de áreas de sombra em vários pontos do ambiente, além da dificuldade de gestão dos ativos na rede.

Todos os equipamentos utilizados neste projeto são da família UniFi, conforme observado na figura abaixo, incluindo o roteador/firewall e os switches para distribuição da infraestrutura cabeada no CD. A vantagem em utilizar apenas equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Controller.

Figura. Dashboard do UniFi Controller
Figura. Relação Parcial de Dispositivos UniFi

O pé direito do CD tem 12 metros de altura, algo muito comum em galpões construídos para o armazenamento de grande quantidade de produtos empilhados. Cabe destacar que essa altura é superior ao limite de 7m que é recomendado para instalação de APs que possuem antenas internas omnidirecionais, já que normalmente resulta em áreas de sombra logo abaixo do AP. Por isso foi necessário instalar mais APs para garantir a cobertura das ocorrências de sombras dos APs vizinhos. Foram instalados 45 APs UniFi dos modelos especificados abaixo, distribuídos nos corredores do galpão da maneira exibida na planta da figura abaixo.

  • 03 UAP-AC-LITE
  • 22 UAP-AC-LR
  • 20 UAP-AC-HD
Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Planta do Galpão

De todos os 45 APs, 3 UAP-AC-LITE foram instalados no escritório administrativo e a empresa já tinha outros 20 UAP-HD antes da execução do projeto de duplicação do galpão. Os 22 novos APs escolhidos para completar a área de cobertura foram do modelo UAP-AC-LR porque o ambiente em si, apesar de grande, não possui uma grande concentração de pessoas.

Observação: O UAP-HD é recomendado para ambientes de alta densidade em que existe grande concentração de pessoas em espaços não muito grandes, por exemplo eventos. Mesmo esse perfil sendo totalmente oposto à realidade de um Centro de Distribuição, nada impede o uso desses equipamentos muito superiores. Leia este artigo para saber mais sobre os APs de alta densidade.

O UAP-AC-LR possui um sistema inovador de antenas fractais (tri-polar), superior às convencionais antenas de 3dbi tradicionalmente embutidas em APs. Este AP é ideal para aqueles ambiente grandes (com quantidade moderada de clientes) que requerem células com maior área de cobertura.

Ao contrário do que muitos pensam, de nada adianta instalar um AP com rádio de maior potência para cobrir uma área de cobertura maior. Ocorre que aumentar a potência de transmissão apenas melhora o sinal transmitido pelo AP que é recebido pelo cliente, mas não melhora em nada o sinal transmitido pelo cliente que é recebido pelo AP. Ou seja, quando se aumenta a potência de transmissão do AP é comum observar que os clientes passam a enxergar a rede wireless com sinal de maior intensidade, mas não conseguem estabelecer a conexão e/ou o link fica muito instável.

A figura acima ilustra exatamente esse processo. A solução para ter reciprocidade de transmissão/recepção (TX/RX) é utilizar antenas de maior ganho, o que implica em melhor sinal de transmissão/recepção em ambos os sentidos da comunicação de maneira simétrica. Fiquem atentos com aquela “equivocada” (às vezes proposital) estratégia comercial de vendas que enfatiza a potência de transmissão dos produtos, visto que uma boa prática em WLAN é diminuir a potência de transmissão dos APs porque os clientes possuem metade ou menos da potência média de transmissão de um AP, conforme discutido neste artigo.

Foi usado um roteador/firewall UniFi Security Gateway Pro (USG-PRO-4) na borda para receber o link de Internet e para viabilizar o monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego das conexões. A simples conexão do link na porta WAN1 do USG-PRO-4 já é suficiente para o equipamento fazer automaticamente as configurações de compartilhamento da Internet (NAT) com as máquinas da rede interna (LAN).

Além do USG-PRO-4 na sede em Itajaí, também foi instalado um USG no centro comercial em São Paulo, já que o objetivo era simplificar o estabelecimento de uma VPN site-to-site entre as duas unidades da empresa. O USG também viabiliza o monitoramento centralizado de todas as estatísticas de tráfego com detalhamento dos acessos por categoria e aplicação, conforme observado na figura abaixo.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway (USG) e recursos suportados. Para saber mais sobre a configuraçõ de VPN Site-to-Site entre dois USG adotados na mesma instância do software UniFi, recomendo este vídeo em nosso canal oficial no YouTube.
Figura. Estatísticas de Tráfego do USG no UniFi

Todos os Access Points UniFi foram conectados por um Switch UniFi PoE (US-48–750W) de 48 portas para que pudessem ser alimentados através do próprio cabo de rede via PoE (Power over Ethenet), ou seja, sem que houvesse a necessidade de utilização de injetores/fontes externas.

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Na sala de TI foi instalado outro switch UniFi de 8 portas (US-8–150W) que recebeu a conexão do roteador USG. Para conexão da sala de TI ao galpão industrial foi feito um uplink via fibra óptica monomodo entre os dois switches, utilizando os módulos SFP da família UFiber.

Figura. Switch UniFi US-8-150W e Módulos UFiber
Figura. Switch UniFi US-48-750W no Galpão

Como a distância entre os dois switches era de apenas 180 metros, poderiam ter sido utilizadas fibras multimodo com módulos convencionais, mas seria necessário que o cabo de uplink tivesse duas fibras ópticas, uma exclusiva para transmissão (TX) e outra para recepção (RX). A vantagem dos módulos UF-SM-1G-S utilizados neste case é que eles são baseados na tecnologia WDM (Wavelenght Division Multiplex), o que permite transmitir e receber informação simultaneamente através de uma única fibra óptica monomodo usando diferentes comprimentos de onda.

Figura. Módulos SFP/SFP+ UFiber
Observação: As interfaces SFP/SFP+ de todos os switches e roteadores UniFi são compatíveis com os módulos SFP UFiber para conexão dos uplinks através de cabos de fibra óptica multimodo ou monomodo (ou mesmo via cabo UTP).

O objetivo primário do projeto foi garantir o funcionamento em tempo integral dos leitores de código de barras (ARM) em todos os corredores do galpão industrial. Também foi configurado um SSID para uso da rede Wi-Fi pelos colaboradores da empresa, no entanto o acesso somente foi liberado durante o horário do almoço, das 11h15 às 12h30. Essa configuração pode ser facilmente realizada no software UniFi Controller através do recurso denominado WLAN Schedule, conforme explicado neste artigo.

Figura. Configuração de WLAN Schedule

Para distribuir a conexão em uma área de confraternização dos funcionários que fica a 140 metros de distância de um ponto de rede no galpão, foi instalado um link ponto a ponto (PTP) com dois rádios airMAX Loco AC (NS-5ACL). Apesar do Nano Loco AC ser um rádio muito barato que custa por volta de R$ 330, ele permite conectar enlaces de até 1km, por isso é amplamente utilizado como CPE pelo mercado de provedores wireless.

Figura. Área Externa do Enclace PTP
Figura. Dashboard do Link PTP dos Rádios Nano Loco AC
Observação: Para saber mais sobre a interface do sistema airOS dos rádios airMAX da Ubiquiti, recomendamos este vídeo em nosso canal do YouTube.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Como já foi explicado anteriormente, a grande vantagem da rede unificada composta apenas por equipamentos UniFi está na gerência centralizada. O software UniFi Controller é totalmente gratuito, independente da quantidade de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti.

A integradora ETH é parceira da Ubiquiti há anos e não abre mão de utilizar os equipamentos da família UniFi em seus projetos. A ETH optou pela instalação do software em um serviço de nuvem, uma estratégia que facilita o gerenciamento de todos os clientes através de uma única interface de gerência no NOC da empresa ou mesmo de qualquer outro lugar através da Internet. O UniFi é muito flexível nesse sentido porque permite a criação de múltiplos sites lógicos na mesma instância da controladora, assim é possível apontar os dispositivos UniFi dos diferentes clientes para seu respectivo site lógico na controladora em nuvem.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre como utilizar o software UniFi Controller na nuvem para gerenciar múltiplos sites remotos.

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação do cliente em relação à qualidade e estabilidade da rede Wi-Fi no Centro de Distribuição, conforme relatado no depoimento abaixo:

Nossa infraestrutura de rede Wi-Fi era mista, dispondo de equipamentos da Ubiquiti e de outras marcas, o que causava interferência de canais e alguns pontos de sombra, além da dificuldade de gerenciamento dos usuários e das redes Wi-Fi. Com a expansão da Wega Motors no mercado nacional, houve a necessidade de duplicar a área do nosso CD Logístico.
A partir disso, era imperativo manter o melhor nível de sinal e qualidade dos serviços na rede sem fio. Buscávamos o melhor custo benefício e a garantia de segurança necessária para manter os serviços estáveis. Por trabalhar com sistema WMS de gerência do armazém, a nossa equipe logística deve estar 100% conectada, a fim de manter o maior índice de produtividade possível.
Em 2018, com a ajuda da ETH implantamos uma nova topologia de rede, efetuamos novo cabeamento para todos os APs, redimensionando os equipamentos e adequando às novas necessidades. Eliminamos os equipamentos de outras marcas e centralizamos toda a rede Wi-Fi nos dispositivos UniFi da Ubiquiti. Por fim fizemos uma migração completa, sem problemas para o processo produtivo e transparente para o usuário final.
Estamos muito satisfeitos pelo retorno obtido, pelo suporte prestado pela ETH e estamos seguros de ter feito a escolha do fornecedor correto.
Marcelo Coutinho
Gerente de TI da Wega Motors Ltda.

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks