Case de Sucesso: Rede 100% UniFi em Hotel Resort em Atibaia

O Eldorado Atibaia Eco Resort possui localização privilegiada em Atibaia no interior de SP, a apenas 45 minutos da capital. Oferece a estrutura de um excelente eco resort cercado pela natureza com amplo serviço de hospedagem, gastronomia, lazer e eventos.

Figura. Eldorado Atibaia Eco Resort

A Exato Tecnologia é uma integradora que atua há 10 anos na região de SP e foi responsável pela execução do projeto da infraestrutura cabeada e Wi-Fi no resort, oportunidade em que optaram por uma solução totalmente baseada nos produtos da família UniFi para viabilizar a gerência centralizada de todos os ativos da infraestrutura através do software gratuito UniFi Network.

Escopo do Projeto

Todos os equipamentos de acesso utilizados neste case são da família UniFi, ou seja, APs Wi-Fi e switches. A grande vantagem em utilizar apenas equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Network.

O Eldorado Atibaia Eco Resort possui uma área bastante ampla com dezenas de quartos distribuídos em um prédio principal de 3 andares. Esse prédio é rodeado de árvores e plantas naturais, sendo que existe uma ampla piscina e vários espaços para práticas esportivas, conforme ilustrado abaixo. Para prover boa cobertura Wi-Fi no ambiente foram instalados 8 Switches PoE para distribuir a conexão em 55 APs Wi-Fi, todos da família UniFi.

Figura. Dashboard do Software UniFi

Os 55 APs foram montados na área externa e no prédio principal onde foram distribuídos no térreo, no piso 1 e no piso 2. Foram utilizados diversos modelos de APs UniFi, o que não é um problema porque todos eles podem ser normalmente gerenciados pelo software da controladora.

Figura. Vista Aérea do Eco Resort
Figura. APs UniFi na Área Externa
Figura. APs UniFi no Piso Térreo
Figura. APs UniFi no Piso 1
Figura. APs UniFi no Piso 2

O UAP-AC-LR utilizado nas áreas internas/cobertas deste case possui um sistema inovador de antenas fractais (tri-polar), superior às convencionais antenas tradicionalmente embutidas em APs. Ao contrário do que muitos pensam, de nada adianta instalar um AP com rádio de maior potência para cobrir uma área de cobertura maior. Aumentar a potência de transmissão apenas melhora o sinal transmitido pelo AP que é recebido pelo cliente, mas não melhora em nada o sinal transmitido pelo cliente que é recebido pelo AP. Ou seja, quando se aumenta a potência de transmissão do AP é comum observar que os clientes passam a enxergar a rede wireless com sinal de maior intensidade, mas não conseguem estabelecer a conexão e/ou o link fica instável. A solução para ter reciprocidade de transmissão/recepção (TX/RX) é utilizar antenas de maior ganho, o que implica em melhor sinal de transmissão/recepção em ambos os sentidos de maneira simétrica.

Observação: Fiquem atentos com aquela “equivocada” (às vezes proposital) estratégia comercial de vendas que enfatiza a potência de transmissão dos produtos, visto que uma boa prática em WLAN é diminuir a potência de transmissão dos APs porque os clientes possuem metade ou menos da potência média de transmissão de um AP, conforme discutido neste artigo.

Figura. Relação de APs no Software UniFi

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Nas áreas externas optou-se pelo UAP-AC-M do portfólio AC (Wi-Fi 5) que possui excelente custo-benefício e é ideal para instalação em ambientes externos (outdoor) por causa das suas características de resistência ao tempo/chuva. Além disso, esse AP é muito flexível por causa das antenas externas que podem ser posicionadas para melhorar o sinal ou mesmo substituídas por outras direcionadas de maior ganho.

Já existiam alguns APs UniFi legados instalados no local, ou seja, equipamentos da antiga tecnologia Wi-Fi 4 (802.11n). Todos foram reaproveitados sem nenhum problema, afinal os APs legados funcionam perfeitamente na versão mais atual do software UniFi Controller e ainda recebem suporte com atualizações de firmware.

Os APs foram conectados através de 8 switches PoE UniFi (de 8 e 24 portas) para que pudessem ser alimentados através do próprio cabo de rede via PoE 802.3af (Power over Ethernet), ou seja, sem que houvesse a necessidade de utilização de injetores/fontes externas.

Figura. Switches no Software UniFi
Figura. Switches no Software UniFi

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Todo cabeamento utilizado para ligação dos APs conectados nos switches foi Cat6 para assegurar qualidade com máximo desempenho. Os switches foram interligados entre si através de uplinks via fibra óptica monomodo e multimodo, utilizando os módulos SFP da família UFiber.

Figura. Módulos SFP/SFP+ UFiber

Observação: As interfaces SFP/SFP+ de todos os switches e roteadores UniFi são compatíveis com os módulos SFP UFiber para conexão dos uplinks através de cabos de fibra óptica multimodo ou monomodo (ou mesmo via cabo UTP).

Em frente ao resort existe uma área frequentada pelos hóspedes que é separada por uma rua pública em que não foi possível passar cabo. Para prover conexão também nessa área foi instalado um link ponto a ponto (PTP) de 30m com dois rádios airMAX Loco AC (NS-5ACL). Apesar do Nano Loco AC ser um rádio muito barato que custa por volta de R$ 330, ele permite conectar enlaces de até 1km.

Observação: Para saber mais sobre a interface do sistema airOS dos rádios airMAX da Ubiquiti, recomendamos este vídeo em nosso canal do YouTube.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Depois de executado o projeto, a equipe do hotel e o integrador ficaram muito satisfeitos com os resultados do serviço, principalmente em relação à qualidade do Wi-Fi, conforme depoimento abaixo:

“Estamos satisfeitíssimos com a solução UniFi. Em um único projeto conseguimos solucionar diversos problemas no cliente, em especial a maior reclamação dos hóspedes de que o Wi-Fi não funcionava. Hoje sim FUNCIONA! Outro problema solucionado foi a integração da área de TI com o departamento de manutenção. Como antes havia diversos roteadores de diferentes marcas espalhados por todo o hotel, muitos travavam, fontes queimavam, a configuração era individual, etc.

Após 1 ano do projeto rodando e com um aval da gerência podemos dizer que a linha UNIFI foi a melhor opção, e ao mesmo tempo também recomendamos a TODOS os integradores e a todas as empresas que desejarem ter um Wi-Fi de qualidade e com preço justo.

Parabéns Ubiquiti pelos excelentes produtos que nos oferece!”

Tarcísio Oliveira Rios
Analista de Suporte na Exato Tecnologia

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN
linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram
t.me/ubiquitibr


Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade