UBNT-BR
UBNT-BR
Sep 29 · 5 min read

Case de Sucesso: Rede 100% UniFi em Instituição Pública de Tratamento Oncológico no RN

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN) é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos , com uma diretoria formada exclusivamente por voluntários que, há 30 anos, apoia crianças e adolescentes em tratamento oncológico e hematológico na capital. O projeto da rede Wi-Fi no GACC-RN foi conduzido pela MTEC Informática, uma integradora de TI que atua na região de Natal e Tibau do Sul.

Image for post
Image for post
Figura. Sede do GACC-RN

Escopo do Projeto

Todos os equipamentos utilizados neste case são da família UniFi, incluindo os APs Wi-Fi, switch e roteador. A vantagem em utilizar apenas equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através do software de gerência UniFi Network.

Image for post
Image for post
Figura. Dashboard no Software UniFi

O prédio do GACC-RN possui três andares e fica localizado no centro da capital onde existe muita incidência de interferência. A aplicação em questão é de apenas baixa densidade e o projeto teve início em 2015, quando foi instalado o primeiro UAP-LR legado para atender apenas o departamento de comunicação. Atualmente são utilizados 6 APs UniFi para prover cobertura Wi-Fi, sendo a maioria do modelo UAP-AC-LITE que é o equipamento de entrada do atual portfólio AC (Wi-Fi 5).

Image for post
Image for post
Figura. Devices no Software UniFi

Nas plantas abaixo, extraídas da ferramenta de mapas do software UniFi, é possível observar a disposição dos APs nos andares do prédio. O integrador optou por uma abordagem de projeto por simples área de cobertura por se tratar de uma aplicação de baixa densidade com a expectativa de poucos clientes conectados e com limitação de banda de 4M para visitantes.

Image for post
Image for post
Figura. Planta do Piso Térreo
Image for post
Image for post
Figura. Planta do Piso 1
Image for post
Image for post
Figura. Planta do Piso 2

Conforme observado na topologia abaixo, também extraída do software UniFi, os APs foram conectados através de um switch UniFi PoE de 16 portas (US-16–150W), dessa forma foi possível alimentá-los através do próprio cabo de rede via PoE 802.3af (Power over Ethernet) sem que houvesse a necessidade de utilização de injetores/fontes externas.

Image for post
Image for post
Figura. Topologia no Software UniFi

Foi usado um roteador/firewall UniFi Security Gateway (USG) na borda para receber o link de Internet e viabilizar seu monitoramento em tempo real. A simples conexão do link na porta WAN1 do USG é suficiente para o equipamento fazer automaticamente as configurações de compartilhamento da Internet (NAT) com a rede interna (LAN).

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre o USG e recursos suportados. Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Image for post
Image for post
Figura. APs Montados

Para otimizar o desempenho da rede e garantir uma conexão Wi-Fi estável, foram configurados alguns recursos avançados no UniFi. Para otimizar o efeito de roaming entre os APs foi habilitado o Mínimo RSSI, um recurso que permite definir manualmente um valor mínimo de sinal aceitável pelos APs.

Para otimizar o uso dos dois rádios 5G dos APs foi habilitado o Band Steering, um recurso que privilegia o uso da banda 5G em detrimento da poluída banda 2G. Também foi configurada uma política de restrição de banda para evitar a saturação do link de Internet, através da definição de um teto de 4M por visitante.

Observação: Para saber mais sobre o recurso Mínimo RSSI e como configurá-lo, recomendamos a leitura deste artigo. Para saber mais sobre o recurso Band Steering e como configurá-lo, recomendamos a leitura deste artigo. Para saber configurar restrição de banda, recomendamos a leitura deste artigo.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda de Wi-Fi com qualidade e aquelas soluções com custo totalmente proibitivo para atender as restrições de orçamento do GACC.

“Tínhamos vários problemas na infraestrutura de rede e nos equipamentos. Além dos setores administrativos, temos uma central de doações informatizada. Os problemas foram solucionados e hoje temos uma infraestrutura de rede que atende a Instituição, com equipamentos adquiridos por orientação da MTEC que contribui para conseguirmos trabalhar com tranquilidade.

A MTEC INFORMÁTICA é uma empresa que para nós presta serviços com amabilidade e responsabilidade.”

Leda Gomes da Silva
Setor de Serviços do GACC-RN

Além da satisfação da administração da instituição, os integradores da MTEC ficaram igualmente satisfeitos com os resultados e já utilizam a solução UniFi há anos em projetos de redes cabeadas e Wi-Fi.

“ Os projetos com equipamentos da família UniFi têm resultados excelentes por permitirem escalabilidade e pela facilidade/flexibilidade de configuração e manutenção das redes cabeadas e wireless. Essa facilidade poupa muito tempo para os integradores.”

Marcus V. de Araújo
MTEC Informática

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.

Grupo UniFi no Facebook 
facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN
linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram
t.me/ubiquitibr
Image for post
Image for post

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução…

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store