UBNT-BR
UBNT-BR
Feb 13 · 6 min read

Case de Sucesso: Rede UniFi no Coworking Hub Cerrado

O Hub Cerrado é um centro de empreendedorismo e inovação na região de Goiânia (GO) que tem como propósito oferecer um lugar para o encontro de grandes, médias e pequenas empresas, universidades e centros de pesquisa, investidores, startups e aceleradoras. Trata-se de um lugar onde o cliente pode trabalhar com garantia de uma internet de qualidade, um ambiente climatizado, cadeiras confortáveis, uma vista bem bonita e mais.

Figura. Hub Cerrado em Goiânia

A Solutti Tecnologia é parceira da Ubiquiti especializada na solução UniFi, atuando há anos na região de Goiânia (GO). A Solutti foi responsável pelo projeto de cobertura Wi-Fi nos escritórios compartilhados do coworking, desde a fase inicial de construção do prédio. Eles convenceram o cliente final de que seria possível entregar qualidade através de uma rede 100% Wi-Fi no local, dispensando o uso de cabos. Essa ideia é atrativa em ambientes de coworking onde o suporte a mobilidade é um requisito crucial.

Escopo do Projeto

A sede do Hub Cerrado consiste em um prédio de 782m² onde ficam os escritórios e demais espaços compartilhados, inclusive um auditório com capacidade para 130 pessoas. Para prover boa cobertura Wi-Fi no ambiente, foram instalados 15 UAP-AC-LITE, conforme ilustrado na planta abaixo. Atualmente a rede já está em operação há meses com plena satisfação do cliente final, havendo registros de 150–160 conexões simultâneas compartilhando o link de Internet de 200M.

Figura. APs Distribuídos no Coworking
Figura. Espaço Compartilhado
Figura. Salas de Reuniões
Figura. Auditório

O UAP-AC-LITE é o modelo de entrada com menor custo no portfólio UniFi, sendo ideal para ambientes corporativos que possuem em média 60 clientes conectados por AP. Outra característica muito atrativa deste AP, além da estética que é comum a todos os APs UniFi, é seu tamanho menor em comparação aos demais modelos.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Os APs foram conectados através de um switch UniFi PoE de 24 portas (US-24–250W) para que pudessem ser alimentados através do próprio cabo de rede via PoE 802.3af (Power over Ethernet), ou seja, sem que houvesse a necessidade de utilização de injetores/fontes externas.

Figura. Switch UniFi no Rack

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

A vantagem em utilizar equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Controller. Dessa forma é possível gerenciar também a infraestrutura cabeada a partir da mesma interface em que já é feita a gerência dos APs na infraestrutura Wi-Fi.

O software UniFi é gratuito e pode ser instalado em servidores físicos, em servidores virtuais hospedados na nuvem, etc. Para simplificar ainda mais a configuração da rede do coworking foi utilizado um Cloud-Key Gen2, um mini computador pré-instalado da controladora UniFi e que é alimentado via PoE. A vantagem de utilizar a appliance CK2 é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no CK2 é pago rapidamente decorrente da economia no consumo de energia em comparação a uma máquina tradicional com o software instalado.

Foram criados diferentes SSIDs para separar logicamente as redes, cada um associado com sua respectiva VLAN na infraestrutura cabeada. No local já existia um SSID exclusivo para uma empresa cliente do coworking com autenticação baseada em senha simples via WPA2. Para os demais usuários foi criado outro SSID e nele foram habilitadas políticas guest para impedir que os clientes pudessem se comunicar entre si, ou seja, os clientes apenas tinham permissão para se comunicar com o gateway para fins de acesso à Internet.

No SSID dos usuários foi utilizado o sub-sistema de Hotspot do UniFi, de forma que cada usuário interessado em usar a conexão deve antes comprar um voucher baseado no período de pagamento, seja 1 dia, 1 mês, 1 ano, etc. Cada voucher pode ser utilizado por até 2 dispositivos, assim os usuários podem conectar um smartphone e um laptop, por exemplo, sem necessidade de criação de dois vouchers, um para cada dispositivo.

Particularmente para uso em eventos realizados no local, foram criados vouchers especiais com acesso ilimitado e período de validade de 12 horas. Essa estratégia permite que esses códigos sejam compartilhados nos monitores para uso livre dos participantes desses eventos.

Também foi criada uma outra rede de visitantes através dos APs UniFi com integração com outro portal externo disponibilizado a através de um roteador de terceiro. Esse portal foi habilitado exclusivamente para fins de coleta de dados desses usuários. Esse mesmo roteador também foi responsável pelas configurações de roteamento inter-VLAN na infraestrutura, por exemplo a entrega de endereços via DHCP e o controle de banda. Essa integração não é um problema porque UniFi é uma solução modular que pode ser usada em conjunto com roteadores/firewalls de terceiros.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre a configuração de políticas de visitantes nas redes Wi-Fi da solução UniFi. Para saber mais sobre o sistema gratuito de Hotspot do UniFi, recomendamos a leitura deste artigo.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Figura. Estatísticas do Software UniFi

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação da administração do Hub Cerrado em relação à qualidade e estabilidade da rede Wi-Fi no local. A Solutti Tecnologia é parceira da Ubiquiti há anos e não abre mão de utilizar os equipamentos da família UniFi em seus projetos, como pode ser observado no depoimento abaixo:

Trabalhar com a linha UniFi da Ubiquiti (APs e switch) nos deu a flexibilidade e confiabilidade que precisávamos neste projeto, e isso tudo com um ótimo custo-benefício. O Hub Cerrado foi plenamente coberto com ótimo sinal sem fio, que proporcionou exatamente a liberdade que um espaço de coworking precisa oferecer. Ter optado por uma solução 100% Wi-Fi no ambiente, além de proporcionar essa liberdade, acabou sendo uma opção mais barata que lançar cabos para todos os pontos de trabalho, que era o plano inicial.

Leonardo Rodrigues
Proprietário da Solutti Tecnologia

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
fb.com/groups/ubnt.unifi.br


Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução…

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

More From Medium

More on Unifi from Blog UBNT BR

More on Unifi from Blog UBNT BR

More on Unifi from Blog UBNT BR

Tipos de VPN e Configuração no UniFi USG/UDM

Mar 23 · 7 min read

2

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade