UBNT-BR
Feb 28 · 6 min read

Case de Sucesso: Rede 100% UniFicada em Escritório de Construtora

A LRG Construtora foi fundada em 1999 na cidade de Guararapes (SP) e atualmente está presente em mais de dez cidades nos estados de SP e MS, sendo que a empresa já entregou casas para mais de 5000 clientes.

A integradora DPN Techonology é parceira da Ubiquiti e foi responsável pelo projeto de reestruturação da infraestrutura cabeada e também da rede Wi-Fi no escritório da LRG, oportunidade em que a solução UniFi completa foi escolhida para prover conectividade no local, ou seja, foram instalados APs Wi-Fi, switch e roteador da família UniFi.

Escopo do Projeto

Antes da integradora DPN ser contratada para executar este projeto de reestruturação da rede Wi-Fi no escritório da LRG, havia outra infraestrutura heterogênea com treze roteadores domésticos, cada um propagando um SSID diferente, afinal os roteadores domésticos são independentes e não permitem a configuração centralizada. Para prover boa cobertura Wi-Fi foram instalados quatro UAP-AC-LITE, distribuídos na diretoria, no comercial, na engenharia e no depósito, conforme ilustrado na figura abaixo.

O UAP-AC-LITE é o modelo de entrada com menor custo no portfólio UniFi, sendo ideal para ambientes corporativos que possuem em média 60 clientes conectados por AP. Outra característica muito atrativa deste AP, além da estética que é comum a todos os APs UniFi, é seu tamanho menor em comparação aos demais modelos.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Todos os equipamentos utilizados neste projeto são da família UniFi, conforme relacionado na figura abaixo, incluindo o roteador/firewall e o switch para distribuição da infraestrutura cabeada no prédio. A vantagem em utilizar apenas equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Controller.

Foi usado um roteador/firewall UniFi Security Gateway Pro (USG) na borda para receber o link de Internet e para viabilizar o monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego das conexões. A simples conexão do link na porta WAN1 do USG já é suficiente para o equipamento fazer automaticamente as configurações de compartilhamento da Internet (NAT) com as máquinas da rede interna (LAN).

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway (USG) e recursos suportados.

Todos os Access Points UniFi foram conectados por um Switch UniFi PoE (US-8–60W) para que pudessem ser alimentados através do próprio cabo de rede via PoE (Power over Ethenet), ou seja, sem que houvesse a necessidade de utilização de injetores/fontes externas.

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Também foi habilitado o Guest Portal embutido na solução UniFi, recurso que permite criar uma landing page totalmente personalizada para fins de autenticação dos visitantes. Nas configurações da rede Wi-Fi foram criados 2 SSIDs para separar logicamente as redes, sendo um exclusivo para o pessoal administrativo e outro para os visitantes. No SSID dos visitantes foi aplicado um controle de banda limitando cada cliente a 5Mbps de download para evitar a saturação do link disponível no local.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre a configuração de políticas de visitantes nas redes Wi-Fi da solução UniFi. Para saber mais sobre como configurar restrição de banda no software UniFi Controller, recomendamos a leitura deste artigo.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Como já foi explicado anteriormente, a grande vantagem da rede unificada composta apenas por equipamentos UniFi está na gerência centralizada. O software UniFi Controller é totalmente gratuito, independente da quantidade de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti.

“Quando a LRG procurou a integradora DPN, informaram que não havia estabilidade da antiga rede instalada no escritório e era comum ter queda na conexão e travamento dos equipamentos Wi-Fi, sendo que ainda pior era a necessidade de migração das redes porque cada roteador doméstico estava configurado com um SSID diferente.

Após a implantação do sistema unificado com os equipamentos da família UniFi os problemas acabaram. Foi fácil configurar recursos como limitação de banda para uso dos visitantes e a ativação de um Guest Portal, oferecendo mais segurança e transparência para a gestão da rede da empresa.”

Fernando Verga Especialista de TI na DPN Technology

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação também do cliente em relação à qualidade e estabilidade da rede Wi-Fi no local, conforme relatado no depoimento abaixo:

"Tínhamos diversos problemas, relacionados a lentidão e quedas, e sempre colocávamos culpa na operadora do link de Internet. Após contratar a DPN Technology para realizar uma consultoria no nosso parque, foi constatado que o link era mais que suficiente para atender as necessidades da empresa.

O que tínhamos que fazer era reestruturar a rede com os equipamentos corretos, substituindo os “roteadores domésticos” por equipamentos corporativos que fossem adequados para o porte da empresa. Com a solução UniFi foi possível UNIFICAR o nome da rede e dar a estabilidade e velocidade que tínhamos necessidade. Após a ativação dos equipamentos UniFi ficou evidente a melhora ao utilizar a rede Wi-Fi da empresa através dos notebooks e smartphones."

Roberto Antonello Grosso Diretor Financeiro da LGR Construtora

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.




Samuel Henrique Bucke Brito samuel.brito@ubnt.com Ubiquiti Networks

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ubnt.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.