Case de Sucesso: Rede Totalmente UniFicada em Hotel de 12 Andares em Aracaju

O NB Hoteis está situado em localização privilegiada no centro da capital Aracaju (SE), sendo que seu maior público são executivos. Em todas as áreas do hotel o hóspede tem Wi-Fi gratuito, cabendo destacar que atualmente a qualidade da rede Wi-Fi está entre os ítens mais elogiados no Booking.

O projeto de cobertura Wi-Fi em todos os andares do hotel foi executado pelo integrador Márcio Gomes, parceiro da Ubiquiti Networks que executa projetos na região da capital Aracaju (SE). A administração do hotel contratou seus serviços porque entendeu que era o momento de reestruturar a rede, afinal Wi-Fi de qualidade é crucial para hotéis.

Escopo do Projeto

O NB Hoteis está instalado em um prédio de 12 andares em localização privilegiada no centro de Aracajú (SE). Para atender todo o ambiente com bom nível de cobertura Wi-Fi foram instalados 21 APs UniFi no prédio, sendo dois APs por andar, especificamente do modelo UAP-AC-PRO.

O UAP-AC-PRO possui três antenas (MIMO 3x3) com capacidade recomendada para atender até 120 clientes. Além de suportar muitos clientes com excelente desempenho, esse AP oferece ainda mais desempenho para aqueles dispositivos que também possuem antenas 3x3, como por exemplo os laptops top de linha. Outro detalhe é que ele possui duas portas gigabit, de maneira que a segunda porta pode ser utilizada para conectar um dispositivo próximo a ele (via bridge), por exemplo uma câmera.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Todos os equipamentos utilizados neste projeto são da família UniFi, conforme relacionado na figura abaixo, incluindo o roteador/firewall e o switch para distribuição da infraestrutura cabeada na residência. A vantagem em utilizar apenas equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Controller.

Figura. Relação de Dispositivos UniFi no Hotel

Foi usado um roteador/firewall UniFi Security Gateway (USG) na borda para receber o link de Internet e viabilizar seu monitoramento em tempo real. A simples conexão do link na porta WAN1 do USG já é suficiente para o equipamento fazer automaticamente as configurações de compartilhamento da Internet (NAT) com as máquinas da rede interna (LAN).

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway (USG) e recursos suportados.

Todos os Access Points UniFi foram conectados por um Switch UniFi PoE (US-24–500W) para que pudessem ser alimentados através do próprio cabo de rede via PoE 802.3af (Power over Ethenet), ou seja, sem que houvesse a necessidade de utilização de injetores/fontes externas.

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Rack do Switch UniFi (US-24–500W)

Nas configurações da rede Wi-Fi do hotel foram criados 2 SSIDs para separar logicamente as redes, sendo um exclusivo para o pessoal administrativo e outro para os hóspedes. No SSID dos hóspedes foi aplicado um controle de banda limitando cada cliente para evitar a saturação do link dedicado de 30M disponível no local.

Observação: Para saber mais sobre como configurar restrição de banda no software UniFi Controller, recomendamos a leitura deste artigo.

Na rede de visitantes foi habilitado um serviço de Guest Portal integrado com software de terceiro, então cabe destacar que a solução UniFi é bastante flexível nesse sentido porque permite a configuração de um portal externo.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre a configuração de políticas de visitantes nas redes Wi-Fi da solução UniFi. Para saber mais sobre o sistema gratuito de Hotspot do UniFi, recomendados a leitura deste artigo.

O software UniFi é gratuito e pode ser instalado em servidores físicos, em servidores virtuais hospedados na nuvem, etc. Para simplificar ainda mais a configuração da rede no hotel foi utilizado um Cloud-Key, um mini computador pré-instalado da controladora UniFi e que é alimentado via PoE. A vantagem de utilizar a appliance UC-CK é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no UC-CK é pago rapidamente decorrente da economia no consumo de energia em comparação a uma máquina tradicional com o software instalado.

Figura. UniFi Controller Cloud-Key (UC-CK)

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Como já foi explicado anteriormente, a grande vantagem da rede unificada composta apenas por equipamentos UniFi está na gerência centralizada. O software UniFi Controller é totalmente gratuito, independente da quantidade de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti.

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação da administração do hotel e também dos hóspedes em relação à qualidade e estabilidade da Rede Wi-Fi, conforme destacado no depoimento abaixo:

Um sistema de Wi-Fi estável, robusto e moderno eram as principais características do nosso projeto de redes sem fio. Utilizar os APs UniFi da Ubiquiti Networks possibilitou atender todos os nossos hospedes em 136 leitos, restaurante, bar, academia, quatro ambientes de reuniões e eventos, incluindo os equipamentos dos funcionários em nossa rede wireless privativa.”
Thierry Poncin
Gerente de TI (NB Hotéis)

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks