Case de Sucesso: UniFi AP-XG na Cobertura Wi-Fi do Maior Evento de Provedores do Sul do Brasil

No dia 31/08/2018 ocorreu mais uma edição do LinkISP, o maior encontro nacional de provedores da região sul do Brasil. O local de realização do evento foi o Serra Park, na cidade de Gramado (RS). O evento foi organizado pela InternetSul, a maior associação regional do sul do Brasil que visa à congregação de prestadoras de serviços de Internet na região sul, sejam provedores de acesso, de informações, de backbone ou serviços.

A Ubiquiti Networks esteve presente no evento como expositor, oportunidade em que apresentou seu reconhecido portfólio de rádios airMAX para provedores wireless (WISP), além do GPON UFiber, a primeira solução de GPON Plug & Play do mundo para conectividade via fibra óptica.

Figura. Stand da UBNT com Rádios airMAX e GPON UFiber

A participação da Ubiquiti no LinkISP não ficou limitada à exposição do seu portfólio para o mercado de provedores. Em conjunto com a organização do evento, a Ubiquiti ficou responsável por prover conectividade Wi-Fi para um público estimado de mil pessoas. Na oportunidade a Ubiquiti apresentou pela primeira vez no Brasil o UAP-XG, o AP da família UniFi de maior capacidade hoje no mundo, com capacidade estimada para 1500 clientes. O equipamento não ficou simplesmente exposto no stand, ele foi colocado à prova para prover Wi-Fi no evento.

Figura. Solução UniFi e UAP-XG no Evento

Escopo do Projeto

O evento foi sediado no Serra Park em Gramado (RS), espaço composto por um pavilhão de 60m x 40m, totalizando uma área de 2.400m² para montagem dos stands dos expositores. Apesar do pavilhão principal não ser muito grande, nele houve uma concentração de mil pessoas nos momentos de pico. Antes do pavilhão principal existe um hall de 316m² que foi reservado para o procedimento de credenciamento, sendo que neste espaço não houve um grande fluxo de pessoas. A figura abaixo apresenta o mapa do evento, onde é possível observar o pavilhão principal com a disposição dos stands, além do hall de credenciamento.

Figura. Pavilhão do Evento LinkISP 2018
Observação: WiFi as a Service (WaaS) é uma grande oportunidade de negócios para integradores e provedores venderem o serviço de WiFi em eventos. Clique neste link para acessar nosso eBook que ensina o passo a passo do planejamento à execução de WiFi em eventos de vários tamanhos, seja de apenas 50 pessoas ou muito denso com 3000 pessoas.

A empresa Prommer Tecnologia é responsável pela execução dos serviços de infraestrutura dos eventos realizados no pavilhão do Serra Park, por isso ajudou na instalação dos equipamentos Wi-Fi. Para prover conectividade Wi-Fi foram utilizados apenas equipamentos UniFi, ligados entre si da forma ilustrada na topologia abaixo.

Figura. Topologia da Rede do Evento

É realmente impressionante que uma única mochila com poucos equipamentos, carinhosamente apelidada de Kit Evento, e poucas horas de configuração tenham sido suficientes para atender plenamente um evento para mil pessoas! Essa característica é muito interessante para integradores, afinal com pouquíssimos equipamentos é possível atender uma demanda enorme com altíssima performance.

Figura. Kit de Equipamentos do Evento

Para o evento foi fornecido um link dedicado de 1Gbps pela @dylNET, uma das maiores operadoras do RS e associada à InternetSul. Foi utilizado um roteador UniFi Security Gateway Pro (USG-PRO-4) na borda para compartilhamento da conexão e monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego dos visitantes no evento. A interface do monitoramento em tempo real ficou disponível em uma telão no stand da Ubiquiti para que todos os visitantes pudessem acompanhar, por exemplo com a tela da figura abaixo que exibe o perfil de tráfego do evento.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway(USG) e recursos suportados.
Figura. Monitoramento de Tráfego no UniFi (via USG)

Os poucos equipamentos foram conectados através de um Switch PoE UniFi (US-8–150W), tornando muito rápida a tarefa de configuração da rede do evento através do software de gerência UniFi Controller.

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Dashboard do UniFi Controller

O software UniFi é gratuito e pode ser instalado em servidores físicos, em servidores virtuais hospedados na nuvem, etc. Para simplificar ainda mais a configuração da rede do evento foi utilizado um Cloud-Key, um mini computador pré-instalado da controladora UniFi e que é alimentado via PoE. A vantagem de utilizar a appliance UC-CK é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no UC-CK é pago rapidamente decorrente da economia no consumo de energia em comparação a uma máquina tradicional com o software instalado.

Figura. UniFi Controller Cloud-Key (UC-CK)

Como o hall de credenciamento não tinha um fluxo muito grande de pessoas, um único UAP-AC-PRO foi suficiente para prover conectividade no espaço. Para atender à grande concentração de mil pessoas no pavilhão das atividades, foram instalados dois UAP-XG, conforme apresentado no mapa de cobertura extraído do software de gerência UniFi Controller.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Mapa de Calor da Cobertura Wi-Fi

O grande destaque do evento foi o UAP-XG, recentemente lançado nos EUA e homologado no Brasil. Ele é o equipamento ideal para ambientes relativamente pequenos que tenham grande concentração de pessoas, exatamente o cenário do evento LinkISP. O UAP-XG possui 4 rádios com as seguintes características:

  • 1 Rádio MU-MIMO de 2,4 GHz
  • 2 Rádios MU-MIMO de 5 GHz
  • 1 Rádio de Segurança (Scan do Espectro)
Figura. UAP-XG

Esse modelo UAP-XG possui 3 rádios (tri-band) para transmissão/recepção de dados, além de 12 antenas (12x12), tecnologia que permite atender até 12 clientes simultaneamente, sendo 4 clientes por rádio (4x4). Essa composição extraordinária de hardware confere ao UAP-XG um throughput real agregado da ordem de 5 Gbps e capacidade nominal para atender até 1.500 clientes, sendo que a recomendação é 750 clientes.

Outra característica muito interessante é que existe um quarto rádio de segurança dedicado para fazer a varredura do espectro em tempo real sem que seja necessário interromper a operação do equipamento, conforme pode ser observado na figura abaixo.

Figura. Visualização do Espectro no UAP-XG (airView)

No ambiente do evento foram configurados dois SSIDs para separar lógicamente a rede administrativa (gerência) da rede de visitantes. O SSID para a rede de visitantes era denominado LinkISP e nele foram habilitadas políticas guest para impedir que os clientes pudessem se comunicar entre si, ou seja, os clientes apenas tinham permissão para se comunicar com o gateway para fins de acesso à Internet. Além disso, no SSID LinkISP de visitantes foi habilitado um Guest Portal (figura abaixo) através do próprio UniFi Controller no Cloud-Key, oportunidade em que era apresentada uma interface personalizada antes de liberar a navegação dos visitantes.

Figura. Personalização do Guest Portal no UniFi Controller

Para otimizar o desempenho da rede e garantir uma conexão Wi-Fi estável para os participantes do evento, foram configurados alguns recursos avançados no UniFi Controller. Para otimizar o efeito de roaming entre os APs foi habilitado o Mínimo RSSI, um recurso que permite setar manualmente um valor mínimo de sinal aceitável pelos APs. Para otimizar o uso dos dois rádios 5G do UAP-XG foi habilitado o Band Steering, um recurso que privilegia o uso da banda 5G em detrimento da poluída banda 2G, conforme ilustrado na figura abaixo em que é possível observar que 75% dos clientes presentes no evento ficaram conectados em 5G. Também foi configurada uma política de restrição de banda para evitar a saturação do link de Internet, através da definição de um teto de 10M por usuário. Em alguns momentos, esse teto foi propositalmente aumentado para 50M por usuário.

Observação: Para saber mais sobre o recurso Mínimo RSSI e como configurá-lo, recomendamos a leitura deste artigo. Para saber mais sobre o recurso Band Steering e como configurá-lo, recomendamos a leitura deste artigo. Para saber configurar restrição de banda, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. 75% de Clientes em 5G vs 25% em 2G

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Todos ficaram impressionados com o fato de apenas dois UAP-XG terem sido suficientes para prover Wi-Fi no evento com plena satisfação da organização e dos participantes, inclusive a concorrência. Mais uma vez a opção pela solução UniFi foi determinante para o sucesso do desafio de prover conectividade Wi-Fi estável e de qualidade. A figura abaixo, por exemplo, registra um determinado momento do evento com 700 clientes conectados.

Figura. Exemplo de Tela de Tráfego dos Clientes
Figura. Exemplo de Tela dos Clientes Conectados

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points frente a outros concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

O software UniFi é totalmente gratuito, independente da quantidade de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti. Além disso, um diferencial da solução UniFi é que os APs não dependem da controladora estar em execução para sua operação, ou seja, em eventual caso de queda da máquina hospedando o software da controladora UniFi, todos os equipamentos da rede continuam plenamente operacionais, o que dispensa a necessidade de complexos e caros projetos redundantes com múltiplas controladoras em caso de falha.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks