Case de Sucesso: UniFi na Cobertura Wi-Fi do Estádio do Santos Futebol Clube e do Centro de Treinamento Rei Pelé

O Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, é o estádio particular do Santos Futebol Clube, tendo capacidade atual de 16.899 pessoas, sendo considerado o maior estádio da Baixada Santista.

Figura. Estádio Vila Belmiro em Santos

O Complexo Modesto Roma, conhecido como CT Rei Pelé, fica localizado a 1km de distância do estádio na Vila Belmiro. O CT provê toda estrutura necessária para que os atletas e comissão técnica possam realizar o trabalho físico. No local os atletas ficam concentrados antes das partidas do time e também existe uma área destinada para os jornalistas que cobrem o Santos FC, com espaço para coletivas de imprensa e acesso aos treinos.

Figura. CT Rei Pelé do Santos FC

Sob gerência de Flávio Gouveia, o Departamento de TI do Santos FC entendeu que era o momento de reestruturar a rede Wi-Fi utilizando uma solução corporativa que fosse mais adequada porque havia muitos problemas e reclamações com a solução anterior, oportunidade em que optaram pelos APs UniFi. Os profissionais Wagner Moraes, Ediandro Batista e Rodrigo Freitas do TI do clube participaram ativamente da execução do projeto.

Escopo do Projeto

O objetivo do projeto foi prover cobertura Wi-Fi para os funcionários do clube e para os profissionais da imprensa em todos os ambientes do estádio do Santos Futebol Clube, em Santos (SP). Também fez parte do projeto o CT Rei Pelé (Santos) e o Business Center (São Paulo).

Entre funcionários e imprensa o fluxo médio é de 700 acessos simultâneos na rede Wi-Fi em dias de jogos, conforme ilustrado na figura abaixo. Ao todo foram instalados 39 APs UniFi, distribuídos da seguinte forma:

  • 21 APs UniFi no Estádio (Santos)
  • 15 APs UniFi no CT (Santos)
  • 03 APs UniFi no Business Center (SP)

A maior parte dos APs utilizados nesse case são legados no portfólio UniFi, ou seja, baseados na tecnologia 802.11n, uma vez que os equipamentos foram adquiridos em 2016 quando os atuais APs 802.11ac eram menos populares, particularmente dos seguintes modelos:

  • UAP, UAP-LR e UAP-Outdoor+

Cabe destacar que os APs legados funcionam perfeitamente na versão mais atual do software UniFi Controller e ainda recebem suporte com atualizações de firmware. Ao utilizar os APs legados foi feita a opção de operar apenas na banda de 2,4 GHz, uma estratégia que minimiza a quantidade de APs necessários para cobertura do ambiente porque o sinal de 2,4 GHz tem maior alcance e capacidade de atravessar obstáculos do que em 5 GHz.

Observação: Utilizar apenas a banda de 2,4 GHz somente deve ser feito em ambientes que estejam livres da interferência de outras redes concorrentes. Atualmente não é recomendada a utilização dos APs legados em novos projetos justamente para contornar o problema da poluição da banda de 2,4 GHz que é tão comum em áreas urbanas. Em novos projetos são recomendados os atuais APs Wi-Fi 802.11ac (dual-band) porque a banda de 5 GHz sofre menos interferência e existe maior disponibilidade de banda.

No estádio existem seis APs adquiridos recentemente que já são todos do portfólio AC do UniFi, ou seja, são equipamentos baseados no atual padrão 802.11ac que operam em ambas as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz (dual-band), particularmente dos seguintes modelos:

  • UAP-AC-LITE e UAP-AC-PRO
Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

O Santos Business Center em São Paulo é o Centro de Negócios do Santos FC, localizado em ponto estratégico da capital, praticamente ao lado do Estádio do Pacaembu (casa do Peixe em SP). No local existe um showroom da Umbro e também é feito atendimento aos sócios. Como o espaço não é muito grande, apenas dois APs foram suficientes para cobrir todo o ambiente com excelente nível de sinal, conforme observado no mapa abaixo.

Figura. Cobertura Wi-Fi no Business Center do Santos FC em SP

Abaixo é possível observar alguns exemplos da distribuição dos APs nos mapas da cobertura Wi-Fi em outros locais do projeto, particularmente nos quartos do CT Rei Pelé e na Sala de Imprensa.

Figura. Cobertura Wi-Fi no CT Rei Pelé
Figura. Cobertura Wi-Fi na Sala de Imprensa

Na sequência é possível observar algumas fotos dos APs UniFi instalados em diferentes ambientes do Centro de Treinamento do Santos FC.

Figura. AP UniFi no Centro de Treinamento
Figura. AP UniFi na Área de Concentração
Figura. AP UniFi na Sala de Imprensa

No estádio foi instalado um roteador/firewall UniFi Security Gateway Pro para receber o link de Internet e para viabilizar o monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego das conexões. A simples conexão do link na porta WAN1 do USG-PRO-4 já é suficiente para o equipamento fazer automaticamente as configurações de compartilhamento da Internet (NAT) com as máquinas da rede interna (LAN).

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway (USG) e recursos suportados.

O estádio na Vila Belmiro e o CT Rei Pelé ficam a 1 km de distância e possuem uma ligação primária via fibra óptica. Para prover uma ligação secundária de backup entre as duas localidades foi instalado um enlace ponto a ponto (PTP) com dois rádios airMAX Loco AC(NS-5ACL). Apesar do Nano Loco AC ser um rádio muito barato que custa por volta de R$ 330, ele permite conectar enlaces de até 1 km, por isso é amplamente utilizado como CPE pelo mercado de provedores wireless.

Figura. Área Externa do Enlace PTP
Observação: Para saber mais sobre a interface do sistema airOS dos rádios airMAX da Ubiquiti, recomendamos este vídeo em nosso canal do YouTube.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

A opção pela solução UniFi foi determinante para obter sucesso frente ao desafio de prover conectividade Wi-Fi estável e de qualidade em todas as áreas do clube Santos FC. Após a implantação da rede Wi-Fi com os APs UniFi, foi constatada plena satisfação da administração do clube, conforme registrado no depoimento abaixo.

“Antes o cenário encontrado era composto por aparelhos domésticos que viviam travando e ocasionado reclamações diversas, além de ter péssima cobertura do sinal. Não havia controle com gerenciamento centralizado, então muitas vezes apenas ficávamos sabendo do problema pelo próprio usuário final.
Com a instalação dos APs UniFi passamos a ter um ótimo serviço, totalmente gerenciado de maneira centralizada pelo software UniFi Controller, sendo que atualmente temos praticamente 0% de incidentes.”
Wagner Moraes
Especialista de Infraestrutura e Segurança
Santos Futebol Clube

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.


Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks