Case de Sucesso: UniFi na Cobertura Wi-Fi nas Empresas do Grupo Couroquimica e Carmen Steffens

Com 560 lojas em 19 países, a Carmen Steffens hoje é uma das grifes mais conceituadas e admiradas no ramo de calçados, roupas e acessórios. A fábrica da empresa no Brasil está localizada na cidade de Franca (SP) e atua com sucesso no mercado há mais de 20 anos. Além da fábrica também existem as filiais de confecção em Criciúma (SC) e de calçados em Pirapora (MG), além de outras filiais e lojas em todo o Brasil.

Todas as unidades do grupo no Brasil (fábrica e filiais) utilizam os APs UniFi para prover cobertura Wi-Fi, sendo que o projeto foi implantado e é mantido internamente pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI). O profissional Guilherme Alves foi responsável pelo projeto em conjunto com a equipe composta pelos profissionais Jefferson Vasconcelos, Guilherme Ludovice, Helder Henrique e Jean Silva, todos Analistas de TI da empresa.

Escopo do Projeto

O objetivo do projeto foi prover cobertura Wi-Fi para os funcionários da empresa em todas as unidades do Brasil, ou seja, na fábrica e em todas as demais filiais e lojas. Atualmente várias das rotinas de trabalho são realizadas através de laptops conectados exclusivamente através da rede Wi-Fi, por isso é fundamental que essa rede seja estável.

Conforme ilustrado na figura abaixo que traz o resumo dos sites lógicos gerenciados pela controladora UniFi, ao todo foram instalados 73 APs UniFi, sendo 40 deles na fábrica em Franca (SP).

A maior parte dos APs utilizados nesse case são legados no portfólio UniFi, ou seja, baseados na tecnologia 802.11n, uma vez que os equipamentos foram adquiridos e estão em operação há 6 anos, ou seja, época em que os atuais APs 802.11ac não tinham sido lançados, particularmente dos seguintes modelos:

  • UAP
  • UAP-LR

Cabe destacar que os APs legados funcionam perfeitamente na versão mais atual do software UniFi Controller e ainda recebem suporte com atualizações de firmware. Ao utilizar os APs legados foi feita a opção de operar apenas na banda de 2,4 GHz, uma estratégia que minimiza a quantidade de APs necessários para cobertura do ambiente porque o sinal de 2,4 GHz tem maior alcance e capacidade de atravessar obstáculos do que em 5 GHz.

Observação: Utilizar apenas a banda de 2,4 GHz somente deve ser feito em ambientes que estejam livres da interferência de outras redes concorrentes. Atualmente não é recomendada a utilização dos APs legados em novos projetos justamente para contornar o problema da poluição da banda de 2,4 GHz que é tão comum em áreas urbanas. Em novos projetos são recomendados os atuais APs Wi-Fi 802.11ac (dual-band) porque a banda de 5 GHz sofre menos interferência e existe maior disponibilidade de banda.

Os novos APs adquiridos recentemente são todos do portfólio AC do UniFi, ou seja, são equipamentos baseados no atual padrão 802.11ac que operam em ambas as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz (dual-band), particularmente dos seguintes modelos:

  • UAP-AC-LITE
  • UAP-AC-PRO
Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

O UAP-AC-LITE é o modelo de entrada com menor custo no portfólio UniFi, sendo ideal para ambientes corporativos que possuem em média 60 clientes conectados por AP. Outra característica muito atrativa deste AP, além da estética que é comum a todos os APs UniFi, é seu tamanho menor em comparação aos demais modelos.

O UAP-AC-PRO possui três antenas (MIMO 3x3) com capacidade recomendada para atender até 120 clientes. Além de suportar muitos clientes com excelente desempenho, esse AP oferece ainda mais desempenho para aqueles dispositivos que também possuem antenas 3x3, como por exemplo os laptops top de linha. Outro detalhe é que ele possui duas portas gigabit, de maneira que a segunda porta pode ser utilizada para conectar um dispositivo próximo a ele (via bridge), por exemplo uma câmera.

O departamento de TI da Carmen Steffens optou por instalar o software da controladora UniFi em um servidor dedicado no Data Center da fábrica, assim o gerenciamento da fábrica e das filiais fica centralizado na mesma controladora. O UniFi é muito flexível nesse sentido porque permite a criação de múltiplos sites lógicos na mesma instância da controladora, assim é possível apontar os dispositivos UniFi das diferentes unidades da empresa para seu respectivo site lógico na controladora em nuvem.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre como utilizar o software UniFi Controller na nuvem para gerenciar múltiplos sites remotos.

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Como já foi explicado anteriormente, a grande vantagem da rede unificada composta apenas por equipamentos UniFi está na gerência centralizada. O software UniFi Controller é totalmente gratuito, independente da quantidade de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti.

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação do cliente em relação à qualidade e estabilidade da rede Wi-Fi na fábrica e nas filiais, conforme relatado no depoimento abaixo:

" Conheço e utilizo os APs UniFi da Ubiquiti há 6 anos. Quando iniciamos as primeiras instalações dos APs na época, buscávamos equipamentos que atenderiam nossas necessidades de gerenciamento unificado, abrangência de sinal, que fossem estáveis e profissionais. Visávamos a facilidade de controle do AP e da rede Wi-Fi e conseguimos isso com a solução UniFi. Ainda mais importante foi o custo benefício atraente sem que tivéssemos que arcar com caras licenças como ocorre com outros fabricantes."
Guilherme Alves
Analista de TI da Carmen Steffens

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks