Case de Sucesso: UniFi na Cobertura Wi-Fi de Hotel Histórico em Poços de Caldas (MG)

O Palace Hotel em Poços de Caldas (MG) tem uma longa e memorável história desde a década de 30, sendo patrimônio histórico da cidade. Trata-se de um hotel 4 estrelas localizado em ponto turístico no centro da cidade que é uma das mais frequentadas estâncias hidrominerais das Américas.

Figura. Palace Hotel em Poços de Caldas (MG)

O projeto grandioso foi construído na década de 30 para ser um dos mais luxuosos hotéis da região de águas termais. Após tantas décadas de existência, o Palace Hotel ainda hoje oferece aos visitantes o privilégio de vivenciar uma viagem ao passado.

Figura. Salão Principal do Palace Hotel

A integradora Geostats foi responsável pelo projeto de cobertura Wi-Fi no prédio tombado do Palace Hotel, oportunidade em que a solução UniFi da Ubiquiti foi escolhida para conectar o local. A Geostats Consultoria e Soluções em Geologia foi fundada em 2014, em Brasília (DF), para atender à demanda crescente por serviços especializados na área de geologia, com ênfase em tecnologia aplicada à mineração. Em 2016 a empresa ampliou o portfólio de atendimento atuando em diferentes áreas.

Escopo do Projeto

O prédio do Palace Hotel possui 4 andares e cerca de 2000m² de área, incluindo uma suíte presidencial com de 200m² e mobília escolhida a dedo por Getúlio Vargas. Todo o complexo do hotel é composto por:

  • Piscina Coberta e Aquecida com Águas Sulfurosas
  • Jardim Interno Toscano
  • Jardim Interno de Inverno
  • Restaurante (+ 800 lugares)
  • 2 Bares
  • 3 Salões de Reunião
  • Sala de Cinema
  • Quartos Tombados
  • Suíte Presidencial

O maior desafio desse projeto é que o prédio do hotel é patrimônio histórico, então não foi possível fazer alterações na sua construção civil para acomodar a passagem de cabos em vários locais. Além disso, justamente por se tratar de arquitetura antiga, muitas paredes têm espessura maior do que 1 metro, o que dificulta bastante a penetrabilidade do sinal wireless.

Para atender todo o ambiente com bom nível de cobertura Wi-Fi foram utilizados 45 APs UniFi, sendo 16 UAP-AC-M-PRO e 29 UAP-AC-M, conforme ilustrado no dashboard abaixo, extraído do UniFi Controller. Dada a dificuldade de passagem de cabos no prédio tombado, 17 dos UAP-AC-M foram interligados como repetidor sem fio com o recurso Wireless Uplink.

Figura. Dashboard do Software UniFi Controller
Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Os APs UniFi dos modelos UAP-AC-M e UAP-AC-M-PRO são ideiais para instalação em ambientes externos (outdoor) por causa das suas características de resistência ao tempo/chuva, mas também podem ser instalados em ambientes internos, principalmente se o objetivo do projeto for uniformizar os equipamentos utilizados em ambientes internos e externos.

O UAP-AC-M é um produto com excelente custo-benefício e muito flexível por causa das antenas externas que podem ser posicionadas para melhorar o sinal ou até mesmo substituídas por outras direcionadas de maior ganho.

Figura. APs UniFi Montados na Parede

O UAP-AC-M-PRO é ideal para ambientes externos mais amplos que têm maior densidade de clientes e demandam maior área de cobertura, como por exemplo praças públicas e campus. Este AP suporta mais clientes (até 120) e possui antenas internas de 8 dBi de ganho, o que garante melhor área de cobertura. Ele também possui uma segunda porta gigabit que pode ser utilizada para conectar outro dispositivo via bridge, por exemplo uma câmera, sensor ou qualquer outro aparelho com uma interface Ethernet.

A passagem de cabos é realmente muito complicada em prédios tombados que são patrimônio histórico, já que não é permitido alterar sua construção civil. Diante dessa dificuldade o recurso Wireless Uplink do UniFi é uma solução providencial porque permite fazer um sistema de mesh entre os APs, da forma exemplificada na figura abaixo. Neste case todos os UAP-AC-M-PRO foram interligados via cabo, mas 17 dos UAP-AC-M tiveram que ser interligados como repetidor de outros APs.

Observação: Desde o lançamento do firmware v.3.9.1 todos os UAP-AC suportam o recurso Wireless Uplink Mesh, inclusive os tradicionais APs em formato de disco (indoor). Leia mais sobre esse recurso neste artigo.

Também em virtude da dificuldade de passagem de cabos, foi instalado um link ponto a ponto (PTP) internamente para atender a área onde ficam a piscina, a recepção oeste, o jardim de inverno e o bar. Optou-se pela utilização de duas duas antenas LiteBeam AC (LBE-5AC-23) no PTP.

Figura. Antena LiteBeam AC em Enlace PTP

Apesar da LiteBeam AC ser muito barata, custando na faixa de R$ 300, ela permite conectar enlaces de +3km, por isso é amplamente utilizada como CPE pelo mercado de provedores wireless. Especificamente neste case, o link PTP entre as LiteBeam AC era de apenas 30 metros e viabilizou a passagem de +600 Mbps de throughput.

Figura. Dashboard do Link PTP das Antenas LiteBeam AC
Observação: Para saber mais sobre a interface do sistema airOS dos rádios airMAX da Ubiquiti, recomendamos este vídeo em nosso canal do YouTube.

Na borda da infraestrutura foi utilizado um roteador UniFi Security Gateway Pro (USG-PRO-4) para compartilhamento da conexão e monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego das conexões. Uma característica interessante do USG é que a simples conexão dos cabos do link de Internet na porta WAN1 e da rede interna (switch) na porta LAN1 é suficiente para o equipamento fazer automaticamente as configurações de compartilhamento da Internet (NAT) com as máquinas da rede interna (LAN).

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway(USG) e recursos suportados.

Foi habilitado o Guest Portal embutido na solução UniFi, recurso que permite criar uma landing page institucional totalmente personalizada para fins de autenticação dos clientes. O Guest Portal foi utilizado em conjunto com o sistema gratuito de Hotspot do UniFi que permite criar contas de operadores com privilégio para criar, editar e remover vouchers para os visitantes através de uma interface exclusiva para esse fim.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre a configuração de políticas de visitantes nas redes Wi-Fi da solução UniFi. Para saber mais sobre o sistema gratuito de Hotspot do UniFi, recomendados a leitura deste artigo.

Ambas as funcionalidades de Wireless Uplink (Mesh) e Guest Portal requerem que o software UniFi esteja em execução. O software UniFi é gratuito e pode ser instalado em servidores físicos, em servidores virtuais hospedados na nuvem, etc. Para simplificar ainda mais a configuração da rede no hotel foi utilizado um Cloud-Key, um mini computador pré-instalado da controladora UniFi e que é alimentado via PoE. A vantagem de utilizar a appliance UC-CK é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no UC-CK é pago rapidamente decorrente da economia no consumo de energia em comparação a uma máquina tradicional com o software instalado.

Figura. UniFi Controller Cloud-Key (UC-CK)

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação da administração do Hotel Palace em relação à qualidade e estabilidade da Rede Wi-Fi no local. A integradora Geostat explica abaixo a razão da escolha dos equipamentos UniFi para prover cobertura Wi-Fi no hotel:

Escolhemos o UniFi pelo recurso Wireless Uplink (Mesh), pelo fato do software UniFi Controller ser gratuito, para uso do Voucher na autorização de acesso dos visitantes, pela comprovada confiabilidade da marca Ubiquiti e também pelo design dos equipamentos serem muito bonitos. Ainda estamos fazendo ajustes no projeto, devido as paredes serem muito espessas, mas no geral recomendo e usaremos UniFi em novos projetos com certeza.
Pedro Negrini
Gerente Técnico (Geostats)

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks