Case de Sucesso: UniFi na Cobertura Wi-Fi do Prédio do Laboratório Polo da Universidade Federal de SC (UFSC)

Inaugurado em 1982 por professores da área de Ciências Térmicas do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Polo (http://polo.ufsc.br) é um laboratório de referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação em Refrigeração e Termofísica.

Figura. Prédio do Laboratório Polo/UFSC de Refrigeração Termofísica

A integradora ETH Soluções em TI (https://www.ethti.com.br) é parceira da Ubiquiti Networks há anos e já conduziu diversos projetos em empresas dos mais variados ramos de atividade utilizando a solução UniFi. A ETH foi responsável pelo projeto de cobertura Wi-Fi em todo o prédio do laboratório Polo vinculado ao Centro de Refrigeração Termofísica da UFSC.

Figura. Sede da ETH em Florianópolis (SC)

Escopo do Projeto

O objetivo do projeto foi prover cobertura Wi-Fi em todos os ambientes do prédio do Centro de Engenharia Termofísica da UFSC, sendo que ao todo o prédio possui cinco pavimentos: sub-solo, térreo e mais três andares.

Figura. APs UniFi no Laboratório Polo/UFSC

Antes da integradora ETH ser contratada para executar este projeto de reestruturação da rede Wi-Fi nos laboratórios Polo/UFSC, já existia outra infraestrutura com APs Cisco/Meraki, no entanto havia muita reclamação do cliente decorrente de áreas de sombra em vários pontos do prédio, além do alto custo dos APs e de renovação das licenças periodicamente.

Para prover boa cobertura Wi-Fi no ambiente, foram instalados dez UAP-AC-LITE nas áreas com menor quantidade de pessoas, particularmente nos laboratórios e nas salas administrativas, além de dois UAP-AC-PRO nos ambientes com maior concentração de pessoas (reunião/auditório), de acordo com a distribuição ilustrada nos mapas abaixo.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Planta do Sub-Solo do Polo/UFSC
Figura. Planta do Térreo do Polo/UFSC
Figura. Planta do Primeiro Andar do Polo/UFSC
Figura. Planta do Segundo Andar do Polo/UFSC
Figura. Planta do Terceiro Andar do Polo/UFSC

Todos os equipamentos utilizados neste projeto são da família UniFi, conforme relacionado na figura abaixo, incluindo o roteador/firewall e o switch para distribuição da infraestrutura cabeada no prédio. A vantagem em utilizar apenas equipamentos UniFi nos projetos está na infraestrutura unificada com gerência centralizada através de um único local, no caso o software de gerência UniFi Controller.

Figura. Relação de Equipamentos UniFi no Polo/UFSC
Figura. Topologia da Rede do Laboratório Polo/UFSC

Foi usado um roteador/firewall UniFi Security Gateway Pro (USG-PRO-4) na borda para receber o link de Internet e para viabilizar o monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego das conexões. A simples conexão do link da UFSC na porta WAN1 do USG-PRO-4 já é suficiente para o equipamento fazer automaticamente as configurações de compartilhamento da Internet (NAT) com as máquinas da rede interna (LAN).

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway (USG) e recursos suportados.

Todos os Access Points UniFi foram conectados por um Switch UniFi PoE (US-16–150W) para que pudessem ser alimentados através do próprio cabo de rede via PoE (Power over Ethenet), ou seja, sem que houvesse a necessidade de utilização de injetores/fontes externas.

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi para ambientes de pequeno a grande porte. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.
Figura. Rack do Roteador USG e Switch UniFi

Resultados

A marca Ubiquiti é sinônimo de confiabilidade no mercado e sua relação preço/performance é imbatível porque preenche o espaço entre aquelas soluções mais baratas que não teriam condições técnicas de atender esta demanda e aquelas soluções mais caras com custo totalmente proibitivo.

Como já foi explicado anteriormente, a grande vantagem da rede unificada composta apenas por equipamentos UniFi está na gerência centralizada. O software UniFi Controller é totalmente gratuito, independente da quantidade de dispositivos instalados no ambiente e não existe nenhum valor adicional de licença dos APs na solução da Ubiquiti.

A integradora ETH é parceira da Ubiquiti há anos e não abre mão de utilizar os equipamentos da família UniFi em seus projetos. A ETH optou pela instalação do software em um serviço de nuvem, uma estratégia que facilita o gerenciamento de todos os clientes através de uma única interface de gerência no NOC da empresa ou mesmo de qualquer outro lugar através da Internet. O UniFi é muito flexível nesse sentido porque permite a criação de múltiplos sites lógicos na mesma instância da controladora, assim é possível apontar os dispositivos UniFi dos diferentes clientes para seu respectivo site lógico na controladora em nuvem.

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre como utilizar o software UniFi Controller na nuvem para gerenciar múltiplos sites remotos.

Depois de executado o projeto, foi constatada plena satisfação do cliente em relação à qualidade e estabilidade da rede Wi-Fi no local, conforme relatado no depoimento abaixo:

Como um laboratório interno da Universidade, sempre tivemos várias restrições no acesso à internet. A cobertura do Wi-Fi da universidade nunca cobriu todo o prédio e limitações de tecnologia nos impediam de gerenciar as vertentes necessárias para manter a rede segura e melhorar a produtividade dos nossos colaboradores. Utilizávamos roteadores domésticos para tentar cobrir as áreas do prédio sem acesso à internet, mas essa solução foi deveras cara para seu benefício ofertado, além de não permitir uma gerência centralizada e outros recursos.
Em 2018, com ajuda da ETH, nos foi ofertado um projeto completo, com rádios, firewall e switch da UBNT, solução que já havia pesquisado por vezes e percebia o potencial dos equipamentos e ferramentas ofertadas pela marca. Com a implantação do projeto, conseguimos cobrir 100% do prédio, removendo as áreas de sombra, e mantendo um nível de qualidade alto no serviço de internet sem fio.
A ferramenta possibilitou o uso de velocidades maiores nos dispositivos, assim podendo utilizar melhor nosso link de internet. A ferramenta de Guest Portal está sendo extremamente útil para uso em eventos e de convidados que aparecem uma vez ou outra. Com o controle de Whitelist por MAC Address, conseguimos garantir que apenas dispositivos cadastrados consigam acesso à nossa rede de alta velocidade. Todas essas mudanças foram totalmente transparentes para o usuário final, facilitando a adaptação.
João Luis Bim Gomes
Gerente de TI

Outro diferencial da solução UniFi é o custo dos Access Points em comparação aos demais concorrentes. As soluções concorrentes possuem vários outros custos agregados, principalmente de licença por AP em seus softwares de gerência, sem falar na complexidade inerente à necessidade de instalação de controladoras redundantes com custos exorbitantes que fogem totalmente da realidade de muitas organizações.

Outras soluções costumam “travar” os integradores com sua marca através do alto investimento em treinamentos técnicos de certificações que requerem muito tempo para aprender complexas linhas de comando. A solução UniFi da Ubiquiti aborda uma estratégia totalmente oposta ao oferecer uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede através de uma interface web intuitiva que é extremamente fácil de ser operada por qualquer profissional. Essa nossa abordagem deixa os integradores bastante satisfeitos, já que tempo e custo são recursos importantes para eles conseguirem alavancar novos negócios em projetos de TI.



Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks